Como Consertar um Zíper Separado

Como Compor um Refrão ou Gancho de Rap

No rap, não basta apenas compor versos com palavras que rimam: é preciso mostrar ao mundo como você se sente com poesia. O gancho ou refrão representa cerca de 40% das letras da música; assim, quando essas partes não são legais, podem estragar toda a composição. Portanto, é essencial pensar em letras que sejam únicas e especiais a você para chegar a grandes resultados artísticos.

editarPassos

editarEscolhendo um tema

  1. Decida do que quer falar no rap. Talvez você tenha uma ideia de refrão, mas precise do resto da letra; talvez, tenha toda a letra, mas precise do refrão. Seja qual for o caso, sua canção deve ter um tema ou uma ideia geral. Antes de começar, faça uma sessão de brainstorming de possibilidades.
    Write a Rap Chorus or Hook Step 1 Version 2.jpg
    • Se não tiver ideias para a canção, acesse sites da internet que listem temas legais para se inspirar. Pense no que quer focar: um lugar, uma emoção, um período da sua vida, um estilo de vida, uma ação, um evento etc. Você quer que a música seja mais animada e envie uma mensagem positiva ou prefere comunicar algo negativo, delicado ou frustrante?
    • Nessa sessão de brainstorming, pense no público que quer atingir. Artistas como Racionais MC's e Karol Conka têm visões e missões muito diferentes: os Racionais falam bastante de problemas sociais da periferia brasileira, enquanto Karol canta muito sobre o empoderamento feminino e temas semelhantes. Quando compuser, reflita se está chegando a algo que é adequado para o público.
  2. Faça freestyle. Muitos artistas começam os processos de composição explorando o que vem à cabeça e só depois escrevendo sobre suas emoções, ideias ou afins. Essa técnica pode ser bastante útil, já que é capaz de deixar as canções que você compõe mais individuais e pessoais.[1]
    Write a Rap Chorus or Hook Step 2 Version 2.jpg
    • Ande sempre com caneta e papel ou um aplicativo de anotações no celular ao alcance da mão: assim, você vai poder anotar tudo o que pensar durante o dia. Muitos artistas pensam em letras fantásticas quando estão fazendo atividades totalmente aleatórias. Anote seus pensamentos e ideias para facilitar o brainstorming mais adiante.
  3. Pesquise sobre outros artistas. Deixe para fazer isso depois da sessão de brainstorming, ou você pode acabar copiando as letras dos outros (mesmo que de forma inconsciente). Ao ouvir o trabalho alheio, você pode ter algumas ideias da estrutura ou da organização do rap — ou, no mínimo, ideias de como os rappers usam as letras para criar histórias.[2]
    Write a Rap Chorus or Hook Step 3 Version 2.jpg
    • Comece fazendo uma pesquisa sobre seus artistas favoritos. O seu estilo de rap provavelmente vai ser parecido com o deles, já que você gosta das músicas que eles produzem; portanto, esta é uma boa fonte de inspirações (desde que não haja plágio, claro). Combine estilos diferentes para criar algo único.
    • Muitos rappers deixam suas mensagens subentendidas, sem que precisem colocar tudo nas letras. Pesquise análises sobre composições do estilo para entender melhor como os artistas usam essas letras para expressar certas emoções e ideias ao público.
  4. Inspire-se na vida pessoal. Os melhores raps são feitos a partir de experiências pessoais. Pense nas coisas que são importantes na sua vida, no que acha que as pessoas deveriam saber e viver etc. e use essas lembranças para criar algo próprio.[3]
    Write a Rap Chorus or Hook Step 4.jpg
    • Você pode compor letras sobre família, sucesso, seus fracassos, suas decepções etc. Se preferir, também pode compor sobre temas que não são tão pessoais, mas que não deixam de ser relevantes: miséria, abuso, tolerância etc.
    • Nem todas as músicas de rap precisam ser pessoais; porém, quando alguém canta sobre algo que lhe toca o coração, é mais fácil criar letras impactantes para o público. As músicas de Emicida, por exemplo, são tão boas porque falam de experiências próprias.
  5. Seja criativo. Você não precisa compor letras sobre determinados temas só porque os rappers famosos que conhece o fazem. Algumas das canções mais interessantes na mídia são baseadas em assuntos inesperados e peculiares — e que podem atrair um público bem específico. Portanto, cante sobre o que quiser, sem se sentir preso a amarras.
    Write a Rap Chorus or Hook Step 5.jpg
    • Faça uma pesquisa na internet sobre artistas e canções que fujam dessas temáticas batidas.

