- Obter link
- X
- Outras aplicações
Publicada por
Filipe heitor
em
- Obter link
- X
- Outras aplicações
A vitamina E é um nutriente natural, com propriedades antioxidantes.[1] Ela é secretada na superfície da pele e promove a boa saúde dermatológica e capilar, sendo parte do sebo, um substância oleosa natural secretada pelas células glandulares da pele. A vitamina E pode fornecer diversos benefícios, incluindo a remoção de substância perigosas da pele e do couro cabeludo, absorção da radiação ultravioleta do sol e proteção contra queimaduras solares, promoção do crescimento saudável do cabelo, desaceleração da perda de fios e do processo de transformação dos fios para brancos ou grisalhos.[2] Você poderá usar o óleo de vitamina E no lugar de um condicionador, administrá-lo apenas em pontas quebradiças ou utilizá-lo como forma profunda de condicionamento.
editarPassos
editarPreparando-se para usar o óleo de vitamina E
- Escolha uma forma natural do óleo de vitamina E. O corpo pode absorver e utilizar as formas naturais desse nutriente; a forma sintética é chamada de acetato de tocoferol, que pode reagir com alguns produtos de beleza, e não é recomendado. As variações naturais podem ser encontradas em lojas de produtos naturais, no corredor de vitaminas de uma boa loja ou pela internet. Alguns óleos utilizados na alimentação também possuem a vitamina E, como o de girassol, amêndoas e o de gérmen de trigo.[3]
- Antes de utilizá-lo, teste o óleo na sua pele. Certos indivíduos são sensíveis ao óleo de vitamina E, portanto, é sensato pingá-lo em sua pele antes de aplicá-lo no cabelo. Além disso, você pode desenvolver sensibilidade ao óleo de vitamina E com o passar do tempo, exigindo atenção com a aparência da pele ou couro cabeludo após alguns dias de uso.
- Para testar o óleo, pingue uma ou duas gotas na parte interna do punho e massageie-o. Espere 24 horas e verifique se houve alguma alteração no local, como vermelhidão, inchaço, ressecamento ou coceira. Em caso afirmativo, evite o óleo; do contrário, ele pode ser utilizado com segurança.
- Use uma pequena quantidade. Como ele é bastante forte, não é preciso exagerar na quantidade para verificar os efeitos; o tamanho de uma moeda é uma boa referência, adicionando um pouco mais, se necessário. Isso varia de acordo com a grossura e o comprimento dos fios de cabelo.
- Uma alternativa é o consumo de suplementos de vitamina E para promover o crescimento capilar. Foi comprovado que esse nutriente incentiva o crescimento dos fios ao ser ingerido como suplemento oral. Experimente consumir duas cápsulas de óleo de vitamina E por dia, após as refeições.[4] Tome, por exemplo, uma após o café da manhã, e outra depois de jantar.
- Assim como qualquer suplemento, consulte um médico antes de consumi-lo.
- Incorpore outras fontes naturais de vitamina E na dieta. Castanhas, sementes, óleos de plantas e legumes verdes e folhosos – em especial os óleos de gérmen de trigo e de semente de girassol – são opções adequadas.
- Adicionar vitamina C pode ser uma boa opção. As vitaminas C e E funcionam muito bem juntas, já que são muito mais eficazes na proteção da pele e do cabelo contra a radiação ultravioleta. Ao usar vitamina E de forma tópica, o uso da C também deverá ser tópico; da mesma maneira, ao consumir o nutriente via oral, a vitamina C também deve ser administrada oralmente. Ambas terão uma capacidade de proteção bem maior do que ao serem tomadas sozinhas.
editarCondicionando o cabelo com óleo de vitamina E
- Aplique o óleo de vitamina E em forma de condicionador. Ele pode substituir o condicionador diário que você geralmente usa, mantendo o cabelo macio e desenrolado. Aplique xampu e enxágue bem o cabelo; depois, torça-o para retirar a água em excesso e despeje uma quantidade do óleo de vitamina E na palma da sua mão para formar uma moeda. Esse óleo, na maioria dos casos, é grosso e gorduroso.
- Em vez de usar como condicionador, o óleo também pode ser aplicado à noite, no lugar de um creme ou hidratante.
- Use a ponta dos dedos para massagear o óleo no couro cabeludo. Ele pode ser passado diretamente no couro cabeludo, sendo aprofundado na raiz do cabelo através da ponta dos dedos. Faça movimentos lentos e circulares para que ele seja bem absorvido.
- A vitamina E pode ser absorvida pela pele, tornando-se até uma forma mais eficaz de levar nutrientes às células.[5]
- Pegue uma toalha de algodão quente e úmida e enrole-a na cabeça. Para fazer um tratamento profundo de condicionador, use uma toalha de algodão úmida e quente na cabeça, deixando-a por até uma hora.[6] O calor aumenta a absorção da vitamina E pelo cabelo e couro cabeludo.
- Para que a toalha fique quente e úmida, encha uma bacia grande ou uma pia com água quente e mergulhe-a dentro. Torça a toalha para tirar a água em excesso e depois enrole-a em sua cabeça.
- Enxágue e retire o óleo de vitamina E. Quando estiver pronta, tire a toalha da cabeça, caso tenha colocado, e remova o óleo de vitamina E do cabelo usando água quente. Seque e penteie o cabelo como desejar.
- Trate pontas quebradiças com o óleo de vitamina E. Ele também funciona para reparar pontas quebradiças; despeje o óleo na palma da mão (tamanho de uma moeda) e esfregue-as; envolva as pontas do cabelo com as mãos, fazendo com que a substância seja absorvida pelos fios. Deixe-a no cabelo e penteie-o como quiser.
- Esse tratamento funciona em cabelos secos e molhados;
- A vitamina E é um hidratante potente, que ajuda a fazer com que a água seja retida na pele.[7] Devido a isso, pode ser útil reparar as pontas quebradiças; se ainda assim não funcionar, apará-las pode ser a melhor opção.
editarAvisos
- Caso tenha algum problema de pele (como eczema, psoríase ou acne), é uma boa ideia ir a um dermatologista antes de usar vitamina E.
- Lembre-se de que o óleo pode manchar permanentemente as roupas, logo, muito cuidado ao aplicá-lo no cabelo seco. Retire o excesso para que nada pingue nas roupas e, se quiser, enrole uma toalha em volta do pescoço e sobre os ombros para protegê-las.
editarFontes e Citações
Erro de citação <ref>
tags exist, but no <references/>
tag was found
- $2
Comentários
Enviar um comentário