- Obter link
- X
- Outras aplicações
Publicada por
Filipe heitor
em
- Obter link
- X
- Outras aplicações
Não há nada mais triste para um amante e criador de rosas do que ver uma roseira morrer. Mas antes que você decida arrancar a plantinha do solo e jogá-la fora, aqui vão algumas dicas que você pode seguir para tentar trazer a sua roseira de volta à vida.
editarPassos
editarLimpando a área em volta da roseira
- Limpe a área em volta da roseira. Esta é a primeira coisa que você deve fazer. Pode ser que as ervas daninhas crescendo em torno da planta estejam sugando todos os nutrientes do solo.
- Recolha as folhas e flores caídas com a mão em vez de usar um ancinho. Ferramentas como esta podem perturbar o solo e expor sementes de ervas daninhas ao sol, fazendo com que elas brotem.
- Sempre recolha flores mortas e folhas caídas do solo ao redor da sua roseira. Elas podem não parecer grande coisa, mas caso se molhem e não sequem direito, vão acabar ficando cheias de fungos que podem infectar a planta.
- Examine a roseira e arranque todas as flores mortas. Você pode tirar as folhas e flores mortas da roseira com as mãos ou cortá-las fora com uma tesoura de jardinagem. Lembre-se de cortar o mais perto possível da gema.
- Remova as ervas daninhas em volta da roseira. Você também deve remover qualquer erva daninha que esteja crescendo em volta da planta. Segure a erva com firmeza, o mais perto possível da raiz, e dê um puxão. Lembre-se de arrancar a raiz para que as ervas daninhas não cresçam outra vez.
editarPodando a roseira
- Pode a roseira. Faça isto assim que o tempo começar a esquentar para que a planta não seja danificada por uma geada ou por um aumento súbito de temperatura.
- Também é necessário podar a roseira quando os botões começam a inchar. Veja se estão crescendo folhas novas na planta e se os botões estão ficando vermelhos.
- Às vezes, a poda depende do tipo de rosa que você está cultivando. Algumas devem ser podadas enquanto ainda estão dormentes. Outras, depois de florescerem. Pode a roseira no período de dormência se ramos novos surgirem durante a primavera, com botões na ponta. Mas se os botões estiverem crescendo em ramos velhos, faça a poda depois do florescimento.
- Use uma tesoura afiada, apropriada para jardinagem. Você pode acabar danificando os ramos se usar uma tesoura cega. Evite cortar em linha reta: faça um corte angular para que o ramo se recupere mais rapidamente.
- Corte fora todos os ramos mortos e doentes antes que eles infectem os saudáveis. Remova também os mais velhos, para que ramos novos cresçam no lugar.
- Saiba onde podar a roseira. Corte o centro da planta para aumentar a circulação de ar e a exposição ao sol. Assim, você se previne contra o crescimento fungos causados pelo acúmulo de umidade. Pode ramos centrais que não crescerem até a grossura desejada. O ideal é que eles fiquem maiores do que um lápis. Do contrário, devem ser podados.
- Pode os ramos velhos e mortos próximos ao pedaço em que eles encontram os galhos mais novos. Para saber se um ramo está morto ou doente, veja se ele tem folhas mortas e uma aparência seca e amarronzada.
- Pode a roseira se ela tiver crescido demais. Para saber se ela passou do tamanho adequado, veja se ela não está parecendo mais um arbustão, com um emaranhado de galhos. Quando ficam grandes demais, roseiras costumam dar ramos mortos e improdutivos. Não hesite em podar todos os ramos que achar necessário.
editarFertilizando a roseira
- Coloque nutrientes no solo. Para restaurar a saúde de uma roseira, fertilize o solo com uma quantidade apropriada de nutrientes. Regue-o e espalhe os ingredientes uniformemente em torno da roseira e em todo o resto do canteiro. Depois, regue o solo mais uma vez. Para fazer um fertilizante rico em nutrientes, siga a receita abaixo:
- 1 xícara de farinha de ossos ou de superfosfato.
- 1 xícara de farinha de sementes de algodão.
- ½ xícara de farinha de sangue.
- ½ xícara de farinha de peixe.
- ½ xícara de sulfato de magnésio.
- Lembre-se de que você pode fertilizar o solo antes da primavera, se precisar. A maior parte das pessoas aduba as roseira no começo da primeira. Mas caso você note que a planta começou a crescer mais cedo, você já pode fertilizá-la. As roseiras precisam de mais nutrientes quando estão crescendo e florescendo.
- Quando a roseira chegar no ápice da fase de crescimento, fertilize-a em um intervalo de quatro a seis semanas.
- Lembre-se de regar a roseira antes e depois de adubá-la para evitar que o fertilizante queime a planta.
- Coloque o adubo diretamente na base da planta. As folhas vão ficar queimadas e murchar se entrarem em contato direto com o fertilizante, então, aplique o adubo bem perto da raiz.
editarProtegendo e regando a roseira
- Cubra a área ao redor da roseira com uma camada de folhas secas de 3 cm a 5 cm de altura. Assim, o solo vai reter mais água para a raiz e evitar o nascimento de ervas daninhas que podem roubar a umidade e os nutrientes da roseira.
- Caso a área ao redor da roseira tenha um bom escoamento, você pode colocar um camada de folhas entre 5 cm e 10 cm de altura. Use uma camada mais fina se o escoamento não for bom. Isto serve para que a roseira não se afogue com o excesso de água.
- Caso tenha problemas com ervas daninhas, experimente fazer uma camada de jornal. O uso de jornal ou papelão é recomendado para quem costuma sofrer com as ervas daninhas. A técnica consiste em colocar uma camada de jornal ou de papelão no solo, ao redor da planta, e cobrir com folhas secas. Assim, você evita que as sementes de ervas daninhas sejam expostas ao sol e brotem.
- Regue a roseira adequadamente. Regue-a por 15 minutos seguidos, diariamente, no verão ou caso você more em algum lugar em que as temperaturas passem dos 30 graus. No inverno, regue a planta dia sim, dia não.
editarDicas
- Este passo a passo deve ajudar você a recuperar a saúde da sua roseira, livrando-se das causas dos problemas (ervas daninhas, ramos mortos e doentes) e dando à plantinha o cuidado e a nutrição necessários (folhas secas, fertilizante, água).
Comentários
Enviar um comentário