- Obter link
- X
- Outras aplicações
Publicada por
Filipe heitor
em
- Obter link
- X
- Outras aplicações
O verde é a mistura do azul e do amarelo. Quando você entender a teoria das cores básicas, você poderá fazer a cor verde usando uma variedade de formas, incluindo tinta, glacê e argila de polímero.
editarPassos
editarEntendendo a teoria das cores
- Misture amarelo com azul. O verde é uma cor secundária. Para criá-la, é necessário combinar partes iguais de azul e amarelo, que são cores primárias.[1]
- As cores “primárias” existem sozinhas e não podem ser criadas misturando outras cores. As três cores primárias são vermelho, azul e amarelo, mas você precisa apenas do azul e do amarelo para criar o verde.
- As cores “secundárias” são obtidas através da mistura de duas cores primárias. O verde é uma cor secundária porque é feita de azul e amarelo. As outras duas cores secundárias são laranja e violeta.
- Varie as proporções para alterar o tom. O verde puro é uma mistura de amarelo e azul puros, mas se você quiser adicionar mais dessas duas cores, você criará um tom de verde um pouco diferente.
- As duas variações mais básicas são “verde azulado” e “verde amarelado”, que também são classificadas como cores “terciárias”, pois ficam entre as primárias e as secundárias.
- O verde azulado é feito de duas partes de azul e uma de amarelo. Você também pode criar essa cor misturando partes iguais de verde e azul.
- O verde amarelado é feito de duas partes de amarelo e uma de azul. Também é possível criá-lo misturando partes iguais de verde e amarelo.
- As duas variações mais básicas são “verde azulado” e “verde amarelado”, que também são classificadas como cores “terciárias”, pois ficam entre as primárias e as secundárias.
- Altere a luminosidade com preto ou branco. Se você quiser clarear o verde sem alterar o tom, será necessário adicionar branco. Se quiser escurecer, adicione preto.
- Os tons mais claros são chamados de “matizes” e os mais escuros, “sombras”.
editarFazendo tinta verde
- Misture tintas amarelas e azuis. Despeje quantidades iguais de azul e amarelo puros em uma louça de pintura ou em uma palheta de cores. Use uma faca para misturar bem as cores.
- Quando misturadas, as cores originais produzem um verde puro.
- Para obter uma ideia mais precisa de aparência desse verde, use um pincel para aplicar uma pequena quantidade em um papel de rascunho.
- Varie as proporções. Dependendo do que você quiser pintar, o verde puro pode não ser a melhor cor para o seu objetivo. A forma mais simples de alterar o tom é adicionando mais amarelo ou mais azul.
- Adicionar mais amarelo criará um verde mais quente, e mais azul produzirá um verde mais frio.
- Ao tentar alterar o tom, faça pequenas mudanças até encontrar a tonalidade desejada. Encontrar o tom correto gradualmente é mais fácil e causa menos desperdícios do que usar muita tinta e precisar retornar ao centro.
- Experimente vários amarelos e azuis. Deixe um espaço na palheta e tente misturar várias tonalidades diferentes dessas cores pra produzir tons diferentes de verde.[2]
- O amarelo e o azul puros criarão verde puro, mas se essas cores iniciais tiverem sido alteradas antes de serem misturadas, a cor resultante também mudará. Por exemplo, combinar amarelo-dourado com um azul comum resultará em um verde mais marrom e suave. Por outro lado, misturar um amarelo comum com um tom claro de azul produzirá verde-claro.
- A melhor forma de aprender quais azuis e amarelos produzirão tipos diferentes de verde é através de experimentos. Escolha tonalidades variadas dessas cores e combine partes iguais de um amarelo com um tom de azul, trabalhando com todas as combinações possíveis. Registre os resultados para usar como referência no futuro.[3]
- Tente misturar diferentes tons de verde. Se você tiver dois tons de verde que são mais parecidos com a cor que você precisa, mas que não combinam tanto, tente misturar as duas tonalidades para alcançar a cor desejada.
