Como Consertar um Zíper Separado

Como Escrever Cartas ao Editor

Escrever cartas ao editor é uma grande maneira de discutir sobre um assunto de sua especialidade e influenciar a opinião pública. Ainda que não seja fácil fazer com que escolham sua carta, você pode aumentar muito suas chances de conquistar a atenção do editor ao seguir algumas orientações básicas. Siga estes passos se quiser saber como escrever cartas ao editor.



Passos



Prepare-se para escrever sua carta ao editor



  1. Decida sobre o assunto e o artigo. Sua carta ao editor será uma resposta a algo que você leu na revista. Sendo assim, leia várias revistas para descobrir um assunto que seja de sua especialidade e que o(a) anime. Caso esteja determinado(a) a escrever uma carta ao editor, mas não tenha um assunto em mente, pesquise várias revistas e selecione assuntos que pareçam interessantes.





    • Encontre um assunto que possa ser discutido por você sem a necessidade de muita pesquisa. O assunto deve ser tranquilo para você.

    • Encontre a revista certa. Você quer escolher uma revista que a maioria de seus amigos e familiares leia, para que eles possam ver sua carta. Ou, então, você pode escolher uma abordagem diferente – escolha uma revista/jornal local menor para que sua carta tenha chances maiores de ser escolhida.

    • Lembre-se de ser relevante. Você deve escrever sobre um assunto ou artigo que tenha sido lido em uma revista recente. Não demore muito para escrever uma resposta, senão o tema não será mais importante.



  2. Decida o que você quer dizer sobre o assunto. Existem vários tipos diferentes de cartas ao editor, dependendo de o que você quer dizer. Os tipos mais comuns de carta refutam uma questão ou esclarecem-na, mas há outros tipos de posicionamentos que podem ser tomados em relação ao assunto. Aqui estão mais alguns:[1]





    • Elogie um artigo. Você pode escrever uma carta elogiando certo artigo apresentado e mostrando o porquê de ele ser importante.

    • Apele à sua autoridade ou experiência. Use sua posição e experiência para dar seu ponto de vista sobre determinado artigo.

    • Escreva uma carta informacional. Use o artigo como motivo para oferecer mais informações aos leitores. Você poderia direcioná-los a websites ou escritórios locais onde eles possam se envolver melhor com o assunto.

    • Esclareça algo diretamente. Se você acha que a informação de certo artigo está incorreta, forneça informações baseadas em fatos para opor-se a ela. Adicione algumas informações próprias para expandir sua opinião.



  3. Leia outras cartas da revista escolhida. Antes de começar a escrever sua própria carta, você deveria ler atentamente as cartas da revista escolhida, para obter inspiração. Cada carta terá forma, estilo, tom e extensão próprios. Leia essas cartas para ter uma melhor noção sobre como escrever seu texto e para descobrir o que atrai os editores da revista.





    • Mantenha as cartas por perto assim que começar a escrever a sua, para poder usá-las como referência. O conteúdo delas não deve influenciar o da sua, mas o estilo e o tom delas sim.



  4. Verifique as regras da revista escolhida. A maioria das revistas passará algumas instruções sobre quais tipos de carta serão escolhidos, e como o texto deve ser formatado. Certifique-se de ler isso antes de enviar seu trabalho.





    • A competição será dura, e você não quer que sua carta seja desclassificada porque faltou o endereço de e-mail ou por um envio em formato incorreto.



  5. Evite erros comuns. Ao evitar erros comuns, você terá uma chance muito maior de ver sua carta ser publicada na revista. Eis algumas coisas que devem ser lembradas antes do início da confecção da carta:





    • Minimize o palavreado. A maioria das cartas tem 150-300 palavras. Lembre-se de ser o mais conciso(a) possível.

    • Permaneça focado(a). Aborde apenas uma questão ou artigo por carta.

    • Seja respeitoso(a). Mesmo que discorde de certo assunto, prefira um tom respeitoso, em vez de um irritado ou acusatório.

    • Seja profissional. Mantenha um tom formal e evite coloquialismos ou gírias.

    • Seja original. Sua carta não será escolhida se você disser o que todos estão dizendo. Encontre um jeito de dar novo brilho a um assunto antigo.





Escreva sua carta ao editor



  1. Escreva um cabeçalho apropriado. Certifique-se de incluir todas as informações pedidas pela revista no topo de sua carta. Isso incluirá não apenas seu endereço, como também seu endereço de e-mail, número de telefone e qualquer outra informação de contato.





    • Se sua carta for escolhida, os editores usarão essa informação para entrar em contato com você.



  2. Escreva uma saudação simples. Não é preciso ser muito requintado(a) aqui. Apenas escreva “Ao editor” ou “Ao editor da Super Interessante”.





  3. Aponte qual argumento será respondido por você. Você deveria orientar os leitores o mais rápido possível, apontando o nome e a data do artigo abordado e o argumento feito contra (ou a favor de) ele. Você pode fazer isso com uma ou duas frases.[2]





    • Ex.: “Como professora de literatura, preciso dar minha opinião em seu artigo (“Por que Romances Deixaram de Ser Importantes na Sala de Aula?”, 18 de Março)”.



  4. Afirme seu posicionamento. Após esclarecer qual o argumento que será abordado, você deve afirmar claramente qual é o seu posicionamento. Diga também o porquê de você nutrir tais sentimentos por tal artigo. Se sua autoridade se relacionar ao assunto de alguma forma, então, aponte sua ocupação também. Aproveite este momento para mostrar por que a revista é relevante e importante, mas lembre-se de ser breve.





