- Obter link
- X
- Outras aplicações
Publicada por
Filipe heitor
em
- Obter link
- X
- Outras aplicações
É de conhecimento geral que devemos sempre usar o cinto de segurança ao andar de carro, mas existem algumas situações nas quais o alarme do cinto de segurança pode se tornar um incômodo. Ao dirigir em uma fazenda, por exemplo, a velocidade provavelmente será mais baixa e o número de paradas será maior. O alarme também pode ser incômodo em situações urbanas, como na hora de pegar a carteira para pagar um drive-through ou de ajudar um cachorro a se acomodar no banco do passageiro. Em alguns casos, o alarme também pode ficar "travado" tocando mesmo que você esteja com o cinto. A boa notícia é que é possível desativá-lo.
editarPassos
editarInstalando um anulador de alarme do cinto de segurança
- Escolha um anulador de alarme. Existem duas opções disponíveis no mercado; a primeira é simplesmente a fivela sem o cinto que deve ser inserida no conector, e a segunda é um extensor que anula o alarme, mas permite que você coloque o cinto quando quiser, sem precisar desinstalá-lo.
- Compre o anulador de alarme que desejar. Se planeja usar o cinto no mesmo conector em que deseja parar o alarme, compre o extensor. Se esse não for o caso, compre o anulador mais simples. Eles podem ser encontrados em lojas de artigos para carros ou na internet.
- Instale o anulador do alarme. Antes da instalação, verifique se o anulador que comprou cabe no conector. Depois, basta conectá-lo para se livrar do incômodo do alarme.
editarDesativando o alarme do cinto de segurança usando ferramentas do fabricante
- Tenha cuidado com o airbag. Em muitos carros, o sensor do cinto de segurança também é utilizado para ativar o airbag. Informe-se se esse é o seu caso antes de fazer qualquer alteração drástica no alarme do cinto do carro.
- Verifique o manual do usuário ou peça para a concessionária desativar o alarme via software. Quase todos os manuais possuem instruções para desativar o alarme sem precisar cortar fios. Em geral, o processo consiste de alguns procedimentos que precisam ser feitos com o carro estacionado. No Toyota Camry (2004 ou mais novo), por exemplo, o processo é o seguinte:[1]
- Insira a chave e gire-a até ativar o sistema elétrico, sem ligar o motor.
- Existe um botão no painel de instrumentos que alterna entre as leituras gerais do odômetro e a quilometragem da viagem. Pressione-o até ver "ODO" no painel.
- Gire a chave para desligar o sistema elétrico e ligue-o novamente.
- Segure o mesmo botão por 10 a 15 segundos. Enquanto isso, coloque o cinto e solte o botão.
- Você deve ver a informação “B OFF” piscar no painel. Ela indica que você desativou com sucesso o alarme do cinto de segurança.
- Desative o alarme. Você pode fazer isso seguindo o manual do usuário para reprogramar o alarme, como descrito acima. Uma outra opção é levar o carro a uma concessionária para que eles realizem o processo. Alguns carros podem exigir esse uma reprogramação de software para realizar a desativação.
- Vale lembrar que muitas concessionárias podem se recusar a realizar esse procedimento por razões legais.[2]
editarDesativando o alarme de dentro do conector
- Localize os parafusos torx no conector do cinto de segurança. Geralmente, eles ficam na parte de trás, e em alguns casos, podem ser anti-tamper, o que exige o uso de um bit apropriado para retirá-los.
- Retire os parafusos usando um bit T10 com furo. Coloque o bit em uma parafusadeira com brocas intercambiáveis. Depois, gire os parafusos no sentido anti-horário até que eles saiam. Isso permitirá que você acesse o interior do conector do cinto.
- Remova a cobertura lateral de plástico. Basta puxá-la para visualizar o interior do conector. Lá dentro, você deve encontrar um interruptor com uma mola.
