- Obter link
- X
- Outras aplicações
Publicada por
Filipe heitor
em
- Obter link
- X
- Outras aplicações
É muito fácil cometer erros ao usar tinta spray. A tinta acrílica é bem conhecida por acabar sujando as superfícies quando não utilizada com o devido cuidado. Assim como qualquer mancha de tinta, o tempo é muito importante na hora da limpeza. Por mais que não seja possível prometer resultados, siga as dicas abaixo para aumentar suas chances de sucesso.
editarPassos
editarLimpando manchas úmidas
- Remova o excesso de tinta úmida. Se notou a mancha cedo, sorte a sua! As manchas de tinta são mais difíceis de limpar se já estiverem secas. As manchas de tintas à base de água podem ser removidas com mais facilidade: leve a peça até um tanque e dê batidinhas com uma toalha de papel para puxar o excesso de tinta. Assim que remover o excesso de um ponto, siga para outro, com uma nova toalha de papel.
- É importante dar batidinhas antes de esfregar o tecido, caso contrário, a tinta será pressionada contra a malha, se espalhando.[1]
- Borrife um removedor de manchas no local.[2] O tipo de produto utilizado dependerá do tipo de tinta. Confira o rótulo para tirar quaisquer dúvidas.
- As manchas de tintas à base de água podem ser tratadas com um pouco de detergente.
- Aguarrás, WD-40 e até mesmo alguns laquês são produtos que podem ajudar na remoção de manchas de tintas à base de óleo.[3] Como as tintas spray costumam ser acrílicas, trate a mancha como aquelas à base de água.
- Esfregue o local com um paninho seco. Agora que o removedor de manchas já foi aplicado, é hora de espalhá-lo pelo tecido para que ele puxe a tinta. Esfregue bem o local e não tenha medo. Se uma área ficar saturada demais, siga para a próxima.[4]
- Se possível, utilize um paninho seco que não se importe de manchar.
- Repita o processo até remover uma quantidade razoável da tinta. Não se surpreenda se não conseguir limpar completamente a mancha, pois isso é normal.
editarLimpando manchas secas
- Raspe o excesso de tinta.[5] Se a mancha já secou, prepare-se, pois o processo é mais difícil ou até mesmo impossível. Ainda assim, as chances de sucesso existem e talvez você consiga remover uma boa parte da mancha sem nem utilizar substâncias químicas. Com uma faca de manteiga, raspe o excesso de tinta seca, removendo-a em pedaços. Não vai ser possível raspar a tinta que encharcou o tecido, mas a raspagem ajudará bastante no processo.
- Use um removedor de tintas ou um produto de limpeza à base de álcool. Os produtos com álcool, como acetona ou laquê, são as melhores opções para o combate das manchas de tinta acrílica.[6] Infelizmente, eles não são tão eficazes se a tinta já tiver assentado no tecido. Se a mancha secou completamente e os produtos com álcool não estiverem fazendo efeito, utilize um removedor de tintas.
- Saiba que os removedores contêm substâncias químicas pesadas que podem acabar removendo a coloração do tecido completamente. Use-os apenas como último recurso.
- Lave a roupa na máquina.[7] Depois de raspar o excesso e tratar a mancha com um produto à base de álcool, lave a peça na máquina. Caso a mancha não saia com a lavagem, não há muito o que se fazer. Por sorte, algumas manchas podem ser bem disfarçadas com canetas para tecido e outros produtos similares, principalmente em peças pretas.
- Use uma caneta de tecido para disfarçar a mancha. Como a tinta seca está presa ao tecido, a melhor opção é combater uma mancha com outra. Existem algumas canetas criadas especificamente para tal propósito. Vá até uma loja de materiais de artesanato e costura para encontrar uma caneta da cor do seu tecido.
- As tintas ficam muito visíveis no jeans, mas existem muitas canetas disponíveis em tons de azul. Acredite, essa é uma opção mais do que válida.
- Procure uma lavanderia que lave a seco. Lavar as roupas na máquina em casa costuma solidificar as manchas secas nas roupas. Se possível, leve a peça até uma lavanderia a seco para ser tratada por profissionais que provavelmente já lidaram com problemas assim no passado.[8] Mesmo que não consigam remover a mancha na limpeza, eles podem oferecer ajuda para o tratamento da mancha.
editarPrevenindo as manchas
- Aprenda a usar o spray. Por mais que algumas manchas sejam resultado de respingos e excesso de tinta, a lata de spray é feita para ser precisa. O primeiro passo para a prevenção das manchas é aprender a utilizar corretamente a tinta spray. Borrife com jatos curtos e movimentos controlados, checando se o bucal está virado para o lado certo antes de pressioná-lo. Chacoalhe bem a lata para manter a consistência da tinta.[9]
- Cheque as instruções no rótulo caso tenha alguma dúvida.
- Use um avental de pintura. Visite uma loja de materiais de construção ou de artesanato para comprar um avental próprio para não sujar as roupas durante o trabalho com tintas.[10] Se não encontrar um para comprar, pegue um saco de lixo e vista-o como uma camiseta, fazendo cortes para os braços e a cabeça.
- Pode ser desconfortável utilizar um avental ou um saco de lixo, principalmente se estiver calor. Ainda assim, um leve desconforto é melhor do que estragar as suas roupas, certo?
- Tire as roupas e pinte de cueca ou calcinha. Obviamente, essa é uma opção que só funciona em algumas ocasiões. Se vai pintar dentro de casa, por exemplo, trata-se de uma excelente alternativa para não sujar as roupas.
editarDicas
- A agilidade é sua amiga. Trate as manchas o quanto antes. Quanto mais tempo elas ficarem no tecido, mais difícil será a remoção.[11]
- Se não conseguir remover a mancha, use a peça como um projeto artístico. Quando não houver mais esperança, acrescente mais tinta ao tecido, transformando a mancha não intencional em uma mensagem intencional.
- Dar batidinhas na mancha com um pano umedecido em água gelada por mantê-la úmida por mais tempo, facilitando o tratamento.[12]
editarAvisos
- Não importa o que você faça, não lave as roupas manchadas antes de tratá-las.[13]
editarFontes e Citações
Erro de citação <ref>
tags exist, but no <references/>
tag was found
- $2
Comentários
Enviar um comentário