- Como todos os tons de verde contêm elementos de azul e amarelo, misturá-los pode resultar em novas tonalidades.
- Outra opção é misturar o verde com diferentes tons de amarelo ou de azul para alterar a tonalidade drasticamente.
- Altere a luminosidade usando preto ou branco. Quando tiver encontrado a tonalidade correta, você pode alterar a luminosidade sem mudar o tom usando tinta preta ou branca.
- Adicione tinta branca para criar um matiz claro ou tinta preta para produzir uma sombra mais escura.
- Independente da luminosidade que você deseja, adicione a tinta branca ou preta em pequenas quantidades. Se você adicionar demais, poderá ficar muito claro ou muito escuro.
editarCriando glacê verde
- Organize várias louças. Há diferentes formas de criar um glacê verde, e também há mais de um tom de verde que você pode criar. Experimente diversas opções para aprender mais sobre o processo.
- Você precisará de pelo menos quatro louças para as amostras, mas o experimento será mais eficaz se você usar de seis a doze.
- Coloque ¼ a ½ xícara (60 a 125 ml) de glacê branco em cada louça. Monitore a quantidade, pois isso terá um impacto na quantidade de corante necessária.
- Obtenha pelo menos quatro cores de corante alimentar: verde, amarelo, azul e preto. Você também pode obter tons de verde, amarelo ou azul para fazer vários experimentos.
- Corantes em forma de pasta, pó ou gel são feitos para o uso em glacê, portanto, use esses tipos quando for possível, já que eles não alteram a consistência do produto final. Corantes líquidos devem ser usado apenas quando você precisar de matizes bem claros; caso contrário, a quantidade de corante necessária para criar um tom vibrante alterará a consistência do glacê.[4]
- Coloque corante verde em uma louça. Mergulhe um palito de dente no corante verde e, em seguida, mergulhe o mesmo palito em uma louça com o glacê branco para transferir o corante. Misture até ficar bem combinado.
- Para obter uma ideia precisa da cor, será necessário continuar misturando até você não conseguir mais ver nenhuma listra de verde no glacê.
- O tipo de corante verde que você usar afetará a cor do glacê. Por exemplo, um corante “verde-musgo” criará uma cor mais quente do que um tom de verde-folha.
- A quantidade de corante influenciará no tom da cor. Como o glace é branco, usar pequenas quantidades do corante verde produzirá uma cor bem clara. Mais corante criará uma luminosidade mais vibrante.
- Misture partes iguais de azul e amarelo em outra louça. Use palitos de dente separados e limpos para transferir quantidades iguais de corante das duas cores a outra louça contendo glacê e misture bem.
- Depois de misturar os corantes, você produzirá o glacê verde.
- O tom exato variará de acordo com os tons de amarelo e de azul que você utilizar inicialmente. De forma semelhante, a luminosidade variará de acordo com a quantidade de corante que você usar.
- Combine verde e preto em outra louça. Crie uma terceira louça de glacê verde misturando corante verde ou quantidades iguais de corantes azul e amarelo, seguindo o mesmo procedimento usado nas outras amostras. Adicione uma pequena quantidade de preto a essa terceira amostra.
- Depois de misturar bem com o corante preto, você terá uma sombra mais escura do que o verde original, porém, o tom continuará o mesmo.
- Como o preto tem um impacto mais drástico na aparência da cor, use apenas pequenas quantidades do corante.
- Experimente outras combinações. Use as amostras restantes de glacê branco para testar outras combinações de cores. Registre os tons e as quantidades usadas em cada amostra para obter referências no futuro.
- Use as orientações dos fabricantes de corante para criar tons diferentes ou crie a sua própria combinação.
- Algumas ideias incluem:[5]
- Misture partes iguais de azul-céu e verde-folha para criar uma cor verde-água ou azul-piscina.
- Crie um chartreuse usando nove partes de amarelo-limão e uma parte de verde-folha.
- Combine partes iguais de verde-folha e azul real, e depois adicione um toque de preto para criar um tom de jade profundo.
