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Como Dirigir um Carro

Muitas demonstrações ruins de como se dirige um carro são vistas por aí. A razão por trás disso é, sem dúvida, a visão menos dramatizada das técnicas de direção segura. Segurar o volante com as duas mãos e manter olhos na estrada são dois componentes vitais para se dirigir um carro em segurança.

editarPassos

editarSegurando o volante corretamente

  1. Segure o volante com as duas mãos. Esteja preparado para as adversidades que acontecem em uma fração de segundos. Mantenha o controle do carro o máximo possível em todos os momentos. Em carros com transmissão manual, troque de marchas quando for preciso, mas não deixe a mão em cima da alavanca de câmbio. O correto é colocar a mão de volta no volante imediatamente após trocar qualquer marcha, principalmente as marchas mais longas.[1]
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    • Também se tira uma das mãos do volante para ligar os limpadores de para-brisas, os faróis e dar seta.[2] No entanto, esses controles geralmente ficam perto do volante para evitar ao máximo que você dirija com apenas uma mão.
    • A única exceção a essa regra é quando você está dando ré no carro.
  2. Segure firme o volante. É bom não deixar as mãos muito soltas nas laterais e, ao mesmo tempo, você não deve segurar o volante com os braços muito retos. Neste caso, os braços podem se cansar e, provavelmente, impedir que você veja os avisos que estão no volante e no painel.[3]
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    • Outro motivo para segurá-lo com as duas mãos é que você poderá “sentir” o carro.
  3. Segure o volante em “dez para as duas” ou “quinze para as três”. Imagine o volante como se fosse um bom e velho relógio de 12 horas. Usando a mão esquerda, segure o volante no lado esquerdo entre 9 ou 10 horas e coloque a mão direita no lado direito entre 3 ou 2 horas.[4]
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    • O “dez para as duas” é indicado para carros mais antigos e para os que têm volantes maiores sem direção hidráulica.
    • O “quinze para as três” tornou-se a nova moda para os carros que têm direção hidráulica, volantes menores e airbags.
  4. Fique de olho nos polegares. Segure o volante com os polegares abraçando-o enquanto estiver dirigindo no asfalto. Ao mudar para uma estrada de terra, deixe os polegares em cima do aro do volante, como se você estivesse fazendo dois sinais de “positivo”.[5]
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    • Não dirija com os polegares embaixo do aro do volante, pois você pode se machucar. Um impacto mais forte das rodas em alguns obstáculos pode dar um soco brusco no volante, o suficiente para ele bater na sua mão e machucá-la.[6]
    • Ao dirigir em uma estrada asfaltada com as mãos em “quinze para as três”, segure o volante com os polegares em volta das soldas que fazem as junções com o aro.

editarMudando de direção

  1. Comece com a técnica “empurre e puxe”. Puxe o volante para baixo na direção que você quer virar (para curvas à esquerda, puxe-o com a mão esquerda e vice-versa). Relaxe a outra mão enquanto puxa o volante para baixo. Leve essa mão ao longo do volante de forma que vá ao encontro da mão que está puxando-o. Quando as mãos se encontrarem, relaxe a mão que está puxando e conduza o volante com a outra mão. Continue levando o volante para cima até o carro fazer a curva.[7]
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    • Quando estiver aprendendo a dirigir pela primeira vez, comece com essa técnica de fazer curvas, pois é fácil de aprender.[8]
    • Prefira usar essa técnica em estradas de terra ou em áreas mais complicadas que têm curvas fechadas e tráfego intenso. Isso dará mais liberdade às suas mãos para mexer na alavanca de marchas e dar seta.
    • Também é importante dar prioridade a esse método ao dirigir carros com volantes grandes ou que não tenham direção hidráulica.
    • Essa técnica também é conhecida como “deslocamento lateral”.
  2. Use a direção rotacional. Vire o volante na direção que você quer virar, segurando-o em “quinze para as três” ou “dez para as duas”. Quando precisar virá-lo mais de 90° para terminar de fazer a curva, afrouxe a mão que estiver logo acima das suas pernas e mantenha-a assim. Continue virando-o com a mão que está mais acima até que ela chegue na mão que está embaixo. Nesse momento, leve a mão que está embaixo para a parte de cima do volante e continue puxando o volante até o carro terminar de fazer a curva.[9]
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    • Essa técnica serve para as leves mudanças de direção, quando você muda de faixa na estrada, por exemplo.
    • Priorize-a enquanto estiver dirigindo em alta velocidade por rodovias ou em qualquer estrada mais aberta.
    • A direção rotacional alguma vezes é chamada de “direção de piloto de corrida”.
  3. Aprenda a dirigir em marcha ré. Fique de olho em todos os retrovisores para garantir que não haja um obstáculo sequer atrás do carro. Apoie o braço direito (mão tradicional) ou o braço esquerdo (mão inglesa) no banco do carona. Vire a parte superior do seu tronco na direção correspondente em 90° para enxergar melhor pelo vidro traseiro. Segure o volante em, mais ou menos, 12 horas com a outra mão. Para dar ré no carro à direita, vire o volante para a direita; ré para esquerda, vire-o para a esquerda.[10]
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    • Lembre-se de que, nessa posição, você verá muito pouco a lateral do carro que corresponde ao motorista.
    • Caso seja possível, deixe o carro ir para trás no ritmo dele. Evite dar ré em alta velocidade e aperte de leve o pedal se for preciso recuar um pouco mais rápido.
    • Não confie apenas nos retrovisores ou câmeras de ré para dar ré.

