Como Consertar um Zíper Separado

Como Jogar Detetive

Detetive é um jogo de tabuleiro popular produzido originalmente pela Parker Brothers. Há anos é um dos favoritos de toda a família. O objetivo do jogo é solucionar um assassinato. Quem foi? Com que arma? Em qual cômodo? Ao dar palpites sobre o suspeito, a arma e o lugar, você elimina as possibilidades e chega cada vez mais perto da verdade.

editarPassos

editarPreparando o jogo

  1. Arrume o tabuleiro. Abra o tabuleiro de Detetive e o coloque sobre uma superfície. O tabuleiro de Detetive tem nove cômodos pelos quais os peões dos seis personagens podem andar. Escolha uma superfície que todos os jogadores possam sentar em volta e alcançar facilmente o tabuleiro.[1]
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    • O jogo de Detetive pode ser jogado por até seis pessoas, que precisarão alcançar o tabuleiro para mover os peões.
  2. Coloque os seis peões e as armas no tabuleiro. Você pode colocar os peões em qualquer parte do tabuleiro, mas cada um deve estar em um cômodo no começo do jogo, junto com uma arma. Não faz diferença qual peão está com qual arma.[2]
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  3. Dê um bloquinho de detetive e um lápis para cada jogador. Antes de começar o jogo, cada jogador deve ter um bloquinho de detetive com uma lista de todos suspeitos, cômodos e armas. As opções devem ser marcadas pelos jogadores conforme forem descartadas.[3]
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    • Por exemplo, se um jogador tiver as cartas referentes à Dona Violeta, ao candelabro e à cozinha na mão, elas não podem estar no envelope. O jogador deve marcar os itens na lista para descartá-los.

editarArrumando as cartas

  1. Separe os três tipos de cartas e embaralhe cada montinho. O jogo de Detetive vem com três tipos de cartas: suspeitos, cômodos e armas. Separe as cartas em montinhos e embaralhe cada um deles. Depois, coloque os montinhos sobre o tabuleiro, virados para baixo.[4]
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  2. Coloque o envelope no centro do tabuleiro. Tire uma carta de cada montinho e as coloque dentro do envelope. Mantenha as cartas viradas para baixo para que ninguém consiga vê-las. O jogador que adivinhar as três cartas ganha o jogo.[5]
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  3. Misture os três montinhos e dê as cartas. Depois de colocar as cartas no envelope, junte os três montinhos e embaralhe. A seguir, distribua as cartas entre os jogadores até que todos tenham a mesma quantidade.[6]
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    • Você pode ver as suas cartas, mas não mostre para nenhum dos outros jogadores.

editarJogando

  1. Jogue os dados ou use uma passagem secreta para mover seu peão na sua vez. A primeira coisa que você precisa fazer na sua vez é jogar os dados ou usar uma passagem secreta para entrar em um cômodo. Tente entrar em um cômodo diferente a cada rodada. Jogue os dois dados e ande o número de casas que cair.[7]
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    • Lembre-se de que, em Detetive, você pode andar para cima, para baixo e para o lado, mas não na diagonal.
    • A Srta. Rosa sempre começa. Quem estiver usando o peão da Srta. Rosa deve jogar o dado primeiro. Depois, é a vez do jogador à esquerda.
  2. Espere até o caminho estar limpo caso você fique preso dentro de um cômodo por outro jogador. Um mesmo espaço não pode ser ocupado por dois jogadores ao mesmo tempo. Logo, você pode ficar preso dentro de um cômodo caso haja um jogador no espaço imediatamente em frente à porta.[8]
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    • Caso fique preso em um cômodo, você terá que esperar a próxima rodada para ver se o caminho está limpo e tentar sair.
  3. Dê um palpite toda vez que entrar em um cômodo. Já que seu objetivo é deduzir qual suspeito, cômodo e arma estão dentro do envelope, você precisa eliminar as alternativas para descobrir a resposta. Portanto, toda vez que entrar em um cômodo, dê um palpite a respeito do que está dentro do envelope.[9]
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    • Por exemplo, você pode chutar que foi o Coronel Mostarda, no escritório, com o cano. Os outros jogadores devem checar se têm as cartas correspondentes a este suspeito, cômodo e arma. Caso tenha uma das três cartas na mão, o jogador à sua esquerda será o primeiro a mostrá-la para você.
    • Todos os outros jogadores deverão mostrar uma carta para você caso tenham alguma das que você sugeriu. Marque as cartas que os jogadores mostraram para eliminar mais opções.
  4. Coloque o peão e a arma dentro do cômodo quando der um palpite. É preciso estar em um cômodo para dar um palpite, mas também é preciso mover o suspeito e a arma que você vai chutar. Tire o suspeito e a arma de seus lugares no tabuleiro e os coloque no cômodo do seu palpite.[10]
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    • Não há limites para o número de suspeitos e armas que podem estar no mesmo cômodo ao mesmo tempo.
  5. Faça uma acusação quando tiver certeza de que sabe o que está dentro do envelope. Apenas quando tiver eliminado quase todas as opções e tiver certeza de quem é o suspeito, onde ele cometeu o assassinato e qual arma usou é que você deve fazer uma acusação. Você ganha o jogo se a sua acusação estiver correta.[11]
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    • Lembre-se de que você só pode fazer uma acusação por partida. Se errar, você perde. Você terá que devolver as cartas ao envelope e continuar revelando suas cartas aos outros jogadores, mas não poderá fazer outra acusação.

editarDicas

  • Lembre-se de colocar todos os peões no tabuleiro, mesmo que a partida tenha menos de seis jogadores. Os peões ainda são suspeitos no jogo e precisam ser movidos quando você der um palpite sobre eles.

editarMateriais Necessários

  • Jogo Detetive;
  • Dois a seis jogadores;
  • Lápis.

editarFontes e Citações


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