- Misture várias quantidades de amarelo-limão e azul-céu para produzir um azul-petróleo ou turquesa.
editarFazendo argila de polímero verde
- Reúna várias amostras de argila. No mínimo, você deve ter duas argilas azuis, duas amarelas, uma branca, uma translúcida e uma preta.
- Uma argila azul deve ter um tom levemente quente (com um tom de verde) e a outra deve ser um pouco mais fria (com um tom de roxo). Da mesma forma, o amarelo deve ser um pouco quente (com um tom de laranja) e a outra deve ser mais fria (com um tom de verde).
- É possível usar mais variações de argila azul e amarela, mas você entenderá melhor como produzir o tom desejado de verde se começar com duas de cada.
- Combine uma argila azul com uma amarela. Pegue quantidades iguais de azul quente e amarelo frio. Amasse os dois pedaços juntos até que a bola resultante esteja bem misturada.
- Role, estique e amasse a bola continuamente para misturar as cores. Ao terminar, você não deverá ver nenhuma listra de azul ou amarelo na amostra.
- A cor final deve ter um tom relativamente claro de verde, já que tanto o azul quanto o amarelo já tinham um toque dessa cor.[6]
- Trabalhe com as combinações restantes. Combine quantidades iguais de argila azul e amarela, seguindo o mesmo procedimento usado para criar a primeira amostra de verde. Continue até usar todas as combinações possíveis.
- O amarelo quente e o azul frio devem criar um verde tênue com traços marrons.
- O amarelo quente e o azul quente criarão um verde quente de tom médio, com meio-tom de amarelo.
- A mistura do amarelo frio com o azul frio criará um verde frio de tom médio com meio-tom de azul.
- Adicione branco à amostra. Pegue seu tom de verde preferido e duplique a amostra como antes. Depois de misturar o verde, adicione um pouco de branco.
- Misture o branco com o verde até não haver mais nenhum rastro da cor. O resultado ficará menos vivo e ganhará um matiz mais claro. Quanto mais branco você adicionar, mais claro o matiz ficará.
- Adicione a argila translúcida à outra amostra. Duplique o mesmo verde usado na amostra anterior, mas não adicione o branco. Em vez disso, misture uma pequena quantidade da argila translúcida.
- Quando estiver misturada, a argila translúcida deve fazer o verde parecer menos vivo sem alterar a luminosidade ou o tom da amostra resultante.
- No entanto, se você usar mais argila translúcida do que verde, você terá um tom de verde semitransparente em vez de uma cor opaca.
- Adicione preto à amostra final. Crie o mesmo verde usado como base dos experimentos com a argila branca e translúcida. Dessa vez, misture bem uma pequena quantidade de preto no verde.
- Depois de misturar o preto no verde, a amostra terá uma sombra mais escura e manterá o mesmo tom.
- Na maioria dos casos, não é necessário usar muito preto para escurecer o verde drasticamente, por isso, use pequenas quantidades.
editarMateriais Necessários
editarFazendo tinta verde
- Palheta de tinta ou louça de tinta;
- Faca para palheta;
- Papel rascunho;
- Pincel de pintura;
- Tinta azul;
- Tinta amarela;
- Tinta preta;
- Tinta branca;
- Tinta verde (opcional).
editarCriando glacê verde
- 4 a 14 louças pequenas;
- Glacê branco;
- Corante verde (em pasta, gel ou pó);
- Corante azul (em pasta, gel ou pó);
- Corante amarelo (em pasta, gel ou pó);
- Corante preto (em pasta, gel ou pó);
- Palitos de dente;
- Colheres.
editarFazendo argila de polímero verde
- Argila amarela de tom frio;
- Argila amarela de tom quente;
- Argila azul de tom frio;
- Argila azul de tom quente;
- Argila branca;
- Argila translúcida;
- Argila preta.
editarFontes e Citações
Erro de citação <ref>
tags exist, but no <references/>
tag was found
- $2
Comentários
Enviar um comentário