editarDirigindo em segurança

  1. Ajuste o banco e coluna do volante. Ajuste a altura e a distância entre os dois para que você possa se sentir confortável na hora de sentar. Não coloque o banco muito para trás, pois você terá que se curvar para alcançar o volante. Evite estressar o seu corpo de forma desnecessária, uma vez que você pode ficar cansado e distraído, o que culmina em um motorista menos responsivo.[11]
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    • O posicionamento do banco pode influenciar na sua escolha a respeito do jeito mais confortável de segurar o volante (em “quinze para as três” ou “dez para as duas”). As pessoas mais altas, por exemplo, talvez achem a “dez para as duas” mais confortável, muito por causa das limitações na quantidade de ajustes que eles podem fazer tanto na coluna de direção como no banco do motorista.
  2. Olhe para o horizonte da estrada. Foque sua visão de, mais ou menos, 800 m até 1,5 km à frente na estrada. Fique bem atento às curvas, perigos ou quaisquer coisas que possam forçá-lo a mudar de direção. Antecipe o momento em que você precisa fazer uma curva mais cedo. Dê a si mesmo o máximo de tempo possível para planejar e fazer as mudanças de direção.[12]
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    • Ao passar por uma curva fechada que reduz consideravelmente o seu campo de visão, sempre preste atenção no ponto mais distante que você consegue enxergar à sua frente.
    • Confie na sua visão periférica para se manter alerta a qualquer mudança repentina que pareça estar no seu raio de ação.
  3. Leve em conta a velocidade do carro ao dirigi-lo. É importante prever que uma mudança de direção em baixa velocidade necessitará de um grande esforço físico no volante. Esteja preparado para virá-lo muitos graus em áreas de baixa velocidade como os estacionamentos, ruas residenciais e vizinhanças urbanas. Por outro lado, ao dirigir em alta velocidade, é vital virar o volante com movimentos bem suaves. Uma ligeira virada dele vai causar uma mudança de direção bastante acentuada em estradas rápidas como as rodovias.[13]
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  4. Minimize a “direção dura”. Virar o volante enquanto o carro está parado pode prejudicar os pneus e a direção hidráulica. Apenas faça isso quando for realmente necessário, como no momento em que você estaciona em paralelo ou faz um retorno de três pontas, caso contrário, evite-o.[14]
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  5. Treine a forma segura de dirigir com uma mão. Mantenha um ótimo controle sobre o carro quando for mexer em outras coisas além do volante. Enquanto a outra mão obviamente tem que ficar no volante, use a mão que estiver mais próxima das funções para fazer coisas como dar seta e trocar marchas. Jamais solte o volante para ajustá-lo.[15]
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editarAvisos

  • Não segure o volante por baixo do aro para que as palmas das suas mãos fiquem viradas para você. Essa atitude produz um arco de movimento estranho nos braços e reduz a sua capacidade de controlar o carro.[16]
  • Após uma curva, jamais largue o volante para ele rodar de volta para a posição original.[17] Você perderá o controle do carro nesse tipo de situação e a posição original do volante pode não estar mais reta se o alinhamento do carro estiver ruim.

editarFontes e Citações


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