- Obter link
- X
- Outras aplicações
Publicada por
Filipe heitor
em
- Obter link
- X
- Outras aplicações
Uma coleira eletrônica para adestramento à distância é um dispositivo que aplica descargas elétricas no pescoço de um cão com a finalidade de fornecer um estímulo. Ela possui wireless, alimentação a pilhas, e geralmente vem com um transmissor que envia um sinal à coleira. O choque que a coleira aplica tem a intenção de dar um leve estímulo, semelhante ao que você sente quando recebe um choque estático. O choque é administrado quando o cão está tendo comportamentos indesejáveis, e tem a função de prevenir esse comportamento no futuro. As coleiras eletrônicas para adestramento permitem que você adestre seu cão com uma punição positiva à distância e fornece a capacidade de treinar seu cão quando ele não puder ver ou escutar seus comandos.
editarPassos
editarUsando uma coleira eletrônica para adestramento à distância
- Leia as instruções que acompanham a coleira. Faça isto antes de colocá-la em seu cão. Existem muitos modelos diferentes de coleiras eletrônicas para adestramento disponíveis, e você precisa saber como operar a coleira antes de testá-la em seu cão.
- Coloque as pilhas na coleira e no transmissor. Confira se o sistema está desligado e ajuste para o mínimo antes de prender no cão. Dessa forma, você evitará dar um choque acidental em seu cão.
- Prenda a coleira no pescoço do seu cão. Algumas coleiras possuem pequenas pontas que precisam tocar a pele do cão, mas elas não devem causar desconforto. Verifique se a coleira está ajustada o suficiente para não cair e que as pontas estejam encostando no pescoço do cão, mas tome cuidado para não apertar demais e ficar desconfortável para o cão ou dificultar sua respiração.
- Deixe seu cão com a coleira por uma semana antes de ligá-la.[1][2] Não utilize a coleira logo de imediato. Ao invés disso, deixe que seu cão se acostume com ela. Dessa forma, o cão associará a coleira com bons momentos e brincadeiras, ao invés de punição.
- A intenção por detrás do uso de uma coleira eletrônica é fazer com que o cão pense que o comportamento negativo que você está tentando evitar está gerando o choque, e não a coleira. Caso você ponha a coleira no cão e logo em seguida comece a aplicar choques, o cão poderá rapidamente associar que o problema é a coleira.[3]
- Comece a usar sua coleira eletrônica para adestramento à distância. Inicie no nível mínimo de estímulo e observe seu cão quando você ativar. As orelhas do cão podem se contorcer ou ele pode mover sua cabeça como se estivesse tentando se afastar da coleira.
- Caso o seu cão não esteja reagindo ao estímulo mínimo aplicado, aumente lentamente o transmissor para o próximo nível e tente novamente.
- Reforce os comandos que seu cão compreende. Ao treinar seu cão com uma coleira eletrônica, comece com comandos que ele já conhece. Fale o comando, tal como senta ou fica, e aguarde até seu cão obedecer. Pressione o botão em seu transmissor e repita o comando se o seu cão não estiver prestando atenção.
- Ajuste o transmissor para o menor nível de estímulo que seu cão reage. Sua intenção ao usar uma coleira eletrônica é treinar seu cão, e não o machucar.
- Elogie seu cão assim que ele obedecer. Recompense com um carinho dizendo “bom garoto”, ou com um petisco. Ao adestrar, cães você deve reforçar bons comportamentos com uma recompensa.
- Controle maus comportamentos. Você pode usar uma coleira eletrônica para controlar comportamentos agressivos ou indesejáveis. Por exemplo, caso seu cão cave buracos no quintal sempre que deixá-lo do lado de fora, esteja pronto para usar a coleira eletrônica para adestrá-lo. Quando o cão começar a cavar, ou iniciar qualquer comportamento indesejável, ative o transmissor. Não pressione o botão por mais de 3 segundos, e não o aperte repetidas vezes. A intenção é adestrar seu cão, não feri-lo.
- Não deixe que seu cão o veja. Você não quer que seu cão saiba que é você que está causando a sensação desconfortável no pescoço quando ele começa a cavar. Em vez disso, você quer que seu cão associe a sensação com o mau comportamento.
editarEntendendo as discussões acerca das coleiras eletrônicas
- Entenda os argumentos a favor do uso de coleiras eletrônicas. Os defensores do uso de coleiras eletrônicas declaram que as coleiras dão apenas um leve choque, semelhante a um choque estático ocasionado pela acumulação estática, e que isso não machuca o cão.[4] Eles também argumentam que essas coleiras na verdade dão bastante liberdade aos cães, pois você terá uma maneira de controlar seu cão quando ele estiver sem a coleira tradicional.[5]
- Existe certa discussão entre aqueles que usam coleiras eletrônicas sobre quando as coleiras deveriam ser usadas. Alguns declaram que as coleiras deveriam ser utilizadas apenas em cães que tenham graves problemas de comportamento, por exemplo, para mudar comportamentos que põem o cão em risco. Há outros que usam as coleiras para correção de comportamento, como quando um cão vai em direção ao jardim e o dono liga a coleira para ensinar ao animal que determinado comportamento é errado. Há outros ainda que utilizam a coleira para induzir o cão a comportamentos positivos, tais como sentar, ficar ou deitar.[6]
- Entenda os argumentos contra o uso de coleiras eletrônicas. Aqueles que se opõem ao uso de coleiras eletrônicas declaram que há uma chance grande de mau uso e abuso ao usar uma coleira que dá choques.[7] Além disso, os adversários argumentam que outros sistemas de treinamento, tais como simples reforços positivos para comportamentos, podem ser igualmente eficazes.[8] Enquanto o reforço positivo faz o adestramento em relação à escolha de comportamento do cão, a punição positiva com um choque força um cão a escolher entre dor e comportamento.
- Decida se usar uma coleira eletrônica em seu cão é o adequado para vocês dois. Tome a decisão por si mesmo se você acha que uma coleira eletrônica irá ajudar seu cão a aprender o que ele não deveria fazer. Caso opte por utilizá-la, siga as instruções do fabricante e use a coleira de forma correta: não como uma punição, mas sim para reforçar comportamentos.
editarDicas
- Não deixe uma coleira eletrônica para adestramento no pescoço de seu cão por mais de 12 horas seguidas, pois ela pode irritar o pescoço do animal.
- Lembre-se de não apertar o botão após o mau comportamento haver acabado. Você deve fazer isso imediatamente no início. A melhor coisa que você pode fazer é usar vibração logo antes do choque. Uma vez que seu cão saiba o que a vibração significa, ele vai começar a se comportar. Boa sorte.
editarAvisos
- Existem pessoas que acham que você nunca deveria usar uma coleira eletrônica ou coleira de choque para adestrar seu cão.
editarFontes e Citações
Erro de citação <ref>
tags exist, but no <references/>
tag was found
- $2
Comentários
Enviar um comentário