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Como Se Tornar um Jovem Empreendedor de Sucesso

Tornar-se um empreendedor de sucesso pode ser um desafio enorme. Defina um caminho bem preciso para o sucesso organizando objetivos e obtendo um capital inicial. Faça o empreendimento crescer dando duro, cercando-se de uma boa equipe e espalhando o nome do seu produto ou serviço. Quando se tornar grande, reinvista a renda no negócio ou em novas empresas.

editarPassos

editarDescobrindo seu espírito empreendedor

  1. Faça um inventário pessoal. Antes de se tornar um empreendedor de sucesso, você precisa descobrir se tem tudo o que é preciso para se ter sucesso. Analise realisticamente seus pontos fortes e fracos, procurando por áreas de capacidade (conhecimento e experiência), aptidão (habilidades e gostos) e personalidade (persistência e resistência). Você tem os conhecimentos e a experiência necessários para ser bem-sucedido na indústria que escolheu? É capaz de lidar com o fracasso e as dificuldades que encontrará no caminho para o sucesso? Por fim, avalie se você tem a capacidade financeira para iniciar uma empresa.
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  2. Adote uma postura de solução de problemas. Muitas pessoas reconhecem as coisas que gostariam de fazer ou imaginam produtos úteis que gostariam de ter, mas poucos realmente se mexem para tornar isso uma realidade. Para ser um bom empreendedor, você precisa começar a olhar ao mundo ao redor com um pensamento de solução de problemas. Reforce esse comportamento respondendo perguntas como:
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    • Que tipo de conteúdo gostaria de encontrar na internet?
    • Que tipos de jogos gostaria de jogar?
    • Há algum produto ou serviço que poderia ajudá-lo a alimentar os moradores em situação de rua?[1]
    • Não importa o caminho que vai seguir, você deve começar identificando problemas e sonhando com soluções. Anote todas as ideias, por mais doidas que elas pareçam.
  3. Permita-se ser criativo. Antes de começar a trabalhar, é preciso separar um tempo para se inspirar. Organize um horário no seu dia para permitir que a criatividade flua, seja saindo para caminhar, lendo um livro em um cantinho silencioso ou saindo para dirigir sem destino. Permita-se contemplar a vida em silêncio, refletindo e pensando em como se tornar um bom empreendedor.[2]
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    • Mantenha-se ativo e não fique sentado no mesmo lugar por mais de uma hora. A prática regular de atividades físicas — de pelo menos 30 minutos ao dia — é muito importante para a saúde física e mental. Até mesmo uma caminhada leve pode ajudá-lo a ser mais criativo.
  4. Aprenda com os outros. Estude as histórias de outros empreendedores jovens de sucesso. Pense em como pode aproveitar as ideias, os métodos e as técnicas deles na sua nova empreitada. Leia livros e artigos, além de procurar o contato pessoal com tais pessoas. Cercar-se delas o ajudará a aprender, crescer e ver como alcançar o sucesso.[3]
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    • Além de aprender com outros empreendedores, peça feedback de funcionários e colegas de trabalho deles.
    • Procure o aconselhamento de amigos, associados e executivos de sucesso para saber como cultivar sua empresa.
  5. Viva a vida com paixão. O sucesso só virá se você acreditar no projeto. A sua energia será responsável por inspirar possíveis investidores e parceiros, o que ajudará a empresa a crescer.
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    • As suas paixões podem inspirar o espírito empreendedor dos outros. Encontre uma causa que o mova e descubra como batalhar para ajudá-la. Por exemplo, se quer salvar as baleias, talvez você possa criar um aplicativo que ajude a monitorar as populações desses animais ou divulgar as caças ilegais que acontecem ao redor do mundo.[4]
  6. Assuma alguns riscos. As empresas de maior sucesso do mundo não chegaram onde chegaram sem arriscar. Como empreendedor, é preciso correr riscos calculados!
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    • Por exemplo, talvez você decida criar uma ferramenta de busca, por mais que já existam muitas disponíveis. Se acredita que o seu serviço é melhor do que os outros, vá em frente!
    • Obviamente, isso não significa se arriscar que nem um louco. Estude bastante antes de desenvolver um serviço ou abrir uma nova loja.[5]

