Como Consertar um Zíper Separado

Como Colocar Cordas em um Arco Recurvo

Não é difícil colocar cordas em um arco se você tiver o equipamento adequado. No entanto, é preciso ter atenção e cuidado para evitar que você seja atingido pelos limbos tensionados do arco. Você pode começar a atirar com ele assim que você colocar a corda, mas se o arco for novo, os ajustes na corda serão de grande importância.

editarPassos

editarColocando a corda

  1. Compre um encordoador para arcos. Essa ferramenta barata é inteiramente necessária para colocar uma corda sem danificar os limbos. Escolha um que seja recomendado para arcos recurvos (diferente do arco longo) e adequado ao tamanho do arco e ao peso da puxada. Faça com que as extremidades do encordoador permaneçam firmes nas pontas dos limbos.
    String a Recurve Bow Step 1 Version 2.jpg
    • Algumas fontes recomendam o modelo pocket and saddle (“estribo e sela”) para os recurvos, mas os encordoadores mais comuns são os double pocket (“estribo duplo”).[1]
  2. Coloque a corda nas pontas do arco. Deslize o laço maior por cima do limbo superior posicionando a corda no lado correto do arco. Coloque o laço menor no entalhe do limbo inferior e verifique se ele está firme. Uma vez que o arco estiver flexionado, a corda deverá ter bastante folga.
    String a Recurve Bow Step 2 Version 2.jpg
    • O limbo inferior fica no lado mais pesado do punho.[2] O peso da puxada do arco geralmente se acentua nesse limbo.
  3. Coloque o estribo do encordoador na ponta do limbo inferior. No caso dele ter dois estribos, o maior é colocado no limbo inferior para cobrir o laço menor e mantê-lo seguro na ranhura.
    String a Recurve Bow Step 3 Version 2.jpg
    • Caso não se sinta seguro, enrole um elástico firme ao redor do laço da corda.[1]
  4. Coloque o estribo menor ou a sela no limbo superior. Caso o encordoador tenha dois estribos, coloque o menor na ponta do limbo superior; caso tenha uma sela (de couro ou borracha) em uma das pontas, deslize-a no limbo superior por baixo do laço da corda. Posicione a sela a cerca de 8 cm da ponta, logo atrás do laço.[1]
    String a Recurve Bow Step 4 Version 2.jpg
    • Algumas selas se prendem no arco, outras precisam que você as segure constantemente. A superfície com pequenas depressões deve pressionar o limbo a fim de reduzir a fricção.
  5. Segure o arco na horizontal. Segure o grip do arco na horizontal com a mão não dominante para que a mão dominante fique próxima do limbo superior e o laço da corda fique frouxo. Posicione o arco com os limbos apontando para cima de forma que a corda e o encordoador fiquem para baixo.
    String a Recurve Bow Step 5 Version 2.jpg
  6. Pise no encordoador. Dobre o corpo até cintura para que o arco abaixe e só o encordoador toque no chão. Pise nele com os dois pés posicionados mais ou menos à largura dos ombros.[1] Use as solas dos pés e não as curvaturas, senão a corda pode escapar.[3]
    String a Recurve Bow Step 6 Version 2.jpg
    • No caso de estar usando um encordoador sela, use uma das mãos para manter a sela parada.
    • Você pode usar só um pé, mas pisar com os dois pés dará mais estabilidade. É muito útil principalmente para crianças e adultos de baixa estatura.
  7. Puxe o arco para cima. Posicione-se na folga do encordoador e segure firme o punho do arco. Prepare a puxada para cima curvando os limbos em direção ao chão. Leia o próximo Passo antes de fazer esse movimento.
    String a Recurve Bow Step 7 Version 2.jpg
  8. Deslize o laço maior na ranhura. Puxe o arco para cima e, ao mesmo tempo, leve o laço da corda para cima até que ele entre na ranhura próxima à ponta do arco.
    String a Recurve Bow Step 8 Version 2.jpg
  9. Veja se a corda está firme. Passe o dedo por cima do laço para ter certeza que ele está firme na ranhura. Mantenha o dedo em cima da corda o tempo todo, pois se a corda começar a deslizar, você poderá pará-la.[4]
    String a Recurve Bow Step 9.jpg
  10. Abaixe o arco. Abaixe-o devagar até que o encordoador fique folgado. Não tenha pressa aqui, pois a corda frouxa pode escapar e fazer o limbo vir direto na sua cara.
    String a Recurve Bow Step 10.jpg
  11. Verifique a corda. Vire o arco para que os limbos fiquem longe do rosto. Verifique novamente os laços da corda e, se eles não estiverem firmes, pise no encordoador de novo e repita o processo. Deixe a cabeça afastada e proteja o rosto da corda caso ela arrebente.[1]
    String a Recurve Bow Step 11.jpg
    • Não aponte os limbos para alguém próximo, pois um acidente pode ocorrer.
  12. Retire o encordoador. No caso de você ter usado um elástico nos Passos anteriores, retire-o também. Almeja obter melhores resultados? Ajuste seu arco antes de atirar, seguindo as instruções na próxima Parte.
    String a Recurve Bow Step 12.jpg
    • Quando for retirar a corda do arco, coloque o encordoador do mesmo jeito que você fez para colocar a corda. Pise no encordoador, puxe o arco para cima e deslize o laço superior da corda para fora do limbo. Alivie lentamente a tensão do arco.

