- Obter link
- X
- Outras aplicações
Publicada por
Filipe heitor
em
- Obter link
- X
- Outras aplicações
Gambiarra, ou hack é o nome dado a truques rápidos, divertidos e relativamente simples que podem tornar a vida cotidiana muito mais simples. O problema é que a maioria dos tutoriais sobre isso é simplista demais. Abaixo, você encontrará diversos truques cotidianos, com instruções detalhadas sobre como colocá-los em prática! Vamos lá?
editarPassos
editarTornando-se um gambiarreiro
- Tire um tempo no fim do dia para pensar no que fez. Analise tudo o que fez, pensando no que foi eficiente e no que foi pouco eficiente. Veja o que poderia ter feito melhor e teste para ver se daria certo.
- Se percebeu que fica muito tempo no banho, por exemplo, experimente colocar uma música para tocar no banheiro. Quando ela acabar, saia do chuveiro.
- Use os hacks que encontrar no wikiHow. Faça uma busca no site sobre a área na qual deseja se tornar mais eficiente para encontrar instruções detalhadas.
- Procure no YouTube. Digite "hacks simples" na barra de busca do site para encontrar alguns tutoriais com explicações em vídeo. Ver as ideias em ação pode facilitar bastante a compreensão.
editarUsando gambiarras na cozinha
- Equilibre uma colher de madeira sobre uma panela com água fervente para impedir que as bolhas se transformem em espuma. A técnica funciona, pois as bolhas e a espuma da água fervente são compostas por vapor; assim que tocam em algo abaixo de 100 °C, o vapor se condensa e volta a ficar líquido.
- Use um cabide para segurar livros de receita. Alguma vez já teve que seguir uma receita complicada para um jantar em família, mas se atrapalhou todo correndo de um lado para o outro para checar o livro de receitas no balcão, deixando a comida queimar? Para evitar isso, prenda o livro em um cabide com pregador e pendure-o no puxador de algum armário, perto de você.
- Cubra uma bebida com uma folha de papel-toalha úmida e coloque-a no congelador. Torça o papel de leve, para que a água não fique pingando, e deixe a bebida gelar por 15 minutos. Essa é uma ótima opção para garrafas ou para quando não se tem gelo no congelador.
- Coloque massa de panqueca em um pote de ketchup velho. Assim, além de ser mais fácil colocar a massa na panela, você vai evitar toda a sujeirada que acompanha o processo. Para transferir a massa para o pote de ketchup, use um funil. Quer ir além? Use o bico do pote, invertido, como funil!
- Use uma forma de cupcakes para servir condimentos em um churrasco. As formas de bolinhos são ideais para manter os condimentos separados e conter a mistureba quando as pessoas forem usá-los, além de facilitar a limpeza no fim do dia.
- Use um canudo para remover os caules de morangos. Além de ser uma técnica rápida e eficiente, você aproveita ao máximo os morangos, sem desperdiçar nada! Enfie um canudo na parte de baixo do fruto, empurrando para cima.
- Use um pegador de comida para espremer limões. Coloque meio limão entre as duas pontas do pegador de comida e aperte-o com força para remover todo o suco do limão. Limpe bem ao terminar!
- Use fio dental para fatiar coisas macias como bolos, queijos, bolinhos e fondant. A linha flexível é fina o suficiente para cortar, basta segurá-la com firmeza com duas mãos e passá-la pelo objeto em questão. A mesma técnica pode ser utilizada para se cortar argila, basta substituir o fio dental por um arame.
- Use a parte de cima de uma garrafa de água para evitar que um pão estrague antes da hora. Corte a parte superior de qualquer garrafa PET e passe o saco de pão por dentro do bucal dela. Dobre o saco sobre a garrafa e rosqueie a tampa para vedar o pão.
- Quando estiver de dieta, use pratos menores para comer menos. Assim, você enganará sua mente, fazendo-a pensar que há mais comida no prato.
