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Publicada por
Filipe heitor
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Escrever uma sinfonia é talvez a tarefa mais ambiciosa a que um compositor pode se propor. Embora Mozart compusesse sinfonias ainda menino, para a maioria das pessoas, todo o processo de composição leva meses ou anos. É claro que a complexidade do formato não pode ser abarcada por um artigo breve como este, mas ele o ajudará a planejar, compor e revisar sua sinfonia.
editarPassos
editarPlanejando a sinfonia
- Inspire-se. A etapa mais importante do processo de composição é uma ideia. Para se ter ideias, é preciso pensar com criatividade: agende uma sessão musical com seus amigos instrumentistas e improvise algumas melodias. Releia antigos diários para relembrar sentimentos e experiências que você possa usar neste trabalho.
- Leve um caderno consigo todo o tempo para registrar ideias. Sempre que uma ideia surgir, escreva-a imediatamente para não se esquecer dela.[1]
- Ouça compositores que você admire. Pratique compor sua música como os seus ídolos compunham as deles. Inspirar-se em alguém não é plágio, e essa inspiração, combinada à sua visão de mundo, fará com que a música tenha uma sonoridade inconfundivelmente sua.[2]
- Use como referência um corte transversal de sinfonias diversas. Diferentes compositores lançam mão de diferentes estilos e técnicas. Ouvir sinfonias de vários estilos o ajudará a escrever a sua própria, portanto. Consulte a lista da Wikipédia de compositores de música erudita, que você pode encontrar buscando esses termos no Google. Trata-se de uma lista abrangente que elenca compositores da era barroca até a contemporaneidade, muitos deles relativamente desconhecidos.[3]
- Escolha os temas. Bem resumidamente, uma sinfonia é uma história narrada em música e, como tal, deveria ter personagens ou temas. Esses temas são desenvolvidos em diferentes escalas ao longo da peça, recurso que recebe o nome de exposição.[4]
- Escolha temas complementares, como o bem contra o mal.
- Crie um esquema. As sinfonias têm, tradicionalmente, quatro movimentos, cada qual dotado de um formato diferente.[5] O primeiro tende a ser uma sonata. O segundo, que em muitas peças é mais lento, costuma consistir de uma série de variações. O terceiro é habitualmente um minueto ou um scherzo e trio. O quarto movimento serve para dar à sinfonia um senso de desfecho e no mais das vezes segue a forma do rondó.
- No esquema, liste tudo o que deseja alcançar com a sinfonia, o que pode incluir suas inspirações, emoções, a forma, a escala e os temas. Atribua essas características a cada um dos movimentos.
- Não tenha medo de criar sua própria forma. Sinta-se livre para destoar da tradicional divisão em quatro movimentos, se você assim desejar. Há compositores que trocam o segundo e o terceiro movimentos de lugar. Existem sinfonias de três movimentos, nas quais o minueto é normalmente a parte omitida. Também já foram criadas sinfonias de cinco movimentos, em que se adiciona uma marcha, ou até mesmo um scherzo ou um minueto, entre os movimentos terceiro e último. Algumas sinfonias, inspirando-se na nona de Beethoven, têm mais do que cinco movimentos; sendo a sinfonia Romeu e Julieta, de Berlioz, e as obras de Mahler algumas das mais famosas dentre essas. Mais raras ainda são as de dois movimentos. Desde a era romântica, sinfonias usualmente têm uma progressão temática que arremata todos os movimentos, que é outro aspecto que você pode imitar ou rejeitar.[6] Seja criativo e divirta-se.
editarCompondo a sinfonia
- Reúna os materiais. Para notar a música, você precisará de papel com pauta e um instrumento de escrita, como lápis ou caneta, ou de algum software de composição musical. Notar a música à mão é complicado, pois, para ouvir suas composições, você tem de saber tocar um instrumento musical ou encontrar alguém que saiba.[7] Já com o software de notação musical, pode-se ouvir o que se cria em tempo real por meio do recurso de playback.
- Alguns exemplos de softwares para composição: Sibelius First, Finale e MagicScore Maestro.[8]
- Quem está à procura de um software gratuito pode usar o MuseScore ou o Lilypond.