editarCompondo o refrão

  1. Pense na batida e no ritmo. Muitas vezes, é mais fácil escolher o ritmo da música antes das letras em si. Isso também pode deixar você mais inspirado na hora de pensar em um gancho, já que vai ter uma base para formatar os versos. Faça uma pesquisa na internet por batidas diferentes e programas que ajudem nesse processo.[4]
    Write a Rap Chorus or Hook Step 6.jpg
    • A batida também depende muito das emoções que o rapper quer passar. Se você cantar sobre algo positivo, opte por um ritmo mais acelerado; se quiser cantar sobre um assunto complicado ou triste, escolha um ritmo mais devagar. Por fim, se quiser cantar para expressar raiva e frustração, a batida vai depender do sentimento específico que quer passar ao público.
  2. Escolha um tema. Talvez você consiga até pensar nisso antes de mais nada. Alguns rappers gostam de compor parte das letras antes de pensar no refrão, pois não querem construir toda a música em torno desse trecho específico. Outros artistas fazem o contrário: pensam no refrão e o usam como base para o restante. Você pode tentar escolher uma palavra como a ideia principal para o gancho, por exemplo.
    Write a Rap Chorus or Hook Step 7.jpg
    • Você pode, por exemplo, compor uma música inteira a partir da palavra "ganância". Inclua-a no refrão e no gancho, além de alguns outros trechos.
    • Não existem fórmulas de composição perfeitas. Faça o que for para ficar mais criativo.
    • Os melhores ganchos são aqueles que dão continuidade à ideia principal da música, mas sem ser óbvios demais. Eles podem incluir vocabulários diferentes e criativos para promover uma ideia.
    • Você não precisa, por exemplo, dizer "Eu sou f*da" explicitamente na música só para se vangloriar. Em vez disso, use metáforas, comparações, alusões etc.[5]
  3. Estruture o refrão em torno desse tema. Com a temática ou palavra em mente, componha o gancho, comunicando, com cada verso, algo diferente que esteja relacionado à ideia principal. Em média, um refrão contém quatro versos e vem depois de um gancho de oito versos.
    Write a Rap Chorus or Hook Step 8.jpg
    • Um verso é uma "linha", que, geralmente, termina com uma palavra que rima com outra.
    • De forma geral, o primeiro gancho das músicas costuma durar um minuto; depois, vem o refrão; em seguida, mais um gancho — e assim por diante, até chegar ao refrão final.
  4. Incorpore imagens e verbos à letra. Para atrair mais público, crie uma história, com exemplos e situações que ilustrem bem a mensagem da sua música. Quanto mais conseguir situar os ouvintes em relação à história e aos personagens que você criou, mais eles vão gostar do produto final.
    Write a Rap Chorus or Hook Step 9.jpg
    • A música "Não existe amor em SP", de Criolo, descreve detalhes da cidade de São Paulo de forma poética: "Não existe amor em SP / Os bares estão cheios de almas tão vazias / A ganância vibra, a vaidade excita / Devolva minha vida e morra / Afogada em seu próprio mar de fel / Aqui ninguém vai pro céu". Assim, fica mais fácil dar vida à letra.
  5. Componha um refrão que "grude" na cabeça. Quando as pessoas pensam em canções de rap, a primeira coisa que lhes vem à cabeça é o refrão. Dessa forma, crie algo que seja cativante e fique na memória dos ouvintes. Essa parte da composição não depende tanto do tema e do gancho, mas sim da fluidez e da criatividade dos versos.
    Write a Rap Chorus or Hook Step 10.jpg
    • Alguns artistas conseguem criar refrãos que não fazem tanto sentido, mas são tão "grudentos" e legais que as pessoas gostam de ouvi-los. Pense nisso na hora de compor.
    • Muitos ganchos legais são simples, mas passam uma mensagem clara.
  6. Crie rimas na letra. A rima é essencial no rap, mas não deve ser a prioridade número 1 da composição. Comece com a letra normal e, depois, tente encontrar termos que "quase" rimem" — ou seja, termos que você possa ajustar para criar essa combinação sonora. Depois, quando começar a cantar e ensaiar, passe a estruturar todos os versos, mas sem mudar o conteúdo ou a mensagem.[6]
    Write a Rap Chorus or Hook Step 11.jpg
    • Geralmente, as letras rimam a cada dois versos: o primeiro rima com o segundo; o terceiro com o quarto etc. Contudo, muitos artistas também inserem "quebras" no meio dessas estruturas, com um verso avulso, que não rima com nada.
    • Se necessário, use um dicionário ou glossário de rimas quando precisar de ideias.
  7. Decida se quer um gancho cantado ou falado. Você tem essas duas opções. Os artistas que costumam combinar rap e música pop preferem cantar, enquanto os que são mais "puristas" preferem falar. Dá até para combinar os dois estilos, sem se prender a nenhum.[7]
    Write a Rap Chorus or Hook Step 12.jpg
    • Grandes artistas internacionais, como Drake e Kanye West, costumam combinar os dois métodos.

editarFazendo alguns ajustes

  1. Encaixe o refrão no resto da letra. Esta é a melhor forma de determinar se toda a composição flui bem. Cante ou leia a letra em voz alta, prestando atenção a toda a estrutura da música.
    Write a Rap Chorus or Hook Step 13.jpg
  2. Cante a música seguindo uma batida. Você pode até ter ensaiado alguns trechos com o ritmo que escolheu, mas deve cantar tudo de uma vez para determinar se há mesmo uma conexão entre a letra e a batida. Além disso, ensaie também a entonação da sua voz em determinadas partes.[8]
    Write a Rap Chorus or Hook Step 14.jpg
  3. Faça os devidos ajustes. Depois de ensaiar, você pode chegar à conclusão de que a letra está do jeito que esperava, ou de que precisa de algumas mudanças para ficar mais fluida, contínua e adequada. Faça as edições necessárias até obter algo satisfatório.
    Write a Rap Chorus or Hook Step 15.jpg
  4. Cante a música para o público. A música foi feita para todos ouvirem; por que não tenta apresentar a sua composição a um público pequeno ou algum amigo? Você pode até pedir sugestões ou críticas construtivas.
    Write a Rap Chorus or Hook Step 16.jpg

editarFontes e Citações


Erro de citação <ref> tags exist, but no <references/> tag was found


$2

Comentários