Como Consertar um Zíper Separado

Como Fritar Alimentos em uma Frigideira

A fritura é um método fácil de cozinhar envolvendo o aquecimento de óleo em uma frigideira pesada. É possível fritar praticamente qualquer coisa, incluindo verduras, carne e peixe. Existem diferentes métodos de fritura. O método básico envolve o uso do fogo baixo com um pouco de óleo na frigideira para cozinhar pedaços inteiros de carne e vegetais. A fritura rasa envolve o uso de mais óleo para cozinhar alimentos à milanesa como frango e berinjela com parmesão. O salteamento envolve o uso do fogo alto e um pouco de óleo para cozinhar carnes e verduras picadas. Após pegar prática, faça uma lista de todas as receitas que vai querer preparar!

editarPassos

editarFazendo frituras básicas

  1. Prepare uma frigideira pesada. Você também pode utilizar uma frigideira sauté ou uma comum. O ideal é que a frigideira tenha um fundo plano e laterais altas retas ou com declive. Utilize uma panela larga o suficiente para o alimento que pretende cozinhar, caso contrário terá problemas durante a fritura.[1]
    Pan Fry Step 1 Version 2.jpg
  2. Aqueça a frigideira em fogo médio ou alto. Se a frigideira não for antiaderente, aqueça-a antes de adicionar o óleo. Isso evitará que a carne grude ao fundo, além de aquecer o óleo mais rapidamente. A panela apenas levará de dois a três minutos para esquentar.[2]
    Pan Fry Step 2 Version 2.jpg
    • Caso a frigideira seja antiaderente, comece a aquecê-la já com o óleo.
  3. Adicione óleo. Uma ou duas colheres de sopa são suficientes. Vire a frigideira para distribuir o óleo sobre toda a superfície. O ideal é utilizar óleos sem sabor, como azeite de oliva, óleo de canola e óleo de amendoim, leve ou refinado.[3] Se possível, evite utilizar azeite de oliva extra virgem.
    Pan Fry Step 3 Version 2.jpg
    • O azeite de oliva extra virgem pode queimar na frigideira durante a fritura devido ao seu baixo ponto de fumaça. Ele começa a produzir fumaça ao atingir temperaturas entre 160 °C e 190 °C, diferentemente do azeite de oliva leve ou refinado, que produz fumaça aos 240 °C.[4] Como os alimentos começam a fritar à medida que a temperatura do óleo atinge entre 185 °C a 190 °C, o azeite pode começar a queimar antes mesmo da fritura começar, deixando a comida com um gosto amargo.[5] Caso não tenha outro óleo, seja cuidadoso ao utilizar o azeite. Caso ele comece a fumegar, tire-o do fogo e deixe-o esfriar antes de descartá-lo e tentar novamente.
  4. Espere o óleo esquentar. Caso adicione óleo à frigideira quente, ele esquentará dentro de um minuto. Caso o adicione à panela fria, ele pode demorar alguns minutos para esquentar. Alguns testes podem ser feitos para verificar se o óleo está quente o suficiente.
    Pan Fry Step 4 Version 2.jpg
    • Utilize um termômetro de cozinha para determinar a temperatura exata. Coloque a ponta de metal no óleo e espere cinco segundos para obter uma leitura precisa da temperatura. A temperatura do óleo deve ser de aproximadamente 185 °C.
    • Coloque o cabo de uma colher de pau no óleo. Algumas bolhas subirão até a superfície e estourarão quando o óleo estiver suficientemente quente.[6]
    • Caso não tenha uma colher de pau, você também pode despejar uma gota de água no óleo (não mais do que uma gota). A água começará a chiar e borbulhar quando o óleo estiver suficientemente quente. Esse método pode fazer o óleo pular, portanto seja cuidadoso.
    • Não saia de perto da frigideira enquanto ela estiver no fogo. Ela apenas levará alguns minutos para aquecer. Fique por perto para evitar que o óleo queime ou cause um incêndio.
  5. Adicione ingredientes ao óleo quente. Verifique se há espaço suficiente para cada pedaço do alimento. No caso da carne, os pedaços não devem tocar um ao outro. Deixe um pequeno espaço entre eles. Caso esteja cozinhando verduras, deixe apenas uma camada sobre a frigideira e evite que as verduras fiquem empilhadas. O alimento produzirá vapor durante o cozimento. Se a panela estiver abarrotada, o vapor não sairá, podendo deixar o alimento empapado.[7]
    Pan Fry Step 5.jpg
    • O lado do alimento que for posicionado na frigideira primeiro terá uma aparência mais agradável. Caso queira deixar o prato com um aspecto mais apresentável, posicione a parte redonda dos filés de frango virada para baixo primeiro, e no caso de peixes, posicione a carne virada para baixo (em vez da parte com pele).[8]
  6. Vire a carne durante a fritura. Se possível, utilize uma pinça em vez de um garfo. O garfo pode acabar perfurando a carne, fazendo com que ela perca parte do líquido. O tempo necessário de cozimento dependerá do tipo da carne. Será necessário estimar o tempo tomando como base o tipo e o tamanho do alimento. Virar a carne com muita frequência ou cedo demais pode estragá-la.
    Pan Fry Step 6.jpg
    • Espere em torno de quatro a seis minutos para virar bifes e filés de frango.[9][10]
    • Espere em torno de três a quatro minutos para virar filés de peixe e carne de porco.[11][12]
  7. Cozinhe até o ponto desejado. Pode ser uma boa ideia utilizar um termômetro para determinar se a carne está bem cozida. Insira o termômetro na parte mais grossa da carne. Uma alternativa é cortar a carne para verificar se ela está crua por dentro. Diferentes tipos de carne requerem diferentes temperaturas para que possam ser consumidas.
    Pan Fry Step 7.jpg
    • A temperatura interna do bife deve ser de 60 °C. Ele pode ser servido enquanto ainda estiver rosa por dentro, porém não vermelho.
    • A temperatura interna da carne de frango e de peru deve ser de 75 °C. A carne deve estar branca por dentro e não rosa. O líquido deve ter um aspecto transparente.
    • A temperatura interna da carne de porco deve ser de 60 °C. Por dentro, ela deve apresentar uma cor branca ou marrom, embora também possa ser ligeiramente rosa.
    • A temperatura interna do peixe deve ser de 60 °C. A carne deve se desmanchar facilmente quando espetada com um garfo.[13]
  8. Remova da frigideira. Utilize uma pinça se possível. A espátula também é uma boa opção. Coloque o alimento em um prato. Caso tenha cozido carne de porco ou bife, pode ser uma boa ideia deixar o alimento no prato por três minutos para preservar o líquido e aprimorar o cozimento.[14] Sirva imediatamente.
    Pan Fry Step 8.jpg

