- Obter link
- X
- Outras aplicações
Publicada por
Filipe heitor
em
- Obter link
- X
- Outras aplicações
Fazer uma citação é algo que nem todas as pessoas estão familiarizadas. O principal objetivo de uma citação é direcionar o leitor de um texto para a fonte utilizada como base, de preferência no formato correto. Os três estilos (ou formatos) de citação mais utilizados são o MLA (Modern Language Association), o APA (American Psychological Association) e o estilo de Chicago. Veja com seu professor qual formatação você deve utilizar em seus trabalhos.
editarPassos
editarCitando a Declaração Universal dos Direitos Humanos no formato APA
- Escreva uma frase para apresentar sua citação. O primeiro passo é escrever uma frase que cita ou parafraseia a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH).
- Por exemplo, você pode escrever: Como afirma a Declaração Universal dos Direitos Humanos, "Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos".
- Faça uma citação no texto. Esse tipo de citação aparece no final da frase. Na maioria dos casos, começa-se pelo nome do autor. No nosso caso, não existe um único autor, mas sim uma assembleia de autores que coletivamente escreveu e aprovou o documento (a Assembleia Geral da ONU).[1] Portanto, comece citando-a.[2] Feito isso, adicione uma vírgula e a data da publicação.
- No exemplo que estamos utilizando, você deve escrever: Como afirma a Declaração Universal dos Direitos Humanos, "Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos" (Assembleia Geral da ONU, 1948).
- A citação deve ser feita entre parênteses, após as aspas e antes da vírgula.
- Você também pode colocar a citação no início da frase, como no seguinte caso: Conforme a Assembleia Geral da ONU (1948) determinou há mais de 60 anos, todas as pessoas adquirem direitos inalienáveis ao nascimento.
- Faça uma referência no final do texto. Essa referência deverá fornecer mais informações ao leitor, ajudando-o a encontrar o texto original citado. Como a Declaração Universal dos Direitos Humanos é um documento conhecido, não é tão indispensável que você inclua a mesma quantidade de detalhes que incluiria normalmente em uma referência. Entretanto, o melhor a se fazer é sempre adicionar o máximo de informações possível.[3]
- A referência deverá ser a seguinte: Assembleia Geral da ONU. (1948). "Declaração Universal dos Direitos Humanos" (217 [III] A). Paris.
- A designação "217 (III) A" se refere ao número do documento. Além disso, como a Assembleia Geral em questão foi realizada em Paris, essa localização também deve ser adicionada.
- Adicione o site, se desejar. Como a DUDH é bastante conhecida, você não precisa incluir um endereço web em sua citação. No entanto, é bom adicioná-lo, pois ele colocará o leitor para a direção certa.[4]
- Em nosso exemplo, a citação completa seria: Assembleia Geral da ONU. (1948). "Declaração Universal dos Direitos Humanos" (217 [III] A). Paris. Retirado de http://www.un.org/en/universal-declaration-human-rights/
editarCitando o UDHR no formato MLA
- Comece escrevendo uma frase para apresentar sua citação. Mais uma vez, você deverá escrever uma frase que cita ou parafraseia a DUDH. Só assim você precisará fazer uma citação à ela em seu texto.
- Utilize o mesmo exemplo da seção anterior: Como afirma a Declaração Universal dos Direitos Humanos, "Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos".
- Faça uma citação no texto. Ao contrário da APA, a citação geralmente deverá ser feita no final da frase (a não ser que você cite duas fontes diferentes na mesma sentença). Você precisará novamente do nome do autor (no nosso caso a Assembleia Geral da ONU). No entanto, em vez da data, você usará o número do artigo que você está citando.[5]
- Em nosso exemplo, a citação ficaria da seguinte maneira: Como afirma a Declaração Universal dos Direitos Humanos, "Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos" (Assembleia Geral da ONU, art. 1).