- Se você toca ou tem acesso a um instrumento, pode executar as melodias que imagina para saber como elas soam antes de notá-las.
- Comece a escrever. Usando o esquema que criou anteriormente, elabore cada um dos movimentos. Ao longo do processo de composição, será necessário fazer escolhas constantes quanto à técnica e ao estilo. Alguns desses aspectos incluem:[9]
- Dinâmica;
- Ritmo;
- Intervalos;
- Harmonias;
- Desenvolvimento do tema;
- Contraponto;
- Melodia vocal dominante;
- Orquestração.
- Atribua melodias a diferentes instrumentos. A maioria das sinfonias é composta para estes grupos de instrumentos: cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo), sopro (duas flautas, dois oboés, dois clarinetes e dois fagotes), metais (duas trompas e dois trompetes, quando se trata de uma pequena orquestra) e percussão (dois tímpanos, triângulo, chimbal). Todos esses grupos formam uma pequena orquestra. Uma orquestra de tamanho médio tem mais um flautim, um corne inglês, um clarinete baixo e um contrafagote no grupo de sopro; o número de trompas é dobrado, e são adicionados três trombones e uma tuba ao grupo dos metais; e há ainda instrumentos de percussão extras. Se você puder expandir sua orquestra, faça-o.
- Não é preciso limitar-se à instrumentação tradicional. Caso queira se valer de instrumentos menos comuns e contanto que haja músicos habilidosos para tocá-los, você pode adicioná-los à sinfonia como um pintor adiciona cores à tela (por exemplo, substituindo um instrumento tradicional por outro não tradicional). Sabe-se que o inventor dos instrumentos da família do saxofone (que têm escala de Bb ou Eb) os projetou para orquestras e bandas militares. Também é possível incluir instrumentos redescobertos recentemente, como a viola de gamba e o oboé da caccia.
- Existem sinfonias com acompanhamento vocal.[10] Tente atribuir as mesmas melodias a instrumentos diferentes em momentos diversos da música para consolidar o motivo.[11]
- Preste atenção às camadas e às texturas. Nunca deve haver mais do que cinco camadas de melodias ocorrendo simultaneamente.[12]
editarEditando a sinfonia
- Afaste-se da sinfonia por alguns dias. Nesse ínterim, pense em outras coisas. Distanciar-se faz com que você volte à música com a cabeça fresca, tornando possível uma edição com um ouvido mais alerta.[13]
- Reouça e revise. Execute a sinfonia de novo. Tire tudo o que não se alinhe à sua visão artística. Caso fique com a sensação de que a obra é muito longa ou muito curta, ajuste-a de acordo.
- Tente executar a sinfonia no piano. Mesmo quem não é um pianista habilidoso provavelmente será capaz de executar as melodias. Tocar as próprias músicas é útil para o compositor, pois o ajuda a avaliar se elas não estão muito tumultuadas, e a tomar nota do que acontece em todas as harmonias da música, em todos os momentos.[14]
- Convide amigos e músicos de confiança que possam oferecer o ponto de vista deles sobre sua sinfonia. Ouvir a sinfonia de cabo a rabo pode trazer novas inspirações, e seus amigos e instrumentistas podem fazer sugestões de mudanças às quais você nunca chegaria sozinho.
- Ouça as sugestões deles sem uma postura defensiva: eles estão apenas tentando ajudar, e você não precisa implementar as sugestões com que não concordar.[15]
editarDicas
- Compor uma sinfonia pode levar centenas de horas. Não se apresse e trabalhe no seu próprio ritmo.
- Se você é um compositor iniciante, comece elaborando sinfonias simples e aumente a complexidade delas gradativamente.
- Estude música. Estude as partituras das sinfonias de que você gosta. Ouça-as constantemente, analisando a progressão, o ritmo e o movimento das melodias. Quanto mais arte você absorver, melhor.
editarAvisos
- Não perca as esperanças. Escrever uma sinfonia é um processo terrivelmente difícil, uma empreitada enorme. Só o fato de você tentar já é o bastante para ter orgulho de si.
editarMateriais Necessários
- Conhecimento avançado em teoria musical;
- Papel com pauta;
- Lápis ou caneta;
- Software de notação musical;
- Teclado e microfone para a gravação.
editarFontes e Citações
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