editarPreparando frituras rasas

  1. Adicione dois dedos de óleo a uma frigideira. O óleo deve cobrir metade das laterais do utensílio. Alguns óleos recomendados para esse tipo de fritura incluem óleo de canola, óleo vegetal, óleo de girassol e azeite de oliva leve.[15]
    Pan Fry Step 9.jpg
  2. Enfarinhe o alimento antes de fritar. Quando o óleo atingir a temperatura para fritura, o alimento deve estar em mãos. É possível verificar se o óleo está na temperatura apropriada utilizando uma colher de pau. O óleo começará a borbulhar em volta da colher quando atingir tal temperatura.
    Pan Fry Step 10.jpg
  3. Adicione o alimento ao óleo. Cada pedaço deve ter espaço suficiente na frigideira. Não deixe-a abarrotada, caso contrário o alimento não fritará bem. O alimento deve chiar ao entrar em contato com o óleo.[16] Caso isso não ocorra, o óleo ainda não está na temperatura apropriada. Espere um pouco antes de adicionar os próximos pedaços.
    Pan Fry Step 11.jpg
  4. Vire o alimento durante a fritura. Utilize uma pinça se possível. Você também pode utilizar um garfo, mas não é o ideal. Apenas vire o alimento uma vez para cozinhar a massa da maneira apropriada. Virar a carne com muita frequência ou cedo demais pode desmanchar a cobertura de farinha.[17]
    Pan Fry Step 12.jpg
  5. Transfira o alimento para uma toalha de papel. Após remover o alimento, coloque-o em uma toalha de papel. Você pode utilizar uma pinça ou uma espátula com fendas. O papel toalha absorverá o excesso de óleo, tornando a fritura mais crocante.[18] Deixe o alimento repousar um pouco para finalizar o cozimento. Sirva imediatamente.
    Pan Fry Step 13.jpg