editarComeçando

  1. Defina objetivos.[6] Pense no que quer fazer e siga em frente. Seus objetivos podem ser nobres ou simples, tanto faz. Quer ajudar as crianças em situação de rua a terem uma vida melhor? Quer disponibilizar mais opções de moda ou alimentação para a população? Tanto faz! O importante é identificar seus objetivos.
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    • Criar objetivos de curto prazo é sempre uma boa ideia. Defina pelo menos três objetivos pequenos para cada semana ou mês, como "Melhorar as vendas da semana passada" ou "Conseguir um novo investidor neste bimestre".[7]
    • Os objetivos de curto prazo funcionam melhor como "sub-objetivos" cujas conquistas levem a um objetivo maior e de longo prazo. O sucesso duradouro é conquistado com a realização de objetivos de curto e médio prazo.
    • Os objetivos de longo prazo costumam funcionar como missão ou visão da empresa. Por exemplo, o seu objetivo final pode ser "Fazer com que toda a população de São Paulo que precise de óculos use óculos".
    • Crie objetivos realistas, precisos e possíveis.
  2. Defina um público e faça testes. Você só deve investir pesado quando a ideia der certo. Comece com um projeto simples! Por exemplo, se está criando seus próprios sucos ou refrigerantes, comece produzindo em casa e vendendo na praia ou em uma praça. Se criou um petisco para cães, comece com algumas doações para amigos e parentes. É importante aproveitar o estágio inicial para obter feedback dos seus serviços e incorporá-los no planejamento futuro.[8]
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  3. Monte um plano de negócios. Trata-se de um documento estratégico que define onde você está e onde quer chegar, descrevendo a história, a organização e os objetivos da empresa. Use a missão do empreendimento como ponto inicial para desenvolver o plano de negócios. O plano final deve ser utilizado como guia para a execução da sua empresa e entregue para investidores em potencial na hora de procurar investimentos.
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    • A missão descreve o que a empresa faz no cotidiano. Por exemplo, a missão de uma barraca de limonada poderia ser "Fazemos uma ótima limonada".
    • A visão descreve o que deseja alcançar, agora e no futuro. Por exemplo, uma visão para uma organização sem fins lucrativos poderia ser "Queremos aumentar a alfabetização em João Pessoa para 100%". Desenvolva um plano para tornar sua visão uma realidade.
    • Reconheça o público para o seu produto ou serviço. Quem pagará por ele? Quem você quer que pague por ele? Como você pode aumentar a empresa para tornar a sua oferta atraente para outros mercados?[9] Analise tais problemas e inclua as conclusões no seu plano de negócios.
    • Pense na competição. A sua parcela do mercado aumentará ou diminuirá? É possível aumentá-la mais? Use dados colhidos de empresas similares para descobrir como o mercado tem avançado.
    • O seu plano de negócios também deve abordar a questão do marketing. Como você anunciará seus produtos ou serviços? Qual será o público alvo dos anúncios?
  4. Prepare a questão legal. As opções de funcionamento de uma empresa podem variar bastante e é preciso organizar bem a estrutura do seu negócio para lidar com legislações e impostos, operando sempre na legalidade. Alguns exemplos:
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    • Uma corporação é uma empresa pública com ações em posse de acionistas e guiada por uma banca de diretores. Normalmente, só empresas muito grandes se tornam corporações, pois a estrutura de negócios é bastante complexa.
    • Uma microempresa individual normalmente é a melhor opção para quem está começando. Trata-se de uma empresa operada por apenas uma pessoa, o que oferece bastante flexibilidade na tomada de decisões, mas que o torna o único responsável pelo sucesso e pela legalização do negócio.
    • Uma sociedade é um acordo profissional no qual duas ou mais partes se juntam com investimentos iguais para dividir os lucros, as decisões e as estratégias da empresa.[10] Obviamente, só se torne sócio de pessoas de confiança.
    • Uma sociedade limitada combina alguns elementos das corporações e das sociedades. Trata-se de uma empresa gerida por membros, com os lucros divididos, mas com os sócios isentos de responsabilidade pelos prejuízos além da própria participação.[11]
    • Uma organização sem fins lucrativos é como uma corporação, mas segue com o objetivo de realizar um serviço público em troca de isenção de impostos.
    • Confira o site do Governo Federal para obter mais informações sobre os tipos de empresas e como proceder com o registro e a questão legal do seu negócio.
    • Você provavelmente precisará abrir uma empresa em seu nome com CNPJ.
    • Consulte o site do SEBRAE para encontrar algumas dicas e instruções sobre como iniciar a sua própria empresa.[12]
    • Converse com um advogado especializado no mundo do trabalho antes de tomar uma decisão. Dependendo da sua idade, talvez não seja possível abrir uma empresa por conta própria, o que torna necessário o envolvimento dos seus pais ou responsáveis. Converse com um profissional para saber como proceder.