editarAjustando o arco

  1. Ajuste a altura do encaixe de flecha. Imagine uma linha indo da parte superior do apoio de flecha até a corda em um ângulo de 90 graus. Posicione o apoio de flecha na corda a cerca de 1,25 cm acima dessa linha imaginária para que as flechas fiquem perfeitamente encaixadas na horizontal.[5]
    String a Recurve Bow Step 13.jpg
  2. Atire com uma corda nova. No caso do seu arco ou corda serem novos, a própria corda vai se esticar um pouco. A expectativa é de que ela chegue ao esticamento ideal durante a sua primeira ou segunda sessão de tiro. Por outro lado, você pode deixar o arco com a corda durante a noite, pois vai ajudá-la a se ajeitar.[6] Não gaste muito tempo ajustando o brace height (descrito no próximo passo) até que a corda esteja no ajuste correto.
    String a Recurve Bow Step 14.jpg
    • As cordas do tipo flemish esticam mais do que as endless loop (“laço sem fim”).
  3. Teste o brace height. Esse termo se refere à distância entre o punho do arco e a corda. Meça essa distância específica e atire algumas flechas para ver como o arco se comporta. Um brace height alto tirará a potência das flechas; um brace height baixo fará com que as flechas emitam um som dissonante ao serem atiradas.[7]
    String a Recurve Bow Step 15.jpg
    • Peça para alguém ficar ao seu lado e observar seus tiros. É mais fácil analisar o barulho e a vibração quando se está ao lado de quem atira.
  4. Ajuste o brace height. Caso perceba que ele precisa de ajustes, tire a corda do arco. Torça a corda para dar maior flexão aos limbos e, assim, aumentar o brace height. Destorça a corda para diminuí-lo.[8] Tire as medidas corretamente, anote os valores dos ajustes e registre comportamento do arco a cada ajuste. Talvez você tenha que fazer vários ajustes até chegar à configuração perfeita. No entanto, você terá um arco preparado quando terminar a mão de obra.
    String a Recurve Bow Step 16.jpg
    • A maioria dos arcos recurvos apresentam melhores tiros quando configuram um brace height entre 19 e 25 cm.[9] Substitua a corda atual por uma mais curta ou mais longa se você não conseguir atingir essa distância ou caso você tenha que torcê-la mais do 20, 30 vezes.[10]
    • No caso de estar com problemas para manter uma trajetória retilínea da flecha, compre uma régua T para medir, com maior precisão, a altura do ponto de encaixe e o brace height.

editarDicas

  • Quando estiver montando um arco takedown recurvo, instale um limbo superior e um inferior nas posições corretas. O limbo inferior geralmente traz consigo a marca do peso da puxada.[1]
  • Em algum momento, peça a um arqueiro experiente para avaliar sua técnica. Os menores erros na forma de atirar podem danificar os limbos do arco com tempo.[1]
  • Para fins amadorísticos, o design das cordas endless loop e flemish twist não se assemelham somente na aparência, mas também no tiro. A endless loop é um pouco mais estável e poderosa, enquanto que as flemish twists tendem a ser mais silenciosas.[11][12]

editarAvisos

  • Troque o encordoador se ele começar a se desgastar. A última coisa que você quer é colocar o rosto perto do arco e o encordoador arrebentar direto na sua cara.
  • Examine com calma a corda e o arco antes de atirar. Uma corda que não está firme o suficiente pode escapar e machucá-lo.
  • Jamais coloque cordas no arco sem um encordoador. Além de danificar os limbos, você também pode se machucar seriamente.

editarMateriais Necessários

  • Arco recurvo.
  • Corda para arcos.
  • Encordoador.
  • Elástico (recomendado).

editarFontes e Citações


Erro de citação <ref> tags exist, but no <references/> tag was found


$2

Comentários