- Obter link
- X
- Outras aplicações
Publicada por
Filipe heitor
em
- Obter link
- X
- Outras aplicações
Uma erupção cutânea no rosto pode ser causada por diversos fatores, desde uma reação a um sabão em pó ou hidratante facial até algum medicamento tomado nas últimas 24 a 48 horas. As erupções costumam sumir por conta própria em um ou dois dias, mas você deve procurar um médico se o problema persistir ou estiver causando muito incômodo. Caso esteja com uma erupção cutânea recente e queira tratá-la por conta própria, existem alguns remédios caseiros e naturais que você pode experimentar.
editarPassos
editarAcalmando a pele
- Use uma compressa de água fria. Aplicar uma compressa de água fria no rosto ajuda a aliviar a coceira e a reduzir a erupção.[1] Coloque uma toalha de algodão sob água corrente fria até ela ficar encharcada. Torça-a e coloque-a sobre a pele; caso a erupção esteja concentrada em uma área, dobre a toalha e aplique-a na região afetada.
- Repita o procedimento quantas vezes forem necessárias ao longo do dia.
- Não compartilhe a toalha com outra pessoa. Pode ser que a erupção seja contagiosa.
- O calor pode piorar a erupção e deixar a pele ainda mais irritada. Use somente água fria, que ajuda a diminuir a inflamação.
- Lave o rosto com água fria. Jogar um pouco de água fresca no rosto ajuda a aliviar erupções cutâneas. Abra a torneira até a água começar a sair fria, mas não gelada. Incline-se sobre a pia com os olhos fechados e molhe o rosto algumas vezes. Seque a pele dando tapinhas suaves com uma toalha limpa e seca.
- Repita o procedimento quantas vezes forem necessárias ao longo do dia.
- Você também pode usar um pouquinho de demaquilante para tirar resquícios de maquiagem ou qualquer outro produto que suspeite ser a causa da erupção.[2] Preste bastante atenção em cosméticos que você começou a usar recentemente.
- Não esfregue o rosto para não espalhar a erupção e deixar a coceira ainda mais intensa.
- Passe alguns dias sem usar maquiagem e cremes faciais. Para eliminar os cosméticos da lista de suspeitos, não use maquiagem, cremes, loções, soros e outros produtos até a erupção passar.[3]
- Use um removedor de maquiagem suave ou passe alguns dias lavando o rosto só com água. Não use hidratantes e outros produtos do tipo depois de limpar a pele.
- Evite coçar ou tocar no rosto. Fazê-lo pode piorar ainda mais a erupção e aumentar as chances de passá-la para alguém caso o problema seja contagioso. Deixe as mãos bem longe do rosto e não use nenhum objeto para esfregar ou coçar a pele.[4]
editarUsando remédios naturais
- Aplique um pouco de óleo de semente de cânhamo. O óleo ajuda a aliviar a coceira e hidrata a pele ressecada pela erupção.[5] Coloque algumas gotas do óleo nas pontas dos dedos e aplique na face duas vezes ao dia, sempre depois de lavar o rosto.
- Aplique o produto na parte interna do cotovelo antes de usá-lo no rosto para ver se você não é alérgico a ele. Caso seja, o óleo vai acabar piorando a erupção.
- Lembre-se de lavar as mãos depois de tocar no rosto para não espalhar as brotoejas.
- Aplique gel de aloe vera na pele. O gel, proveniente da babosa, tem propriedades antibacterianas e ajuda a acalmar a erupção.[6] Aplique uma camada fina do produto na face e deixe secar. Repita o procedimento algumas vezes ao longo do dia.
- Lembre-se de lavar as mãos depois de passar o gel.
- Use aveia coloidal. Para aliviar erupções no corpo ou no rosto, uma boa ideia é lavar a pele com aveia coloidal,[7][8] que pode ser encontrada em qualquer farmácia.
- Experimente colocar algumas colheres de sobremesa em uma vasilha de água morna e usar a solução para umedecer uma toalha de algodão.
- Use a toalha para aplicar gentilmente a mistura na sua pele.
- Deixe a solução agir por alguns minutos e enxágue com água morna.
- Repita o procedimento algumas vezes por dia até a erupção sumir.
