- Obter link
- X
- Outras aplicações
Publicada por
Filipe heitor
em
- Obter link
- X
- Outras aplicações
O laranja é uma cor secundária composta por uma combinação de vermelho e amarelo. Ao variar a quantidade de cada cor, você obterá tonalidades diferentes de laranja. Após aprender a teoria das cores básica, você conseguirá criar laranja em vários meios diferentes, da pintura à culinária.
editarPassos
editarUtilizando a teoria das cores
- Misture vermelho e amarelo.[1] O laranja é uma cor secundária, o que significa que ela pode ser obtida através da combinação de duas cores primárias: vermelho e amarelo.
- As cores primárias existem naturalmente e não podem ser criadas através da combinação de outros tons. As três cores primárias são amarelo, vermelho e azul.
- As cores secundárias são compostas pela mistura de duas cores primárias. Como você precisa misturar amarelo e vermelho para fazer laranja, ela é considerada uma cor secundária. As outras cores secundárias são roxo e verde.
- Altere a tonalidade mudando as proporções. Ao misturar partes iguais de amarelo e vermelho, você criará um laranja puro. Se quer um tom levemente diferente, adicione mais amarelo ou mais laranja.
- As duas variações mais simples são laranja-amarelado e laranja-avermelhado. Essas são as cores terciárias, que se encaixam perfeitamente entre as primárias e secundárias no círculo cromático.
- O laranja-amarelado é composto por duas partes de amarelo e uma parte de vermelho ou por partes iguais de laranja e amarelo.
- O laranja-avermelhado é composto por duas partes de vermelho e uma parte de amarelo ou por partes iguais de laranja e vermelho.
- As duas variações mais simples são laranja-amarelado e laranja-avermelhado. Essas são as cores terciárias, que se encaixam perfeitamente entre as primárias e secundárias no círculo cromático.
- Adicione branco ou preto para alterar os a claridade do tom. É possível clarear ou escurecer o laranja sem mudar a tonalidade dele usando branco ou preto, respectivamente.
- A quantidade adicionada determinará o quão claro ou escuro o laranja ficará.
- Ao acrescentar branco e preto, você altera os valores de claridade da cor, sem alterar o tom dela.
editarCriando tinta laranja
- Misture as tintas vermelha e amarela. Despeje quantidades iguais de amarelo e vermelho em uma paleta de tintas. Em seguida, misture os dois tons com uma espátula.
- Dê preferência para tons puros de vermelho e amarelo, sem subtons evidentes. Em outras palavras, não use tons previamente alterados.
- Na falta de uma paleta, use um pratinho descartável ou qualquer tigela que usa para pintura.
- Depois de misturar bem a tinta, aplique-a em um papel de rascunho com um pincel para ter uma ideia mais precisa do tom de laranja.
- Brinque um pouco com as proporções. Agora que já sabe criar uma tinta laranja básica, altere as proporções de amarelo e vermelho para criar tons diferentes.
- Adicionar mais vermelho criará um tom mais rico e vibrante, ótimo para pinturas de pôr-do-sol. Adicionar mais amarelo criará um laranja mais claro, ótimo para pinturas com cores menos vibrantes.
- Sempre adicione os tons de pouquinho em pouquinho. Caso exagere na quantidade de vermelho e erre a mão, por exemplo, você precisará adicionar muito mais amarelo para compensar. Assim, é muito fácil desperdiçar tinta.
- Experimente diferentes tons de vermelho e amarelo para produzir diferentes tons de laranja.[2] Escolha algumas variações e misture-as em uma parte limpa da paleta.
- Misture partes iguais dos tons em pedaços separados da paleta. Assim, você conseguirá ver todas as combinações possíveis e testar os resultados no papel para ver qual a mistura que mais o agrada.