- Prepare macarrão na cafeteira. A cafeteira aquece a água o suficiente para amolecer o macarrão e cozinhá-lo. O tempo de preparo normalmente é igual ao da panela comum, e a técnica também serve para cozinhar salsichas. Não cozinhe o molho na cafeteira!
- Use tampas de plástico como porta-copos. Não tem um porta-copos? Pegue uma tampinha de plástico na cozinha e problema resolvido! Obviamente, lave a tampa antes de reutilizá-la.
- Requente uma pizza em uma frigideira. Assim, você evita que a casca dela fique seca e molenga. Se desejar, acrescente um pouco de óleo.
- Apoie a colher virada para baixo no pote de cereal antes de colocar o leite. Assim, o leite não vai espirrar e fazer uma sujeirada na mesa.
- Use uma garrafa d'água para separar a clara da gema. Quebre o ovo e aperte um pouco a garrafa. Em seguida, coloque o bico dela sobre a gema, que será sugada para dentro da garrafa.
editarUsando gambiarras no quarto e no banheiro
- Parafuse um porta-revistas na parte de trás de uma porta do guarda-roupa para guardar o secador de cabelo. O tamanho é perfeito e a fixação é boa! Como alternativa, utilize ganchos adesivos com fixação forte para segurar o porta-revistas.
- Use ganchinhos para pendurar as toalhas no banheiro. Os ganchos são uma opção melhor do que os porta-toalhas em barra, pois facilitam o uso compartilhado, ocupando menos espaço e dando mais sustentação para as toalhas. Além do mais, elas secarão muito mais rapidamente.
- Cole tiras magnéticas atrás de uma porta de guarda-roupa para segurar pinças, grampos de cabelo e outros objetos magnéticos. Obviamente, a dica só funciona se os objetos em questão forem de metal. Use tiras adesivas para não danificar a madeira das portas.
- Guarde o seu e-reader em um saco plástico do tipo ziplock para poder ler sem preocupações enquanto relaxa na piscina ou na banheira. Antes de fazer isso, coloque um pedaço de papel dentro do saco e submerja-o para checar se o plástico é realmente impermeável.
- Facilite a limpeza da casa instalando uma escovinha na sua furadeira. Mergulhe as cerdas em um produto de limpeza e você estará pronto para limpar azulejos e pisos sem precisar botar muita força no braço!
- Pendure um abajur, caso seu quarto seja pequeno. Assim, você não precisa de um criado-mudo para poder iluminar melhor o ambiente à noite. Para construir o seu próprio abajur:
- Compre arame de artesanato.
- Torça-o utilizando um alicate, dando a forma que desejar.
- Enrole algumas luzes de natal no arame.
- Faça o seu próprio saco de roupas sujas. Em vez de comprar um saco padrão feio, costure um utilizando um bastidor de bordado. Compre um saco de tecido (ou crie o seu do zero) e enrole a parte superior dele em um bastidor de bordado. Pronto, agora basta finalizar com uma costura.
- Acrescente um pouco de essência de baunilha à tinta de parede antes de começar a pintar. Para cada meio litro de tinta, acrescente uma colher de chá de essência de baunilha e misture bastante. Assim, você evitará o cheiro forte da tinta no cômodo.
editarUtilizando gambiarras na moda
- Impermeabilize seus sapatos. Compre uma cera de abelha para lubrificação e espalhe-a por toda a parte externa do calçado, fazendo os retoques necessários quando a cera descascar. Em seguida, use um secador de cabelo para derreter a cera, tornando-a invisível.
- Use uma chapinha para passar o colarinho de camisas. O processo é muito mais simples e rápido do que pegar o ferro, esperar ele esquentar, montar a tábua, passar e guardar tudo. Compre uma chapinha barata se não tiver uma em casa ou pegue emprestada de sua mãe ou namorada.
- Remova manchas de vinho tinto usando vinho branco. Dê batidinhas com um pano umedecido em vinho branco sobre as manchas no tecido. Antes, teste a solução em um pedaço escondido do tecido, só por garantia.
