Como Consertar um Zíper Separado

Como Cantar Notas Graves

Você é uma soprano ou um tenor que deseja se desenvolver e atingir notas graves? Embora sua zona de conforto seja nos agudos, desenvolver a sua extensão vocal pode ser o segredo para se tornar uma estrela do canto. Com a prática, você será capaz de cantar desde as notas mais agudas, até as mais graves.

editarPassos

editarTrabalhando na sua técnica

  1. Compreenda os registros vocais. As vozes têm até três registros, que são o de peito, o de cabeça e o misto. Cada registro corresponde à extensão de notas que você é capaz de cantar em uma determinada região do corpo.[1]
    Sing Low Notes Step 1 Version 2.jpg
    • A voz de cabeça é o registro mais alto (agudo) da voz de canto. Ao cantar notas agudas, as vibrações ressonam no topo da cabeça ou do crânio. Coloque uma mão no topo da cabeça e outra na nuca ao cantar notas altas para sentir as vibrações.[2]
    • A voz de peito é o registro mais baixo (grave) da voz de canto. Ao cantar notas graves, as vibrações se concentram no tórax.
    • A voz mista é a mistura da voz de peito e da de cabeça. Dependendo da sua extensão, pode se parecer mais com uma do que com outra. Esse é o ponto onde sua voz vai transitar de um registro para o outro para cantar as notas corretamente.[3]
  2. Determine se sua voz é de peito ou de cabeça. Todo mundo tem um registro de voz natural. Algumas pessoas tem voz mais nasal, enquanto outras tem voz de peito. Se sua voz é nasal, é provável que tenha mais facilidade com notas agudas e mais dificuldade com notas graves. Se você tem uma voz de peito, então, deve ter mais facilidade com notas graves.
    Sing Low Notes Step 2.jpg
    • Coloque a mão no nariz. Fale consigo mesmo. Depois, coloque a mão sobre o peito. Fale novamente. Onde você sente a vibração? Se ela é mais forte no nariz, sua voz é nasal; se ela é mais forte no peito, sua voz é de peito. Se você sente vibrar em ambas as áreas, então, sua voz é mista e você pode atingir tanto notas agudas quanto graves.[4]
  3. Relaxe suas cordas vocais. Suas cordas vocais precisam estar relaxadas para cantar.[5] Cordas vocais tensas não conseguem atingir as notas corretamente. Ao subir nas notas, sua voz deve ter menos som e força, senão, vai parecer que você está gritando.[6]
    Sing Low Notes Step 3.jpg
    • Aquecer a voz antes de cantar ajuda a relaxar os músculos. O sangue circula melhor e os músculos se soltam, permitindo que você cante com mais facilidade.
    • Tente relaxar suas cordas vocais com um suspeito. Deixe o suspiro ir da nota mais alta para a mais baixa conforme vocaliza. Mova os ombros em círculos para liberar a tensão e, depois, mexa seu pescoço de lado a lado. Às vezes, é possível relaxar as cordas vocais ao reduzir a tensão na região.[7] Experimente, também, mover a cabeça para trás e olhar para cima enquanto abre a boca. Solte os ombros e relaxe.[8]
    • Expanda as costas conforme inala e relaxa as cordas vocais. Isso é principalmente útil ao fazer a transição entre notas agudas e graves.
    • Treine-se para relaxar os músculos externos da laringe. Para cantar corretamente, só é preciso utilizar os músculos internos.[9]
  4. Evite que as notas fiquem no fundo da garganta. Ao cantar, é preciso deixar as notas subirem utilizando os músculos internos da garganta. Se a voz não sobe, os músculos ficam rígidos e você sentirá que está forçando a voz, o que é prejudicial à garganta. Sempre que suas notas forem emitidas no lugar errado, você vai senti-las na garganta e não na cabeça. Ao ativar seus músculos de deglutição, você será capaz de limitar a qualidade do seu tom, além da sua extensão vocal.
    Sing Low Notes Step 4.jpg
    • Ao cantar, coloque as mãos sobre as bochechas. Tente manter o som acima delas. Isso ajudará as notas a não caírem de volta na garganta.
    • Visualize que você está subindo a voz ao cantar uma nota grave. Isso pode ajudar a controlar a vontade de deixar a nota descer.[10]
  5. Beba água. A água ajuda a relaxar as cordas vocais. Depois de beber, encontre a nota mais confortável para você. Faça um som de “ ah” e deixe a voz fluir. Tente fazer intervalos de cinco ao descer para as notas mais graves. Continue bebendo água para manter as cordas vocais relaxadas.
    Sing Low Notes Step 5.jpg
    • Não force a voz para emitir notas mais graves. A transição deve ser natural. Se o som parecer estranho ou sua garganta estiver doendo, pare.
  6. Apoie as notas graves. Cantar notas mais graves requer menos força e elas terão menos volume. Às vezes, ao cantar notas graves, as costelas não se expandem como deveriam. Isso gera menos força e menos apoio para sustentar as notas.[11]
    Sing Low Notes Step 6.jpg
    • Respire corretamente ao cantar notas graves. Respire com o diafragma e o abdômen, expandindo as costelas sem soltar.
    • Empurre a barriga ao cantar a nota.
  7. Aprenda a trocar da voz de cabeça para a voz de peito. Ao cantar notas altas e baixas, é preciso saber realizar a transição entre elas corretamente. Se continuar cantando da mesma maneira conforme vai se aproximando das notas mais graves, você chegará em um ponto onde as notas ficarão com um som péssimo. [12] É nesse ponto em que você deve alternar da voz de cabeça para a voz de peito.
    Sing Low Notes Step 7.jpg
    • Conforme passa da voz de cabeça para a voz mista, o som vai ficando mais grave. A cada nota, vai parecer que sua voz está saindo da cabeça e indo em direção à boca ou ao peito. Pratique escalas decrescentes até que possa alternar entre a voz de cabeça, a voz mista e, finalmente, a voz de peito até atingir as notas mais graves.[13]
  8. Aceite os limites da sua voz. Nem todas as vozes podem fazer as mesmas coisas. Talvez, caso seja uma soprano, você não consiga cantar notas graves. Isso pode ser frustrante, mas você deve se concentrar em aperfeiçoar o dom que recebeu.[14]
    Sing Low Notes Step 8.jpg