- A experimentação é essencial na hora de descobrir quais os tons iniciais para preparar o laranja, mas existem algumas coisas para se considerar. Os amarelos-dourados e os vermelhos mais fortes normalmente produzem laranjas mais vibrantes. Por outro lado, os vermelhos-violetas e os amarelos-esverdeados costumam produzir laranjas menos vivos.
- Misture os tons de laranja. Se preparou vários tons diferentes e gostou de dois, misture-os e chegue no laranja perfeito para seu projeto!
- Comece misturando partes iguais dos dois tons. Se ainda não chegou no tom desejado, adicione mais um pouco dos laranjas, brincando com as proporções.
- Você também pode adicionar vermelho ou amarelo para alterar o tom do laranja. As alterações serão um pouco mais evidentes assim, portanto, tome cuidado.
- Misture um pouco de branco ou preto no laranja. Se gosta do tom obtido, mas quer clareá-lo um pouco, adicione tinta branca. Se preferiria que o tom fosse um pouco mais escuro, adicione tinta preta.
- Saiba que a tinta preta pode deixar o laranja mais próximo do marrom e a tinta branca pode deixá-lo meio rosado. Tome cuidado com isso.
- Adicione a tinta gradualmente, trabalhando com pequenas quantidades para não perder a mão.
editarPreparando um glacê laranja
- Separe algumas amostras. Prepare pelo menos quatro vasilhas pequenas com ¼ de xícara de glacê branco em casa.
- Existem diversos jeitos de se preparar glacê laranja, mas todos os métodos precisam de uma base branca. Você precisará de pelo menos quatro amostras; se possível, prepare mais, para poder experimentar com diferentes tons.
- Compre pelo menos quatro cores de corante alimentício: laranja, vermelho, amarelo e preto. Se quiser experimentar mais, compre diferentes tons de vermelho e amarelo.
- Utilize corantes alimentícios em pasta, pó ou gel, pois eles são próprios para o trabalho com glacê. Os corantes líquidos costumam afetar negativamente a consistência do glacê.[3]
- Misture o corante laranja na primeira amostra. Mergulhe um palito de dentes limpo no recipiente do corante laranja. Em seguida, mergulhe-o na primeira vasilha de amostra e mexa bem, até que a cor fique homogênea e nenhuma mancha esteja visível.
- Como a base do glacê é branca, o resultado final não será tão escuro quanto o tom indicado na embalagem do corante. Não importa a quantidade do produto, você sempre ficará com um tom mais claro.
- Adicionar pequenas quantidades de corante criará um laranja clarinho, enquanto adicionar quantidades maiores produzirá tons mais fortes e vibrantes.
- Misture os corantes vermelho e amarelo na segunda amostra. Mergulhe um palito no corante vermelho e outro no corante amarelo. Em seguida, mergulhe os dois na vasilha da segunda amostra e misture-os bem, até que a cor fique homogênea.
- O glacê deve ficar laranja. É bem provável que a amostra não fique idêntica à primeira, pois os tons de vermelho e amarelo influenciam o resultado.
- Prepare um tom mais escuro de laranja. Recrie um dos laranjas anteriores (utilizando o corante laranja ou misturando os corantes vermelho e amarelo) e acrescente um pouco de corante alimentício preto.
- O preto deve escurecer o laranja sem alterar o tom dele. Utilize uma pequena quantidade, para não escurecer demais o laranja e deixá-lo sem vida.
- Experimente outras combinações. Caso tenha preparado amostras adicionais de glacê, você pode fazer alguns experimentos com os corantes alimentícios. Anote tudo o que for fazer para poder duplicar o mesmo tom de laranja mais tarde.
- Os fabricantes normalmente incluem recomendações de misturas na embalagem, mas você pode experimentar por conta própria.