editarComeçando a empresa

  1. Consiga um investimento. O jeito mais simples de se dar o pontapé inicial na sua empresa é obter um empréstimo pessoal. O seu plano de negócios deve incluir alguns motivos para que amigos ou familiares invistam na sua empresa. Obviamente, não peça investimentos com base apenas em relacionamentos pessoais, pois o fracasso pode acabar prejudicando as suas relações com os outros. Explique a sua ideia e faça com que as pessoas fiquem animadas com ela.[13]
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    • Outra opção é realizar um financiamento coletivo virtual com a ajuda de sites como o Catarse ou o Vakinha.
  2. Consiga um empréstimo profissional. Se a empresa que deseja abrir precisa de um investimento pesado, talvez seja bom recorrer aos bancos e investidores profissionais dispostos a correr riscos em ideias novas.[14]
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    • Dependendo do negócio que deseja abrir, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social pode ser uma fonte de investimentos para você. Acesse o Canal do Desenvolvedor no site para mais informações.[15]
    • Você também pode recorrer a empresas que estejam dispostas a investir em startups jovens. Converse com outros empreendedores independentes e descubra onde eles conseguiram fundos para começar. Corra atrás da sua chance!
    • Outra opção é fazer um empréstimo pessoal ou usar suas economias, mas lembre-se de procurar por juros baixos para não acabar no prejuízo no futuro.
    • Pode ser muito difícil conseguir um empréstimo empresarial se você for um adolescente. A sua melhor opção é conseguir empréstimos com amigos e familiares. Assim que possível, consiga um cartão de crédito e pague-o certinho para construir o seu crédito pessoal.
  3. Escolha um lugar. A sua empresa precisa de espaço suficiente para suas necessidades. Se vai criar uma startup que produz aplicativos, você precisará apenas de um escritório simples que pode ser improvisado em casa. Se vai produzir roupas, por outro lado, você precisará de um armazém para preparar e armazenar as peças e os materiais.[16]
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    • Entre em contato com a Prefeitura do seu município para saber se existem limitações quanto à localização da sua empresa.
    • Permita-se crescer. Na hora de escolher um local para a empresa, pense no futuro e na possibilidade de crescer nesse ambiente.
    • Avalie as necessidades da empresa no que tange a segurança, proximidade, exposição e outros fatores.
    • Se é adolescente e vai alugar algum espaço, é bom conversar com seus pais e com o proprietário do estabelecimento para acertar as questões legais. Algumas imobiliárias não locam imóveis para menores por conta do risco, portanto, peça que seus pais ou responsáveis intervenham e ajudem na locação, talvez locando no seu lugar.
  4. Contrate funcionários. Assim que a empresa estiver pronta, talvez você precise de funcionários para conquistar seus objetivos. Coloque anúncios na internet e em jornais locais, divulgando o tipo de profissional que procura. Peça que os interessados enviem um currículo e expliquem por que acreditam ser a pessoa certa para a vaga.
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    • Entreviste várias pessoas. Não contrate o primeiro que parecer bom para a vaga. Se vai contratar duas pessoas, você deve tentar entrevistar pelo menos 15 candidatos.
    • Pode ser difícil conseguir funcionários para sua empresa se você for adolescente, pois muitos duvidam das habilidades dos jovens no gerenciamento profissional. Talvez você não inspire muita confiança nas questões legais, o que afaste alguns profissionais. Para aumentar suas chances de conquistar funcionários responsáveis e de qualidade, monte um plano de negócios de qualidade e obtenha algumas conquistas com a empresa, como ganhar prêmios de startups ou apresentar uma boa margem de lucros.
  5. Consiga os equipamentos. Dependendo das necessidades da empresa, talvez você precise investir pesado em equipamentos, seja com compras, seja com locações. Em alguns casos, você provavelmente já terá tudo o que precisa.
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    • Você pode alugar equipamentos para reduzir os investimentos iniciais da empresa. Conforme o empreendimento cresce, entretanto, é bom comprar algumas coisas para reduzir os gastos com os aluguéis. Outra opção seria locar equipamentos com uma opção para comprá-los ao fim do contrato.[17]
    • Outra opção seria comprar equipamentos de segunda mão. Quando as empresas falam ou trocam de equipamentos, elas costumam vender os materiais velhos. Dependendo do seu negócio, talvez essa seja uma boa opção.[18]
    • Você também pode comprar equipamentos novos. Por mais que essa opção seja a mais cara, você terá tudo o que precisa e não precisará se preocupar com gastos extras em locações.
    • Se você for adolescente, talvez seja preciso pedir a ajuda de pais ou responsáveis para locar equipamentos.
  6. Obtenha os materiais necessários. A quantidade necessária depende bastante do tipo de empresa. Analise os tipos de materiais necessários imediatamente e no longo prazo. Em seguida, identifique os maiores fabricantes dos materiais e procure fornecedores que pratiquem bons preços.[19]
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    • Por exemplo, se vai abrir um restaurante de saladas, você precisará encontrar distribuidores de alface, cenoura e outros legumes que serão utilizados com frequência. Entre em contato com fazendeiros locais e descubra como fazer os pedidos.
  7. Coloque seu plano de marketing e venda em prática. Assim que a empresa estiver funcionando, siga o seu plano de negócios. Compre espaços para anúncios, faça networking com proprietários locais e tente conquistar o seu público-alvo conforme o planejado. Em seguida, analise as estratégias de marketing implementadas e veja quais delas estão funcionando. Converse com os clientes para saber como ouviram falar na sua empresa e registre todas as respostas para focar bem as estratégias de marketing.
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    • O mais importante, sempre, é tentar oferecer um bom produto ou serviço. O boca a boca é gratuito e é o melhor jeito de se avançar sua empresa.[20]

