- Obter link
- X
- Outras aplicações
Publicada por
Filipe heitor
em
- Obter link
- X
- Outras aplicações
Os lírios são plantas perenes que florescem por anos no mesmo local. No entanto, devido à reprodução natural da espécie, os canteiros eventualmente acabam ficando sobrecarregados. Dessa forma, porém, as plantas costumam enfraquecer, tornando importante saber como dividi-las e replantá-las. Para tanto, será necessário desenterrar e dividir os lírios quando eles começarem a ficar cheios e, em seguida, replantá-los em outro lugar do jardim.
editarPassos
editarDividindo os lírios
- Confira periodicamente a cada ano para saber quando os lírios precisam ser divididos. Isso deverá ser feito quando as plantas exibirem talos curtos e pontiagudos.
- Separe os lírios no outono, cerca de três a quatro semanas após a floração. Caso a separação seja feita antes da floração, isso poderá danificar as raízes e os bulbos das plantas.
- Use um garfo de jardinagem para cavar sob os lírios e em torno deles, trabalhando de forma cuidadosa para não danificar os bulbos.
- Procure desenterrar vários centímetros em torno dos lírios, de modo a trabalhar em diversos pontos circundando as plantas.
- Escave uma profundidade maior do que aquela que os lírios foram plantados.
- Assim que terminar de desenterrar os lírios, erga-os para retirá-los do solo.
- Limpe o excesso de terra grudado nos lírios, de modo que seja possível ver claramente as formações dos bulbos para dividir as plantas.
- Balance os lírios delicadamente para remover o excesso de terra.
- Use a mangueira de jardim para lavar a terra remanescente nos bulbos.
- Divida os bulbos das plantas. À medida que crescem, os lírios formam montes de bulbos ligados um ao outro. Especialistas em jardinagem recomendam parti-los ou torcê-los gentilmente para separá-los.
- Divida os bulbos com cuidado para desembaraçar as raízes e evitar que elas se partam.
- Arranque os bulbos pequenos e imaturos da haste do lírio.
- Use uma faca para separar os bulbos se não for possível dividi-los de outra maneira.
editarTransplantando os lírios
- Arranque a haste do topo do bulbo que você está dividindo.
- Escolha um novo lugar do jardim para replantar os bulbos dos lírios. Geralmente, eles crescerão melhor se transplantados para um novo local.
- Escolha um local que tenha solo bem drenado e seja bem arejado, pois isso será necessário para os lírios crescerem saudáveis.
- Selecione um local que proporcione luz do sol e sombra adequada para a planta. Os lírios necessitam de luz solar direta enquanto os bulbos da sombra proporcionada pela cobertura do solo e as plantas de baixo crescimento.
- Se for necessário manter os lírios no mesmo canteiro, adicione mais terra com fertilizante ou adubo.
- Faça buracos que sejam grandes o suficiente para caber os bulbos dos lírios. Cada bulbo deverá ficar em um espaço com um raio de 15 cm.
- Faça buracos que tenham a profundidade adequada de acordo com o tamanho do bulbo que será transplantado.
- Os bulbos maiores deverão ser replantados a uma profundidade de cerca de 10 cm a 15 cm.
- Replante os bulbos menores em uma profundidade de cerca de 5 cm.
editarDicas
- As florações dos bulbos maiores ocorrerão durante o próximo verão após o plantio. Já os bulbos menores provavelmente levarão cerca de um a dois anos até a floração.
editarMateriais Necessários
- Lírios;
- Garfo para jardinagem;
- Mangueira de jardim;
- Água;
- Faca;
- Terra;
- Fertilizante;
- Adubo orgânico.
Comentários
Enviar um comentário