- Faça uma compressa de ervas. Algumas ervas têm propriedades tranquilizantes que podem ajudar você a se livrar de uma erupção cutânea. Para usá-las, prepare um chá e aplique a bebida sobre a pele como se fosse uma compressa de água fria.
- Encha uma colher de chá de Hydrastis canadensis, calêndula e equinácea.[9]
- Coloque as ervas em uma caneca e vire água fervente sobre elas. Deixe de molho por mais ou menos cinco minutos e coe o chá.
- Deixe a água esfriar até ficar em temperatura ambiente ou leve à geladeira por mais ou menos uma hora.
- Mergulhe uma toalha de algodão limpa na solução e torça para tirar o excesso. Aplique a compressa na face por mais ou menos dez minutos.
- Repita o procedimento duas vezes ao dia.
- Caso algum remédio "natural" tópico piorar o problema, pare de usá-lo. Às vezes, quanto mais coisa você passa em uma erupção cutânea, pior ela fica.
editarBuscando ajuda médica
- Vá ao médico imediatamente se a erupção vier acompanhada de sintomas mais graves. Às vezes, uma erupção cutânea é sinal de uma reação alérgica que precisa de cuidados médicos. Corra para a emergência se apresentar algum dos sintomas abaixo, além das brotoejas:[10]
- Dificuldade para respirar ou falta de ar.
- Sensação de aperto na garganta ou dificuldade para engolir.
- Rosto inchado.
- Uma coloração púrpura na pele, parecida com um hematoma.
- Urticária.
- Procure um médico se a erupção não melhorar em dois dias. É muito comum erupções cutâneas sumirem por conta própria, mas elas também podem indicar um problema maior, que precisa de tratamento. Caso a sua erupção não melhore depois de dois dias, marque uma consulta médica.[11]
- Caso esteja tomando algum remédio, ligue imediatamente para o médico. É possível que a erupção seja um efeito colateral do medicamento. Não pare de tomar o remédio sem ordens médicas, a não ser que comece a apresentar sintomas mais graves. Neste caso, procure uma emergência imediatamente.
- Lembre-se de que existem vários tipos de erupção, com causas diversas. Um médico pode ajudar você a descobrir a causa do seu problema e indicar o melhor tratamento e a melhor forma de se prevenir contra futuras erupções.
- Converse com o seu médico sobre pomadas de hidrocortisona. As pomadas de hidrocortisona podem sem compradas sem receita e ajudam a reduzir as erupções cutâneas. Mas não aplique nenhum remédio sobre a pele sensível sem antes falar com um médico.[12]
- As pomadas de cortisona têm diferentes graus de intensidade e devem ser usadas por períodos curtos de tempo, já que podem deixar a pele fina.
- Tome um anti-histamínico. Algumas erupções cutâneas são causadas por reações alérgicas. Um anti-histamínico pode ajudar a resolver o problema. Converse com um médico para saber mais. Caso a sua erupção esteja coçando, experimente tomar algum dos medicamentos abaixo:[13]
- Fexofenadina (Allegra).
- Loratadina (Claritin).
- Difenidramina (Benadryl).
- Dicloridrato de cetirizina (Zyrtec).
- Passe uma pomada antibiótica. Algumas erupções são acompanhadas de espinhas cheias de pus e podem acabar infeccionando. Caso apresente brotoejas com pus, parecidas com espinhas, experimente usar um antibiótico tópico. Converse com um médico para saber se esta é uma boa opção e siga as instruções do fabricante.[14]
- É possível que o médico prescreva um antibiótico tópico como a mupirocina (Bactroban) se você tiver uma infecção cutânea mais séria.[15]
- Não existem pomadas nem unguentos para erupções virais. As brotoejas deste tipo costumam sumir por conta própria.
- As erupções fúngicas também podem ser tratadas com pomadas que contenham clotrimazol (Lotrimin).[16] Consulte um médio para saber se a sua erupção está sendo causada por um fungo.
editarDicas
- Lembre-se de lavar as mãos depois de tocar o rosto para reduzir as chances de espalhar a erupção, caso ela seja contagiosa.
editarFontes e Citações
Erro de citação <ref>
tags exist, but no <references/>
tag was found
- $2
Comentários
Enviar um comentário