- Obter link
- X
- Outras aplicações
Publicada por
Filipe heitor
em
- Obter link
- X
- Outras aplicações
É possível reproduzir fogo de várias formas. Esse artigo demonstrará algumas maneiras criativas e diferentes de fazê-lo por conta própria e de maneira segura. Essa divertida, interessante e, de certa forma, romântica atividade pode ser feita com família e amigos. Construir um isqueiro caseiro é um projeto simples e criativo. Basta seguir os passos abaixo.
editarPassos
editarCriando um isqueiro utilizando uma pilha e alumínio
- Tome precauções de segurança. A segurança é, obviamente, um aspecto importante ao lidar com projetos envolvendo fogo, no entanto, vale lembrar que você também lidará com descargas elétricas e pilhas, as quais possuem componentes perigosos.
- Use luvas. Embora os prisioneiros da série "Orange is the New Black" não tenham tido acesso a muitas medidas de segurança ao criarem o infame isqueiro, no seu caso será necessário tomar precauções para proteger as mãos.
- Mantenha um extintor de incêndio e um cesto de lixo por perto. Caso precise descartar as pilhas, lembre-se de separá-las para reciclagem. Em alguns locais é obrigatório reciclar pilhas. Se for o caso da sua região, é possível que haja algum procedimento específico a ser seguido para descartar as pilhas usadas.
- Descarte a pilha imediatamente caso ela comece a vazar. O líquido da pilha pode ser um ácido perigoso e corrosivo.
- Use pilhas novas. É importante utilizar uma pilha que não esteja vazando. Além disso, você precisará de uma carga para gerar a chama. A maioria das pilhas serve, mas a pilha AA alcalina é a mais comum e possui o tamanho mais apropriado para esse projeto.[1] Se possível, use duas pilhas ou uma pilha de 9 volts, tendo em vista que uma única pilha AA pode não providenciar energia suficiente.[2]
- Prepare o alumínio. Você precisará de alumínio para criar o isqueiro. Caso não tenha papel alumínio na cozinha, você também pode utilizar embrulhos de balas ou o alumínio de um isqueiro para cigarros, por exemplo.[3]
- Se optar pelas pilhas AA, dobre o pedaço de alumínio para formar uma faixa de 1 cm de largura e 8 cm de comprimento. Dessa forma, uma pequena "ponte" será formada por cima da pilha após conectar cada extremidade.
- Crie uma faixa de metal pequena o suficiente para esquentar com facilidade, mas não pequena a ponto de queimar ou quebrar.[4]
- Pode ser necessário experimentar diferentes tamanhos e formatos para ver o que funciona melhor.
- Prepare uma fonte de transferência. Esse tipo de chama se inicia e apaga rapidamente. Caso queira preservar a chama, tenha uma fonte disponível, para a qual você possa transferir o fogo.
- Folhas de papel, jornal e folhas secas são boas opções.
- É importante transferir o fogo em vez de deixá-lo na pilha, pois ela pode explodir.
- Encontras os lados positivos e negativos da pilha. A maioria das pilhas possui sinais indicando qual lado é positivo ou negativo. No caso da pilha AA e outras baterias cilíndricas, o lado positivo (+) - conhecido como cátodo - possui uma pequena protuberância convexa, enquanto o lado negativo (-) - conhecido como ânodo - é o inverso, ou seja, possui uma concavidade na qual a protuberância do lado positivo se encaixa.
- Prenda o alumínio. Quando estiver pronto para acender a chama, prenda uma das extremidades do alumínio ao lado negativo da bateria. Em seguida, cuidadosamente prenda o outro lado à extremidade positiva e voilà! Fogo!
editarCriando um isqueiro a partir de um apoio para lápis
- Encaixe uma extremidade do apoio a uma bola de alumínio. Use um apoio para lápis feito de espuma, o qual tenha cerca de 4 cm de comprimento. O apoio não deve ser do tipo ergonômico que dobra facilmente. Utilize um que seja firme e reto. Forme uma pequena bola de papel alumínio. Ela deve ser grande o suficiente para cobrir o buraco em uma das extremidades do apoio, ficando apertada dentro do espaço.
- Rasgue pedaços de algodão para formar pequenas bolas. Os pedaços devem ser do tamanho de ervilhas. Em seguida, aplique uma pequena camada de vaselina ou outro tipo de petrolato aos pedaços. O líquido se tornará combustível após o aquecimento.[5]
- Coloque o algodão dentro do apoio. Insira o algodão da extremidade aberta do apoio até a bola de alumínio do outro lado. Adicione algodão até encher o cilindro.
- Insira um clip de papel. Desdobre um clip de papel com as mãos e insira-o até um quarto do apoio de isopor, a partir do lado com a bola de alumínio. Será necessário apertar o clip entre a bola de alumínio e a superfície interna do apoio.
- Enrole dois elásticos, apertando-os em volta do apoio. Utilize elásticos com cerca de 2 cm de comprimento.[6] Enrole um elástico aproximadamente um centímetro abaixo da extremidade superior do apoio e outro elástico um centímetro abaixo da extremidade inferior. Isso servirá para manter o mecanismo preso, providenciando a base para embrulhar o apoio com alumínio.
- Embrulhe o apoio com alumínio. Utilize uma faixa longa de papel alumínio com uma largura semelhante à de um dedo. Enrole o alumínio em volta da circunferência do apoio, de cima para baixo.
- Prenda o alumínio com os elásticos. Enrole os elásticos sobre o alumínio, em volta do apoio. Utilize um elástico para enrolar em volta da parte de cima e outro para enrolar em volta da parte de baixo do apoio. Deve haver aproximadamente um centímetro de espaço entre o elástico e a extremidade do apoio.
- Acenda a parte superior do lado de dentro do apoio. O isqueiro caseiro está pronto. As bolas de algodão servirão como pavio para derreter e acender o petrolato. Segure o isqueiro pela parte de baixo do clip de papel. Acenda a outra extremidade do apoio com um fósforo.
editarDicas
- Caso o isqueiro não acenda:
- Tenha em mente que as pilhas devem estar completamente carregadas.
- Tente mudar a quantidade ou o formato do alumínio utilizado.
- Use uma pilha carregada de alta voltagem, como uma de 9 volts.
- Use duas pilhas em vez de uma. Nesse caso, prenda uma extremidade do alumínio ao cátodo de uma pilha e a outra ao ânodo da segunda pilha.
editarAvisos
- Tome cuidado para a pilha não pegar fogo, pois ela pode explodir.
- Peça ajuda a um responsável maior de idade.
- Pode ser uma boa ideia realizar esse projeto na pia.
- O fogo é perigoso. Tome cuidado durante esse projeto.
editarMateriais Necessários
- Um apoio de isopor para lápis.
- 4 elásticos (com aproximadamente 2 cm de comprimento).
- Uma faixa longa de papel alumínio.
- Clip de papel.
- Vaselina.
- Alumínio.
- 2 pilhas AA ou uma pilha de 9 volts (para o isqueiro feito de pilhas e alumínio).
- Embrulho de balas ou papel alumínio (para o isqueiro feito de pilhas e alumínio).
editarFontes e Citações
- Vídeos fornecidos por TheBestHobbiesBlog.
Erro de citação <ref>
tags exist, but no <references/>
tag was found
- $2
Comentários
Enviar um comentário