editarSalteando alimentos

  1. Escolha uma panela wok. A panela wok é grande e possui declive nas laterais. Ela é ideal para esse tipo de fritura, pois possibilita o cozimento em estágios. Embora também seja possível utilizar uma frigideira, os resultados serão menos consistentes e saborosos.[19]
    Pan Fry Step 14.jpg
  2. Corte a carne e as verduras. O salteamento envolve o corte dos alimentos antes do cozimento. Todos os pedaços cortados devem ter aproximadamente o mesmo peso e tamanho para garantir um cozimento mais uniforme. Deixe-os cortados e preparados antes de começar a aquecer a panela.[20]
    Pan Fry Step 15.jpg
  3. Aqueça de uma a duas colheres de sopa de óleo. A panela deve ser aquecida em fogo alto. O salteamento exige uma temperatura mais alta do que os outros tipos de fritura. O óleo de amendoim é o mais recomendado para esse tipo de fritura, embora os óleos de canola e vegetal também possam ser usados.
    Pan Fry Step 16.jpg
  4. Adicione os ingredientes. Primeiramente, toste a carne na frigideira, virando-a após um minuto de cozimento, até que ambos os lados estejam dourados. Adicione verduras em seguida. Lembre-se de que algumas verduras como o brócolis, o milho pequeno e a cenoura levam mais tempo para cozinhar do que outras e devem ser adicionadas primeiro. Em seguida, adicione verduras macias como repolho-china ou cogumelos.[21]
    Pan Fry Step 17.jpg
  5. Jogue os ingredientes na panela. Utilize uma colher de madeira para misturar, virar e mexer os alimentos. É importante que os ingredientes cozinhem de maneira uniforme. Se algum alimento parecer mais cozido do que os outros, empurre-o para uma parte mais fria da panela, dessa forma evitando que ele queime.
    Pan Fry Step 18.jpg
  6. Despeje o molho na panela. Deixe o molho fumegar e cozinhar juntamente com as verduras. Mexa bem para que o molho cubra todos os ingredientes. Existem vários tipos populares de molho os quais podem ser preparados ou comprados, como:
    Pan Fry Step 19.jpg
    • Molho de soja.
    • Molho de soja com gengibre.
    • Molho de laranja.
    • Molho de hoisin.
    • Molho de feijão preto.
  7. Sirva. Você pode servir a receita juntamente com arroz, macarrão ou sem acompanhamento. Coma enquanto ainda estiver quente ou resfrie para servir mais tarde. Os alimentos salteados podem ser armazenados na geladeira. Quando for servir a receita, reaqueça no micro-ondas ou coma sem esquentar.
    Pan Fry Step 20.jpg
  8. Pronto!
    Pan Fry Final.jpg

editarDicas

  • Retire o excesso de umidade da carne e das verduras antes de adicioná-las à frigideira. A barreira criada pela umidade compromete o processo de fritura.
  • Todos os tempos de cozimento mencionados nesse artigo são apenas estimativas. Siga as instruções da receita em questão.

editarAvisos

  • Não adicione água, tampe ou abarrote a frigideira.
  • Não aqueça superaqueça o óleo. Se o óleo soltar fumaça, é sinal de que esquentou demais.

editarMateriais Necessários

  • Frigideira pesada.
  • Panela wok.
  • Óleo de cozinha (azeite de oliva e óleo de canola são os mais recomendados).
  • Carne ou verduras.
  • Fogão.

editarFontes e Citações


Erro de citação <ref> tags exist, but no <references/> tag was found


$2

Comentários