- Use um limpador de vidros para restaurar calçados de couro envernizado. O produto é capaz de dar brilho de novo aos sapatos, basta borrifar um pouco e esfregar com um paninho.
- Junte os pares de meia com alfinetes de segurança antes de lavar para não perdê-los. Assim, ninguém vai precisar ficar caçando os pés de meias depois da lavagem. Não use alfinetes comuns, ou eles vão se soltar e podem machucar quem for retirar a roupa da máquina.
editarUsando hacks na limpeza e organização
- Use uma pá de lixo para encher um recipiente que não cabe na pia. Se quer encher um balde, mas o tanque não está disponível, coloque-o no chão, de frente para a pia do banheiro. Encaixe uma pá de lixo — limpa, obviamente — dento da pia, de modo que a água caia nela e siga pelo cabo, até cair dentro do balde.
- Use esmalte de unha para identificar as chaves de casa de acordo com as cores. Em vez de levar as chaves para um chaveiro para fazer cópias coloridas, não é mais fácil diferenciá-las em casa, de graça? O esmalte funciona melhor do que tinta comum no metal das chaves, o que o torna a opção ideal.
- Use um sapateiro para organizar os materiais de limpeza e deixá-los fora do alcance das crianças. As garrafas devem encaixar perfeitamente e, se encontrar um sapateiro transparente, você ainda conseguirá ler os rótulos sem problema. O melhor de tudo: você vai liberar espaço nas prateleiras.
- Use pasta de dentes para limpar os faróis do carro. Coloque um pouco de pasta em um paninho e esfregue os faróis, fazendo movimentos circulares e acabando com o embaçado dos vidros. A pasta deve funcionar por cerca de dois meses. Se quiser uma opção mais duradoura, aplique cera ou algum outro tipo de selante para bloquear os raios UV e impedir o embaçar do vidro. Utilize apenas creme dental branco, pois a pasta de dente é um abrasivo natural; os modelos com cristais refrescantes e coisas do tipo podem acabar riscando bastante o vidro dos faróis.
- Remova manchas de marcadores permanentes. Existem algumas técnicas diferentes, de acordo com o material manchado:
- Para tecidos, use álcool em gel.
- Para a pele, use álcool isopropílico.
- Para paredes, use laquê ou pasta de dentes.
- Para madeira, use álcool isopropílico.
- Para tapetes e carpetes, use vinagre branco.
- Para quadros brancos, use um marcador próprio para o quadro.
- Para mobílias, use leite.
- Para vidro ou cerâmica, use partes iguais de pasta de dentes e bicarbonato de sódio.
- Use uma bola de tênis como porta-chaves. Basta fazer um corte horizontal na bola e colá-la na parede com um gancho de velcro. Se quiser, cole um par de olhos para artesanato para dar um ar mais divertido à peça.
- Coloque um prendedor de papel no fim do tubo de uma pasta de dentes para extrair todo o produto. Assim, você reduzirá significativamente o desperdício de pasta.
- Deixe pincéis sujos de molho no vinagre por meia hora para amolecer as cerdas e soltar a tinta.
- Transforme uma jarra de leite em uma pá de lixo. Remova a parte inferior da jarra e faça um corte horizontal logo abaixo do cabo dela. Em seguida, junte o corte horizontal com a borda inferior, fazendo uma curva como na imagem. Essa pode ser uma boa opção para uma emergência.
editarUsando gambiarras na criação dos filhos
- Transforme o berço em uma mesa quando os pequenos crescerem. Tire o colchão e um dos lados do berço. Meça o tamanho do colchão e compre um quadro negro com as mesmas medidas para encaixar sobre o berço. Se quiser, instale ganchos para organizar materiais escolares.
- Use um elástico para evitar que as crianças se tranquem no banheiro. Enrole o elástico sobre a tranca e sobre as duas maçanetas.
- Cubra as molas da cama elástica com boias espaguete para evitar acidentes. Compre algumas boias e corte-as no tamanho das molas. Não é preciso ter muita precisão, não se preocupe. Além de proteger os pés dos pequenos, a cama elástica vai ficar mais bonita.