    • Seja o mais claro(a) e articulado(a) possível. Normalmente, algumas cartas são escolhidas por articularem melhor o que dúzias de outros leitores querem dizer. Finja que você é outro leitor observando sua própria carta e certifique-se de que seja possível compreender claramente o que está sendo afirmado.

    • Ex.: “Embora o artigo afirme que os estudantes não conseguem mais sentir prazer na leitura, tudo o que vi em minha sala de aula evidencia o contrário. O artigo não apenas é impreciso, como também apresenta explicações muito superficiais quanto aos muitos motivos pelos quais os estudantes podem se sentir desafiados pela leitura de obras de ficção em ambiente escolar. Os estudantes não estão se sentindo “entediados” com a ficção porque o romance não é mais relevante; em vez disso, o entusiasmo deles está sumindo pelo fato de os professores estarem perdendo o interesse no assunto”.



  5. Forneça evidências. Agora que você deu seu posicionamento sobre determinada questão, é preciso usar alguns fatos para reforçá-lo. Se você quiser que sua carta seja escolhida, então é preciso mostrar quais pesquisas e reflexões foram feitas durante a formulação do texto. Ainda que você não tenha muito espaço, fornecer alguns fatos-chave pode fazer uma grande diferença. Aqui estão outros grandes meios de fornecer evidências:[3]





    • Use eventos recentes ocorridos em seu estado ou comunidade como evidência.

    • Use estatísticas, dados ou resultados de pesquisas.

    • Conte uma história pessoal que amplie o assunto.

    • Use eventos atuais na política como apoio.



  6. Diga o que deveria ser feito. Assim que fornecer evidências para seu ponto de vista, encerre sua carta dizendo o que pode ser feito em relação à questão abordada. Fazer as pessoas ficarem mais atentas ao assunto na comunidade pode ser suficiente, mas há outras coisas que a comunidade poderia fazer para envolver-se mais e gerar soluções.





    • Aponte aos leitores quais ações podem ser tomadas para que eles se envolvam melhor no assunto em suas comunidades locais.

    • Direcione os leitores a um website ou organização que possa colaborar.

    • Dê aos leitores um meio de encontrar mais informações sobre o tema.

    • Instrua os leitores diretamente. Peça para que façam algo – seja ligarem para um congressista local, reciclarem ou se tornarem voluntários.



  7. Crie um fechamento simples. Escreva uma frase que resuma seu ponto de vista sobre a questão, para que seus leitores tenham uma lembrança clara de sua mensagem principal. Então, assine seu nome, cidade e estado. Caso esteja usando sua autoridade para discutir um assunto ou caso seu título e posição sejam relevantes ao artigo, é possível apontar tal titulação/autoridade entre seu nome e residência.





    • Caso seja um(a) professor(a), é possível apresentar sua posição e o nome de sua escola.

    • Caso seja um(a) médico(a) abordando um artigo de medicina ou de saúde, é possível afirmar sua posição e o nome do hospital.

    • Aqui estão alguns exemplos de fechamento:





      • Marizete Rocha

        Professora de Literatura

        Departamento de Humanidades

        Uneste (Universidade Estudantil Especial)

        Araranguá, SC











Aperfeiçoe sua carta ao editor



  1. Revise seu trabalho. Assim que você estiver feliz com a escrita de sua carta, revise-a para procurar erros gramaticais e ortográficos. Lembre-se de que você estará competindo contra milhares de outras cartas – uma única vírgula mal colocada ou errinho gramatical fará com que você não pareça tão profissional quanto o restante dos competidores.





    • Leia sua carta em voz alta e certifique-se de que a pontuação soe natural.

    • Evite o excesso de palavras retirando algumas de sua carta. Lembre-se de que a maioria das cartas contém 150-300 palavras.



  2. Envie sua carta. Assim que terminar, envie a carta para a revista escolhida. A revista deve orientar quanto à forma correta de enviar seu trabalho – uma carta física ou um fax. Talvez eles prefiram um e-mail ou tenham outro método de envio online.





    • A maioria das revistas prefere uma cópia eletrônica, mas revistas tradicionais podem preferir cópias físicas.



  3. Não se desaponte caso sua carta não seja escolhida. Sempre há a chance de outras cartas conquistarem mais a atenção do editor do que a sua, independentemente do quão perfeito seu trabalho tenha parecido ser. Tudo bem – você poderá escrever suas cartas como um profissional agora que sabe como redigir uma corretamente. Orgulhe-se por dar sua opinião e experimente algo diferente.





    • Caso você realmente se sinta bem com o assunto, tente enviar um texto semelhante abordando um assunto parecido em outra revista.

    • Após esperar um mês ou dois e saber que sua carta não foi escolhida, é possível enviar outro texto para a mesma revista. Isso mostrará dedicação e perseverança.





Dicas



  • Ao escrever para uma revista popular, sua carta deve estar livre de erros. É preciso concisão, clareza e inovação – afinal, a competição será forte. Sua carta deve ser um trabalho construído de modo fino.

  • Verifique as regras de envio. A maioria das revistas possui regras relativas à extensão da carta, à inclusão de nome e a informações de contato para verificação. Outras orientações podem ser apontadas – várias revistas não permitirão envolvimentos políticos e limitarão o número de envios por indivíduo.

  • Guarde uma cópia de suas cartas, já que a maioria delas não será publicada.

  • Substitua palavras comuns por termos diferenciados.

  • Substitua palavras longas por termos curtos.

  • Estude as cartas de sua publicação escolhida para obter dicas sobre o estilo específico delas – como extensão, formalidade e inclinação política.

  • Remova palavras desnecessárias.

  • Jamais ligue para a revista dizendo “E que tal a minha carta?”. Só faça isso caso você seja bem conhecido.



Fontes e Citações






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