- Obter link
- X
- Outras aplicações
Publicada por
Filipe heitor
em
- Obter link
- X
- Outras aplicações
Os caracóis são habitantes indesejados em um aquário. Tanto os caracóis como seus ovos chegam ao aquário através de plantas vivas, decorações sujas transportadas de um tanque para o outro, sacos plásticos com novos peixes ou redes utilizadas em outros tanques.[1] Um caracol já é suficiente para produzir uma grande população. Esses moluscos se reproduzem rapidamente e podem dominar o aquário. Eliminá-los será um processo difícil e demorado, mas valerá a pena.
editarPassos
editarLivrando-se dos caracóis no aquário
- Evite a alimentação excessiva. A alimentação excessiva dos peixes pode resultar no aumento da população de caracóis. Procure oferecer não mais alimento do que o necessário aos habitantes do aquário para verificar se a população de caracóis diminui.
- Utilize um produto químico para eliminar os caracóis. O produto químico mais comum e seguro para os peixes, o qual pode ser usado para eliminar caracóis, é o sulfato de cobre. Ao utilizá-lo, siga à risca as instruções da embalagem para garantir a sobrevivência dos peixes durante o tratamento. Na maioria dos casos, o uso desse produto resultará na eliminação em massa dos caracóis, podendo sujar o aquário. Se for o caso, será necessário investir um tempo removendo os caracóis mortos e ajustando a água para garantir que ela permaneça saudável para os peixes e plantas.
- Coloque armadilhas para caracóis no tanque. É possível encontrar pequenas armadilhas para caracóis na internet ou em pet shops. Você também pode colocar um pedaço grande de alface no aquário, prender a parte grossa da haste à lateral do tanque e deixar durante a noite.[2] Na manhã seguinte, remova a folha e provavelmente haverá vários caracóis na parte de baixo da alface. Repita o processo algumas vezes para se livrar de um grande número de caracóis.
- Os caracóis também podem ser removidos assim que forem avistados. Esse é o método mais eficiente quando os caracóis não estão em grandes números. No entanto, os caracóis geralmente são noturnos, portanto pode ser difícil colocar esse plano em prática.
- Adicione predadores de caracóis ao tanque. É recomendável adicionar peixes necrófagos para comer os caracóis no aquário. No caso de tanques menores, adicione peixes-zebra ou bótias-pigmeias. Em aquários grandes, adicione bótias-palhaços ou pimelodus pictus.[3]
- Os caramujos assassinos se encarregarão de comer outros caracóis. Eles não se reproduzem tão rapidamente, portanto, não se tornarão um problema como os outros caracóis.
- Tente várias soluções diferentes. Existem vários métodos disponíveis para eliminar os caracóis. Como eles podem dominar o tanque rapidamente, a eliminação deles deve estar no topo da sua lista de prioridades. Pode ser necessário experimentar vários métodos diferentes para conseguir se livrar de todos os caracóis.
- Limpe todo o ambiente. Se a situação estiver fora de controle ou se você quiser uma solução 100% eficaz, faça uma limpeza geral no aquário. Essa limpeza envolverá a remoção do cascalho, da decoração, das plantas e da água. Os itens devem estar limpos e secos antes de serem reintroduzido ao aquário.
editarEvitando problemas com caracóis
- Inspecione todos os itens a serem inseridos no aquário. Impedir a introdução de caracóis ao aquário o ajudará a economizar bastante tempo e evitará muitos problemas. Verifique se há caracóis ou ovos de caracol nas plantas e nas decorações e remova-os antes de introduzir os itens ao tanque.
- Deixe os itens em quarentena antes de colocá-los no aquário. Separe um tanque de quarentena e deixe as plantas nesse tanque antes de introduzi-las ao aquário comum. Elas devem ficar em quarentena por algumas semanas. Remova quaisquer caracóis que encontrar durante esse período.
- Mergulhe todos os itens a serem introduzidos ao aquário em uma solução eliminadora de caracóis. Mergulhar as plantas em uma solução de água sanitária eliminará os caracóis e seus ovos. Prepare uma solução consistindo em 1 porção de água sanitária e 19 porções de água, ou seja, aproximadamente 3/4 xícara de água sanitária para cada 4 litros de água. Mergulhe as plantas na solução por dois a três minutos, remova-as e enxágue bem em água corrente durante cinco minutos no máximo.[4]
- A substância pode ser forte demais para a planta, portanto, não há garantia de que ela saia intacta após o procedimento.
- Você também pode colocar as plantas em uma solução de água e sulfato de alumínio.[5] Adicione 2 ou 3 colheres de chá de sulfato de alumínio a 4 litros de água morna e mexa para dissolver. Coloque as plantas na solução e deixe-as mergulhadas por pelo menos 2 horas, porém não mais do que 24 horas. Remova as plantas e lave-as bem antes de introduzi-las no aquário.
editarDicas
- Uma quantidade pequena de caracóis geralmente não representa problemas. Eles são necrófagos, portanto podem ser úteis.
- Uma espécie que normalmente invade os aquários é o caracol malasio.[6] Esses caracóis gostam de viver enterrados no cascalho do aquário e são ativos principalmente durante a noite. Talvez você não note os caracóis até que eles tenham se multiplicado bastante e o cascalho comece a se mover. O caracol maçã também pode se reproduzir rapidamente e dominar o aquário.
- Os filhotes de caracol podem ser usados como comida para alguns peixes.
- Algumas plantas vendidas por fornecedores vêm com a garantia de que estão livres de caracóis. É recomendável procurar por esse tipo sempre que tiver a intenção de adicionar plantas ao aquário.
editarAvisos
- Os bótias-palhaços podem crescer bastante. É recomendável que o aquário seja grande se eles forem usados como recurso para eliminar os caracóis.
editarFontes e Citações
Erro de citação <ref>
tags exist, but no <references/>
tag was found
- $2
Comentários
Enviar um comentário