- Coloque um cesto de roupas com furos na banheira junto com seu filho para que os brinquedos dele não saiam boiando para longe. Além disso, o pequeno terá um apoio melhor para as costas e os braços.
- Cubra uma mesinha com uma toalha impermeável para piqueniques. Assim, você não precisa se preocupar com a sujeira, pois basta lavar a toalha. Se quiser ir além, compre fita adesiva decorada e impermeável e use-a para "encapar" a superfície da mesa.
- Faça uma cabaninha com um lençol e um bambolê. Dobre o lençol ao meio e passe-o por cima do bambolê. Amarre tudo em uma árvore para manter a estrutura suspensa.
- Enfie um conta-gotas dentro de uma chupeta com o bico cortado para dar remédio a um bebê. O pequeno certamente vai querer chupar a chupeta e não perceberá a presença do remédio. Obviamente, limpe bem a chupeta antes de devolvê-la ao bebê.
- Faça uma rede para crianças usando um lençol. Vire o tecido na diagonal e amarre as pontas dele sobre a mesa. Amarre as outras pontas sobre o bebê para que ele não caia.
- Faça uma pulseira com o seu número de telefone. Sempre que for passear com o pequeno, faça com que ele use a pulseira para poder ser identificado caso se perca.
- Coloque boias espaguete debaixo do lençol caso seu filho costume rolar muito na cama. Coloque uma boia de cada lado da criança, bem firmes debaixo do lençol, para evitar que ela caia da cama.
- Use uma piscina inflável como cercadinho. Cubra a piscina com uma manta e encha-a de brinquedos e travesseiros para deixar seu filho brincar. Se possível, procure uma piscina com o fundo fofo, para tornar o cercado ainda mais confortável para o pequeno.
editarUsando hacks na escola
- Caso a biblioteca da escola bloqueie alguns sites, experimente o modo de Navegação Anônima do Chrome. Não use isso com frequência, ou vão descobrir o seu segredo e você pode se meter em problemas.
- Para tirar dez em uma prova, revise a matéria mais difícil antes de dormir. Ao dormir logo depois de estudar, seu cérebro fixará melhor o que foi aprendido. Não acumule os estudos e deixe tudo para a última hora: o melhor é ir estudando aos poucos, de modo organizado!
- Mascar o mesmo sabor de chiclete ao estudar e fazer a prova pode ajudar a ativar sua memória. Ao lembrar-se de que estava mascando chiclete de melancia quando revisou a matéria, você vai se lembrar do que estudou.
- Faça anotações em duas cores. Se pode fazer a prova usando um cartão de anotações com espaço limitado, preencha-o frente e verso com tinta vermelha. Em seguida, escreva mais anotações com tinta azul. Coloque um óculos 3D, do tipo vermelho e azul, e feche o olho correspondente à cor que deseja ler!
- Use uma nota de papel como régua. Esqueceu a régua em casa, mas levou a carteira? Pegue uma nota de dinheiro e use-a para traçar linhas retas e tirar medidas. Cada valor tem um tamanho diferente, portanto, decore as medidas para não se atrapalhar.
editarUtilizando gambiarras eletrônicas
- Use uma mola de caneta para manter o cabo do carregador de celular reto. O cabo está com mau contato por ficar inclinado? Não precisa comprar outro, basta enrolar uma mola na ponta dele!
- Use prendedores de papel como substitutos para os suportes de teclado. Dobre o prendedor de modo que as extensões de metal fiquem em lados opostos e encaixe a ponta preta no lugar do suporte do teclado para mantê-lo inclinado.
- Use prendedores de papel para organizar cabos. Compre um pacote com alguns prendedores e fixe-os na lateral de uma mesa para dizer adeus à bagunça dos cabos de computador, celular e videogame! A maioria dos cabos deve caber nos prendedores sem grandes problemas.