editarPraticando exercícios vocais para atingir notas graves

  1. Sinta a ressonância no seu rosto. Ao sentir a ressonância enquanto canta notas graves, você será capaz de controlá-las. Isso é especialmente importante caso você não queira perder o controle das notas. Comece murmurando. É provável que você sinta algum tipo de vibração no rosto. Se não sentir, balance a cabeça levemente de um lado para o outro até relaxar a garganta. Continue praticando até sentir a ressonância.
    Sing Low Notes Step 9.jpg
    • Ao sentir a ressonância, segure a nota no meio da sua extensão cantando “Mi”. Gradualmente, desça a escala e cante “Mis” mais graves.
    • O volume vai abaixar, mas a vibração no rosto deve permanecer e as notas ficarão afinadas.[15]
  2. Aumente sua extensão. Para cantar notas mais graves, você deve aumentar a sua extensão vocal. Isso deve ser feito aos poucos para não prejudicar a voz. Trabalhe uma nota de cada vez. Cada nota deve ter o som correto, com apoio e conforto. Não prossiga na extensão do registro caso as notas estejam forçadas, sem apoio ou desafinadas.
    Sing Low Notes Step 10.jpg
    • Aumente sua extensão com breves exercícios onde você deve cantar com intervalos de meio tom ou um tom por vez.[16]
  3. Tente falar a palavra. Muitas pessoas falam com voz de peito em vez da voz de cabeça. Para atingir notas graves, tente falar palavras em um registro mais grave. Isso pode ajudar suas cordas vocais a ficar na posição correta.[17]
    Sing Low Notes Step 11.jpg
    • Depois de falar as palavras, tente cantá-las. Suas cordas vocais provavelmente estarão posicionadas corretamente para cantar na voz de peito.
    • Se for fazer a transição de notas agudas para graves, pense em falar as palavras. Posicione a boca para falar as palavras, mas, em vez disso, cante-as. Isso ajudará você a atingir as notas corretamente. Ao praticar a fala e depois o canto, será mais fácil compreender o posicionamento correto das cordas vocais.
  4. Dê leves tapinhas no peito ao cantar. Bater levemente no peito enquanto canta pode ajudar você a sentir a vibração, que indica que você está cantando com a voz de peito. O objetivo deste exercício é sentir o som vibrando no peito para garantir que você está cantando as notas graves corretamente.
    Sing Low Notes Step 12.jpg
  5. Estude com um professor de canto. Professores de canto são capacitados para ajudá-lo a melhorar sua técnica. Eles podem ajudar você a desenvolver sua extensão corretamente sem prejudicar as cordas vocais.
    Sing Low Notes Step 13.jpg
    • Não importa qual é o seu nível de experiência no canto. Se estiver disposto a expandir sua extensão vocal, um profissional também pode apontar as áreas onde você deve melhorar e sugerir exercícios para isso.

editarDicas

  • Muitas pessoas curvam a cabeça para baixo ao cantar notas graves. Evite fazer isso, pois causa pressão nas cordas vocais. Fique com o queixo erguido.
*Pratique as vogais das oitavas centrais às mais baixas e grave sua voz. Faça isso diariamente e veja se você está melhorando.

editarFontes e Citações


Erro de citação <ref> tags exist, but no <references/> tag was found


$2

Comentários