- Algumas ideias:
- Misture nove partes de vermelho com dez partes de amarelo para criar um laranja-rosado.[4]
- Misture duas partes de laranja com uma parte de amarelo-dourado para criar um laranja cor de damasco.[5]
- Misture oito partes de laranja, duas partes de vermelho e uma parte de marrom para criar um laranja-ferrugem.[6]
editarPreparando cerâmica plástica laranja
- Compre vários tons diferentes de cerâmica. Para poder criar o laranja desejado, você precisará de pelo menos dois tons de vermelho, dois tons de amarelo, um tom de branco, um tom de preto e uma cerâmica transparente.
- Procure por uma cerâmica plástica vermelha em tom quente (com toques de laranja) e por uma em tom frio (com toques de violeta).
- O mesmo vale para a cerâmica amarela, que deve ser comprada em tom quente (com toques de laranja) e frio (com toques de verde).
- Também é possível utilizar mais de dois tons de vermelho e amarelo, se desejar. Abaixo, você aprenderá o princípio de mistura dos tons para entendê-lo e expandir os experimentos.
- Misture uma cerâmica amarela e uma vermelha. Pegue pedaços iguais de vermelho quente e amarelo quente. Misture-os bem, apertando entre os dedos até que a cor fique uniforme.[7]
- Ao terminar, a massa deve ser completamente laranja, sem marcas.
- A cor resultante deve ser bem vibrante e forte, pois os tons quentes de amarelo e vermelho já têm toques de laranja.
- Experimente outras combinações de vermelho e amarelo. Prepare mais amostras misturando partes iguais de cerâmica vermelha e amarela. Siga os Passos acima para preparar as misturas.
- Vermelho quente e amarelo frio devem criar um tom médio, lembrando a cor do damasco.
- Vermelho frio e amarelo quente devem criar um tom médio, lembrando a cor do melão.
- Vermelho frio e amarelo frio devem criar um laranja sem vida, com toques de marrom.
- Clareie o laranja. Escolha o seu tom preferido de laranja e duplique-o, dobrando a quantidade de massa. Existem duas técnicas para se clarear a cerâmica, ao usar duas amostras do mesmo tom, vai ser mais fácil comparar os resultados.
- Adicione um pouco de cerâmica branca à uma das amostras, misturando até que o tom fique uniforme. O laranja deve ficar um pouco mais claro, mas menos vibrante.
- Adicione um pouco de cerâmica transparente à outra amostra, misturando até que o tom fique uniforme. O laranja deve ficar menos vibrante, mas deve manter o mesmo tom.
- Ao utilizar cerâmica transparente em excesso, o laranja ficará menos opaco.
- Escureça o laranja. Prepare outra amostra com o seu tom preferido de laranja. Pegue um pedaço pequeno de cerâmica plástica preta e misture-o ao laranja.
- O laranja final terá um tom parecido, mas levemente mais escuro. Dependendo da quantidade de preto, o laranja pode ficar levemente amarronzado.
- O preto pode afetar demais as outras cores, portanto, acrescente-o aos poucos para não fazer alterações drásticas.
editarMateriais Necessários
editarPreparando tinta laranja
- Paleta ou pratinho descartável;
- Espátula;
- Papel;
- Pincel;
- Tinta vermelha;
- Tinta amarela;
- Tinta preta;
- Tinta branca;
- Tinta laranja.
editarPreparando glacê laranja
- De 4 a 12 vasilhas pequenas;
- Glacê branco;
- Corante alimentício laranja;
- Corante alimentício vermelho;
- Corante alimentício amarelo;
- Corante alimentício preto;
- Palitos de dente;
- Colheres.
editarPreparando cerâmica plástica laranja
- Cerâmica plástica vermelha de tom quente;
- Cerâmica plástica amarela de tom quente;
- Cerâmica plástica vermelha de tom frio;
- Cerâmica plástica amarela de tom frio;
- Cerâmica plástica branca;
- Cerâmica plástica transparente;
- Cerâmica plástica preta.
editarFontes e Citações
Erro de citação <ref>
tags exist, but no <references/>
tag was found
- $2
Comentários
Enviar um comentário