- Remova a pequena mola e coloque o interruptor na posição mais baixa. Isso indicará para o sensor que o cinto está sempre colocado, evitando a ativação dele.[3] You can double check by watching the seat belt light on the dash go out.
- Coloque de volta a cobertura de plástico e os parafusos. Para isso, utilize o bit T10 para girar os parafusos no sentido horário até que eles estejam firmes.[4]
- Guarde a pequena mola para usar no futuro. O ideal é que você guarde a mola retirada pois, ao vender o carro no futuro, o comprador pode exigir que o alarme do cinto esteja funcionando.
editarCortando o fio do sensor do cinto de segurança
- Tenha muito cuidado. Você não deve cortar qualquer fio se não tiver certeza de que ele não faz parte do sistema de ativação do airbag. Se concluir que realmente é necessário cortar os fios para desativar o alarme (sem interferir no sistema de airbag), o primeiro passo será identificar com cuidado os fios corretos. Lembre-se também de que esse procedimento pode fazê-lo perder a garantia do veículo.
- Olhe em baixo do banco do motorista. Você verá um fio que se liga ao conector da fivela do cinto. Ele deve ficar na parte de trás no lado direito.
- Se possível, puxe o fio para um local onde seja mais fácil manuseá-lo. Isso permitirá que você trabalhe de forma mais eficiente embaixo do banco, mas pode ser difícil achar uma boa posição mesmo assim.
- Procure por dois fios que ficam juntos. Eles se conectam quando o cinto está colocado e se desconectam quando ele é retirado. É assim que o sensor sabe a hora certa de apitar. Para resolver o problema, basta realizar uma conexão permanente entre eles.[5]
- Corte os dois fios. Fazê-lo desconectará os dois do conector do cinto, além de expor as extremidades deles. Agora, basta desencapá-los e conectá-los permanentemente.[6]
- Conecte os fios. Lembre-se de que você deve conectar os dois pedaços de fios que estão vindo do sensor, não os que vão para o conector do cinto. Para realizar a conexão, você pode enrolar, crimpar ou soldar os fios.[7]
- Isole as pontas dos fios. Isso evitará curtos com o metal abaixo do assento. Você pode usar fita isolante, mas os tubos termocontráteis também funcionam bem.
- Mantenha os fios longe do suporte do banco. Isso evitará que eles acabem se enrolando ou se rompendo quando você mover o assento. Se isso ocorrer, os fios poderão ser aterrados e passar a tocar constantemente (até você consertá-los).
editarDicas
- Você pode precisar de uma lanterna para ver bem a parte de baixo do banco.
- Ao terminar o processo, dirija o veículo para verificar se a modificação funcionou. Se você tiver cortado os fios errados, use um conector de emenda para refazer a conexão.
- Não importa se o cinto estará colocado ou não durante o processo, mas isso pode ser diferente dependendo do modelo do veículo.
editarAvisos
- Modificar o cinto de segurança violará a sua garantia.
- Modificar o sensor do cinto de segurança pode interferir no funcionamento do airbag. Isso pode colocar você e seus passageiros em sério risco. É importante verificar se o procedimento a ser realizado não interferirá de forma alguma no sensor.
- Não corte os fios com a parte elétrica ou o motor ligados.
editarMateriais Necessários
- Instalando um anulador do alarme do cinto de segurança.
- Anulador ou extensor de cinto de segurança.
- Desativando o alarme do cinto de segurança usando ferramentas do fabricante.
- Manual do usuário.
- Atualização de software (se disponível).
- Desativando o alarme de dentro do conector.
- Chave de fenda ou broca com bit torx.
- Cortando o fio do sensor do cinto de segurança.
- Lanterna.
- Fita isolante ou tubos termo-retráteis.
- Alicate de corte.
- Descascador de fios.
editarFontes e Citações
__
Erro de citação <ref>
tags exist, but no <references/>
tag was found
- $2
Comentários
Enviar um comentário