editarFazendo a empresa crescer

  1. Faça com que as pessoas fiquem empolgadas. Aproveite a internet para promover sua empresa. Crie um canal no YouTube para falar do negócio, por exemplo.[21] O seu objetivo deve ser construir a sua marca e o modo com o qual ela é vista pelos clientes. É importante que a marca compartilhe dos valores da empresa.
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    • Para construir uma marca, é bom aumentar as interações com os clientes para além do balcão da loja ou de negócios estritos. Por exemplo, incluir um envolvimento comunitário pode ajudar a reforçar a presença da sua empresa na vizinhança.[22]
    • Por exemplo, se está no mercado de lanches, prestes a lançar uma nova opção para o mercado, experimente fazer um vídeo rápido explicando o novo produto, com comentários de outras pessoas e onde ele pode ser encontrado.
    • Mantenha uma presença ativa nas redes sociais, divulgando promoções e novos produtos.
    • Também é uma boa ideia fazer anúncios em jornais locais e programas de TV, desde que você tenha capital para isso.
    • Conforme a empresa cresce, você pode contratar profissionais de marketing para ajudar com isso.
  2. Cresça controladamente.[23] Conforme a empresa cresce e você aperfeiçoa o negócios, é preciso ampliar o funcionamento. Se trabalha com bebidas, faça acordos com empresas locais para que vendam seus produtos. Se trabalha com roupas, leve amostras de suas peças para lojas locais e veja se elas estariam interessadas em oferecer seus produtos. O modo com o qual você aumenta a escala da empresa depende do tipo de negócio. Algumas coisas a se pensar conforme avança no mercado:
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    • Contratar funcionários ou voluntários.[24]
    • Abrir lojas dedicadas.
    • Conseguir mais financiamento.
    • Fazer mais anúncios.
    • Aumentar a rede de distribuição.
    • Acrescentar novos serviços.
  3. Não pare de investir.[25] Você deve sempre procurar por novos modos de melhorar a sua empresa, sem nunca ficar preso. Pegue a renda inicial conquistada e devolva-a à empresa na forma de anúncios, equipamentos e materiais.
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    • Outra alternativa seria reinvestir a renda conquistada em outras empresas.
    • Não importa o que faça, não desperdice todos os ganhos em bens materiais supérfluos. Cuide bem do seu dinheiro.[26]
  4. Trabalhe bastante.[27] Abrir uma empresa é um projeto que precisa de muitas horas de sacrifício. Dependendo do quanto você é jovem, pode ser bem difícil conciliar o negócio com os estudos, o que torna bastante necessária a criação de um cronograma de trabalho.
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    • Por exemplo, tente separar um horário diário entre as 6h e as 8h para construir seu empreendimento.
  5. Planeje-se para o futuro.[28] Pense na sua vida pessoal e no futuro da sua empresa. Pergunte-se diariamente se está mantendo a empresa e seguindo sua vida do melhor modo possível. Se todos os dias fossem como hoje, como seria o resultado final daqui alguns anos? Suas ações teriam um impacto positivo nos outros e no mundo?
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    • Caso perceba que algo está faltando, seja proativo e se esforce para fazer mudanças positivas. Lembre-se de que o sucesso não significa apenas ter muito dinheiro, mas sim ter realização e satisfação pessoais.
  6. Esteja sempre pronto para se adaptar.[29] Se a sua empresa não deslanchar, saiba quando é hora de assumir a derrota e seguir em frente. Aproveite a oportunidade para encontrar um outro ramo que possa dar certo e focar seus investimentos nele.
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    • Caso precise modificar o seu modelo de negócios, trabalhe junto de sua equipe para mudar de foco.
    • Se a empresa crescer em um ritmo inesperado, talvez seja preciso reduzi-la cortando funcionários, fechando lojas que não estejam dando retorno ou dando desconto em produtos que não vendem.
    • Seja rápido e sempre procure por novas oportunidades.

editarDicas

  • Mantenha registros precisos dos impostos pagos e devidos no decorrer dos anos. É muito importante ter registros contáveis detalhados na hora de acertar as dívidas com a receita federal. Contrate um contador caso isso seja muito complicado para você.

editarFontes e Citações


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