- Use rolos de papel higiênico para organizar cabos em uma caixa. No caso dos cabos menores e guardados, basta enrolá-los e encaixá-los dentro de rolos vazios de papel higiênico. Essa é uma excelente técnica para se organizar extensões, carregadores, fones de ouvido, entre outros tipos de cabo.
- Coloque o seu celular dentro de um copo para aumentar o volume dele. Está cansado de não ouvir o despertador tocar de manhã? Use um copo para ampliar o volume do aparelho e seus problemas acabarão! Lembre-se de colocar o alto-falante do celular virado para baixo.
- Use uma capinha de fita cassete como suporte para o celular. Dobre a tampa para trás e apoie a capinha virada para baixo. Os aparelhos maiores e mais modernos talvez não caibam na capinha.
editarUsando hacks nas compras
- Peça um reembolso. Caso faça uma compra e o preço do produto em questão caia drasticamente dentro de um mês, tente entrar em contato com o serviço de atendimento ao cliente para ver se consegue receber uma parte do dinheiro de volta.
- Contorne os pés dos seus filhos em uma folha de papel e faça alguns moldes. Quando estiver na loja de calçados, coloque os moldes dentro dos sapatos para saber se o tamanho é o certo.
- Quando for comprar produtos na Apple Store, adicione-os ao carrinho de compras e saia do site. Após alguns dias, você certamente receberá um cupom de desconto.
- Quando for comprar passagens aéreas, limpe o cache do seu navegador. As companhias aéreas terão acesso as suas pesquisas e darão uma leve aumentada no preço das passagens.
- Compre um mosquetão grande para carregar as sacolas de compra. A maioria das pessoas é fisicamente capaz de aguentar o peso das sacolas, mas as alças de plástico machucam as mãos. Com o mosquetão ou algum outro suporte, você não terá mais problemas.
- Em vez de comprar telas caras para seus filhos pintarem, use caixas de pizza limpas. É bem possível que você consiga pechinchar algumas caixas quando for à pizzaria.
editarUtilizando algumas gambiarras gerais
- Quando for acampar e não conseguir encontrar lenha,acenda a fogueira com salgadinhos. Quando estiver no meio do nada e os recursos forem parcos, sacrifique aquele salgadinho que levou na mochila para fazer fogo. O Doritos e o Cheetos são duas boas opções, pois eles são praticamente compostos por hidrocarbonetos encharcados em gordura.
- Use uma forminha de cupcake para evitar que o picolé escorra para as mãos. Faça um furo na forminha e passe o palito do sorvete por ele. Trata-se de um método simples, rápido e barato para que seus filhos não façam sujeira sempre que forem chupar um picolé.
- Amarre as extensões de tomada para evitar que elas se soltem. Forme um nó e conecte as tomadas, pronto!
- Guarde seus objetos de valor na praia dentro do protetor solar. Quando um pote de protetor solar acabar, limpe-o bem por dentro para remover toda a oleosidade e guarde dinheiro nele. Obviamente, não use um pote muito chique ou chamativo.
- Quando uma abelha pousar na sua pele, sopre-a. Bater nela ou chacoalhar o corpo vai fazer com que o inseto fique assustado e dê uma ferroada. Com o sopro, a abelha vai pensar que é o vento e sairá voando.
- Caso se esqueça de levar uma colher para comer um iogurte, use a tampinha de alumínio. Dobre-a algumas vezes e enrole a ponta para improvisar uma colher.
- Coloque o celular debaixo de uma garrafa vazia de Gatorade (ou de qualquer outro líquido com propriedades similares). Desbloqueie a tela do aparelho ou ligue a lanterna dele antes de colocá-lo debaixo da garrafa para iluminar todo o ambiente. Se quiser, use uma garrafa cheia para criar uma luz colorida.
editarDicas
- Antes de começar qualquer projeto, reúna todos os materiais necessários.
- Não se limite aos hacks citados acima, pois eles não são os únicos do mundo. Se quiser, invente os seus próprios e compartilhe-os com o mundo!
Comentários
Enviar um comentário