- Obter link
- X
- Outras aplicações
Publicada por
Filipe heitor
em
- Obter link
- X
- Outras aplicações
É tudo que donos de cachorros temem: levantar de manhã e descobrir que o animal teve dor de barriga à noite, deixando marcas da indisposição em forma de diarreia pelo chão inteiro da casa. Limpar essa bagunça da forma certa é muito importante, já que o local fica todo bagunçado e ninguém deseja que o cheiro desagradável fique impregnado por toda a residência. Ademais, esse odor pode atrair o cão ao mesmo lugar no futuro, fazendo com que ele pense que é o “banheiro” dele e faça a mesma sujeira. Para evitar todos esses problemas, é fundamental limpar e desodorizar o chão de forma rápida e eficaz.[1]
editarPassos
editarLimpando a diarreia de uma superfície sólida
- Proteja a si próprio e o resto da casa. Coloque luvas de látex descartáveis para que suas mãos não sujem e deixe uma sacola de plástico aberta por perto para que possa depositar tudo que sujou dentro, em vez de carregar várias coisas e correr o risco de fazer uma bagunça ainda maior antes de jogá-los no lixo.
- Limpe as fezes. É preciso removê-las antes que sequem na superfície, o que dificultará muito mais a limpeza. A melhor maneira de retirar a diarreia é esfregando-a com papel-toalha ou toalhas velhas, que podem ser jogadas fora após a higienização.
- Use um produto de limpeza para desinfetar o local. Dessa forma, seu cão não vai achar que ali é o novo banheiro dele, mas é importante usar um que não manche o chão, deixando-o fisicamente limpo. Depois, use um neutralizador de odores para pets, removendo cheiros que pareçam convidativos ao cachorro.[2]
- Os neutralizadores de odores desse tipo estão disponíveis em qualquer pet shop. O importante é escolher um que não manche a superfície em questão.
editarLimpando a diarreia de um carpete
- Prepare-se para a limpeza. Coloque luvas de látex para proteger as mãos do contato com a diarreia, deixando uma sacola plástica por perto para colocar os itens sujos e não espalhar as fezes pela casa inteira.
- Limpe-as o mais rápido possível para que não sequem na superfície. A melhor opção é esfregar com papel-toalha ou toalhas velhas, que podem ser descartadas logo depois.
- Tire a maior quantidade de fezes possível. Se elas grudarem no carpete, use a lateral de uma faca de manteiga ou pá para bolo de lado, tentando fazer com que ela se desprenda.
- Faça isso antes de usar qualquer produto de limpeza.
- Seque e enxágue o local até que não consiga mais ver as fezes. Assim que o grosso da diarreia sumir, pressione um papel-toalha cuidadosamente sobre o local, removendo a maior quantidade possível de umidade. Evite fazer muita força, já que a sujeira pode acabar penetrando ainda mais fundo no carpete.
- Borrife água fria no local e seque outra vez, repetindo o procedimento até que todos os sinais visíveis das fezes sumam. O objetivo é enxaguá-lo sem inundá-lo com água, já que isso pode fazer com que a mancha se aprofunde ainda mais.
- Evite esfregar o papel-toalha no carpete, se possível. As fibras podem ser danificadas, alterando a aparência e a textura.
- Outra opção é utilizar um limpador de carpete, principalmente se tiver um aspirador seco e úmido, que deve ser passado sobre a parte suja. O limpador enxágua o carpete com um xampu, retirando as impurezas; concentre-se em retirar o xampu sujo, de forma que a água suja saia o máximo possível.
- Repita o procedimento várias vezes para aproveitá-lo ao máximo.
- Caso não tenho um aspirador seco e úmido, uma boa ideia é levar o carpete na lavanderia ou chamar uma empresa profissional, especializada em limpeza de tapetes. No entanto, saiba que a diarreia pode manchar; se não houver como higienizá-lo rapidamente (antes que seque totalmente), o melhor é utilizar um dos métodos manuais.
- Use uma solução de detergente biológico (ou enzimática) no local.[3] As fezes do cachorro possuem proteínas, e o detergente biológico é ótimo para quebrá-las, por possuírem enzimas.
- Borrife a solução no carpete e remova o excesso.
- Para removê-la, borrife água limpa no carpete e seque, como na solução.
- A vantagem desse método é que ele remove bem os odores. Mesmo se o carpete ficar marcado, a chance de que o cheiro atraia o cão é bem menor.
- Teste qualquer produto de limpeza antes de utilizá-lo. Verifique a solidez da cor do carpete em um ponto discreto, onde não notará uma grande descoloração. [4]
- Caso não tenha nenhum produto comercial, utilize um item doméstico. O bicarbonato de sódio, por exemplo, pode ser utilizado; despeje uma pitada e enxágue com água. Outra opção é vinagre diluído para limpar a sujeira.
[5] Para prepará-lo, misture partes iguais de vinagre branco e água (em uma tigela com 1 xícara de vinagre branco, misture 1 xícara de água, por exemplo). Enxágue o local com a solução e seque, repetindo quantas vezes for necessário.
- Outro tipo de solução de limpeza com forte propriedade desodorizante pode ser preparada ao misturar 450 ml de peróxido de hidrogênio com 1 colher de chá com detergente e 1 colher de sopa com bicarbonato de sódio. Passe-a sobre a mancha e deixe repousar por cinco minutos, retirando o excesso com papel-toalha. Com água fresca, enxágue-a e remova o excesso com material absorvente.
- O passo final é passar uma pitada de bicarbonato de sódio sobre a sujeira, deixando-o repousar por cerca de uma hora. Qualquer odor que ficou será expulso; depois, basta passar um aspirador em pó para limpar o bicarbonato.
editarFontes e Citações
Erro de citação <ref>
tags exist, but no <references/>
tag was found
- $2
Comentários
Enviar um comentário