Como Consertar um Zíper Separado

Como Tricotar um Cobertor de Colo

Um cobertor de colo é um ótimo projeto para pessoas iniciantes na arte de tricotar ou para aquelas mais experientes. É necessário um pouco de tempo e paciência para fazer um, mas mesmo quem está começando consegue ótimos resultados. Há várias maneiras de customizá-lo também. Utilize um ponto simples e apenas uma cor ou utilize várias linhas coloridas e algumas técnicas de tricô mais avançadas.

[editar]Passos

[editar]Criando o cobertor de colo

  1. Decida o tamanho do cobertor. Eles podem ser bem pequenos ou bem grandes. Leve em consideração as medidas ideais caso esteja tricotando para si mesmo ou para dar de presente. Você pode até medir a largura do colo e o comprimento das pernas de alguém para decidir o tamanho do cobertor.[1]
    Knit a Lap Blanket Step 1.jpg
    • Para um cobertor pequeno, as medidas finais podem ser entre 60 cm e 120 cm.
    • Para um cobertor médio, as medidas finais podem ser entre 80 cm e 130 cm.
    • Para um cobertor grande, as medidas finais podem ser entre 130 cm e 160 cm.
  2. Escolha as cores. Serão necessários entre cinco e dez novelos de linha de espessura média para fazer um cobertor de colo. Quanto maior o cobertor, mais linha será necessária. Por outro lado, você pode comprar novelos extragrandes, que são apropriados para tricotar cobertores.
    Knit a Lap Blanket Step 2.jpg
    • Leia o rótulo da linha para calcular quantos novelos serão necessários para completar o projeto. Ao ter dúvidas, é sempre melhor comprar um novelo extra ou dois.
    • Use qualquer cor ou combinação de cores que desejar. Escolha apenas uma, duas, ou faça um cobertor como o arco-íris, utilizando várias linhas diferentes.
  3. Escolha as agulhas de tricô. Utilize agulhas regulares ou circulares para fazer o cobertor. Ao optar pelas regulares, garanta que sejam longas o suficiente para que possam segurar todos os pontos. Também é possível utilizar um par de agulhas circulares. O fio de nylon preso entre as duas agulhas comporta facilmente todos os pontos.
    Knit a Lap Blanket Step 3.jpg
    • Um par de agulhas tamanho 10 ou agulhas circulares (80 cm ou 100 cm) é o tamanho sugerido para linha de espessura média.[2] Porém, ao decidir trabalhar com uma linha mais volumosa, é melhor usar agulhas maiores, como as de tamanho 13.
    • Agulhas circulares são geralmente usadas para fazer trabalhos em círculo, mas você não precisa fazer isso ao trabalhar com elas. Ao optar por esse tipo de agulha, tricote em todos os pontos como de costume, depois vire o trabalho e tricote na direção oposta.
  4. Reúna os itens necessários. Antes de começar, será preciso conseguir mais alguns itens. Será preciso:
    Knit a Lap Blanket Step 4 Version 2.jpg
    • Tesoura. É sempre uma boa ideia ter uma tesoura afiada ao tricotar. Ela será necessária ao trocar cores e para finalizar o projeto.
    • Uma agulha de tapeçaria grande para entrelaçar as pontas soltas. É possível encontrar agulhas de plástico nas seções de tricô de lojas de artesanato. Elas são úteis para entrelaçar as pontas soltas e finalizar projetos.
    • Algo para segurar o novelo enquanto tricota. O ideal é ter uma bolsa de tricô. Utilize uma caixa vazia ou uma sacola de lona ou plástico caso não tenha uma. Isso evitará que o novelo saia rolando pelo chão enquanto tricota.
    • Receita (opcional). Ela pode ser de grande ajuda caso queira segui-la à risca ou usá-la como guia. Porém, você não precisa de uma para fazer um cobertor de colo básico.

[editar]Fazendo um cobertor de colo simples

  1. Monte a base do tricô. Para começar, monte a quantidade necessária de pontos de acordo com a largura desejada do cobertor.[3] Para determinar quantos pontos montar, observe a medida da linha e agulhas ou use o rótulo do novelo como guia.
    Knit a Lap Blanket Step 5.jpg
    • É possível determinar quantos pontos montar ao multiplicar a medida da linha pela dimensão desejada. Por exemplo, para um cobertor que tenha 60 cm de largura e a medida da linha é de 3 pontos por cada 2 cm, serão necessários em média 90 pontos.
    • Uma montagem de 90 pontos resultará em um cobertor pequeno. Para um cobertor de tamanho médio, monte 120 pontos. Para um cobertor grande, 160 pontos. Para um cobertor extragrande, 200 pontos.
  2. Faça a primeira carreira. Após montar os pontos, tricote por todos eles usando o ponto básico de tricô.[4] Porém, fique à vontade para experimentar técnicas diferentes ou utilizar pontos decorativos.
    Knit a Lap Blanket Step 6.jpg
  3. Tricote todas as carreiras até atingir o tamanho desejado.[5] Isso leva tempo, especialmente caso esteja usando uma linha de espessura média ou leve. Seja paciente e continue a tricotar pequenas partes do cobertor diariamente. Com o tempo, ele tomará forma. Apenas lembre que pode levar várias semanas de trabalho dedicado para terminar.
    Knit a Lap Blanket Step 7.jpg
  4. Termine o cobertor arrematando e entrelaçando as pontas. Ao ter alcançado o comprimento desejado, finalize o cobertor. Para fazer isso, será preciso arrematar os pontos e entrelaçar quaisquer pontas soltas que possam ter ficado ao trocar os novelos. Utilize uma agulha de plástico para fazer isso. Basta costurá-las nas bordas do cobertor para escondê-las.
    Knit a Lap Blanket Step 8.jpg

[editar]Fazendo um cobertor mais elaborado

  1. Adicione barras. Essa é uma maneira simples de adicionar um pouco de charme e textura a um cobertor de colo. Para criar barras em uma peça de roupa tricotada, basta alternar entre pontos simples e duplos.
    Knit a Lap Blanket Step 9.jpg
    • Por exemplo, crie barras ao tricotar dois pontos e depois tricotar dois juntos. Siga esse padrão de pontos simples e duplos por todo o cobertor e o resultado será um efeito listrado.
  2. Faça o ponto de cesta trançada. Essa é outra forma simples de adicionar textura e tornar o cobertor interessante. Para fazer isso, será preciso criar quadrados de pontos simples e duplos. Eles podem ter o tamanho que desejar.
    Knit a Lap Blanket Step 10.jpg
    • Por exemplo, faça quadrados de quatro pontos de lado. Tricote quatro pontos simples e faça quatro pontos juntos. Após quatro carreiras, inverta o padrão começando com quatro pontos juntos e depois quatro pontos simples.
  3. Faça uma trança de tricô. Essa técnica dá um charme especial ao projeto e é mais fácil de fazer do que parece.[6] Você precisará de uma agulha específica para tranças e um pouco de prática para aprender a fazer esse ponto. Porém, isso pode adicionar detalhes elegantes ao projeto.
    Knit a Lap Blanket Step 11.jpg
    • Ao decidir adicionar pontos trança ao cobertor, talvez seja uma boa ideia usar o ponto jersey para o fundo. Isso fará com que as tranças se destaquem.[7]
  4. Faça o ponto arroz.[8] O ponto musgo, ou arroz, adiciona dimensão aos projetos de tricô. Essa é uma ótima forma de deixar o cobertor mais elegante. Pratique bem esse ponto antes de usá-lo em um projeto.
    Knit a Lap Blanket Step 12.jpg

[editar]Referências

Comentários