- Faça uma referência no final do texto. O MLA atualizou recentemente suas diretrizes de formatação, tornando-as mais flexíveis. Em outras palavras, o objetivo principal é transmitir as informações sobre a fonte, com base em nove elementos essenciais: o nome do autor, o título da fonte (um livro, por exemplo), o título do trabalho em sua totalidade (caso a fonte faça parte de um trabalho maior ou de um website), os nomes das pessoas que contribuíram no trabalho, a versão, o número, o nome da editora, a data de publicação e o local. Obviamente, nem todas as fontes possuem todas essas informações, portanto inclua o máximo que conseguir encontrar.[6]
- Em nosso caso, a referência será a seguinte: Assembleia Geral da ONU. "Declaração Universal dos Direitos Humanos". "Nações Unidas", 217 (III) A, 1948, Paris, art. 1, http://www.un.org/en/universal-declaration-human-rights/. Acessado em 6 de setembro de 2016.
editarCitando a DUDH no formato de Chicago
- Comece escrevendo uma frase para apresentar sua citação. Você deve sempre começar com uma frase que requer uma citação. Portanto, você deverá escrever uma frase que cita ou parafraseia a DUDH.
- Seguindo o mesmo exemplo, temos: Como afirma a Declaração Universal dos Direitos Humanos, "Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos".
- Use uma nota de rodapé. Assim como acontece nos formatos APA e MLA, você precisará adicionar informações para mostrar ao leitor de onde você a retirou. No entanto, ao contrário desses outros formatos, o estilo de Chicago se baseia no uso de uma nota de rodapé. Para isso, deve-se colocar um pequeno número no final da frase (após a vírgula) e, em seguida, registrar o mesmo número na parte inferior da página, adicionando as informações relativas à fonte.[7]
- Vá para o final de sua frase e adicione uma nota de rodapé. Primeiro, coloque o cursor no final da frase, após a vírgula ou ponto (o que aparecer por último). Clique na aba "Referências" em seu software de processamento de texto e escolha "Inserir Nota de Rodapé". Um número será colocado no final da frase e também na parte inferior da página.
- A referência ficará da seguinte maneira: Como afirma a Declaração Universal dos Direitos Humanos, "Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos".1
- Escreva as informações na nota de rodapé. Vá para a nota de rodapé na parte inferior da página e adicione a fonte de sua citação. Ao contrário dos formatos APA e MLA, você deverá incluir todas as informações sobre sua citação na nota de rodapé.[8]
- Comece com o nome da organização, seguido por uma vírgula e o título da fonte entre aspas. Em seguida, adicione entre parênteses o local de publicação e o ano. Por fim, inclua o local onde você encontrou a fonte (por exemplo, a página da web ou o número do artigo).
- No caso de uma citação da DUDH, a nota de rodapé ficará da seguinte maneira: 1. Assembleia Geral da ONU, "Declaração Universal dos Direitos Humanos", 217 (III) A (Paris, 1948), http://www.un.org/en/universal-declaration-human-rights/ (acessado em 6 de setembro de 2016).
- Na citação, "217 (III) A" é a referência do documento, "Paris" é a localização e "1948" é a data. O site representa o local onde o documento foi encontrado.
- Faça uma referência no final do texto. Sua referência no formato de Chicago será semelhante à sua nota de rodapé. Basicamente, você deverá mudar somente algumas pontuações e capitalizações da nota de rodapé para poder colocá-la no fim de seu trabalho.[9]
- A citação final ficará da seguinte maneira: Assembleia Geral da ONU. "Declaração Universal dos Direitos Humanos". 217 (III) A. Paris, 1948. http://www.un.org/en/universal-declaration-human-rights/ (acessado em 6 de setembro de 2016).
- Mude a maioria das vírgulas para pontos e coloque em maiúsculo a inicial das palavras que vem na sequencia.
editarFontes e Citações
Erro de citação <ref>
tags exist, but no <references/>
tag was found
- $2
Comentários
Enviar um comentário